Publicado em 15 de junho, 2015 as 09h31.

Mitos e verdades sobre pontuação da CNH

Por Mariana Czerwonka.

Pontuação de CNHAlém de colocar em risco a segurança de todos na via, as infrações de trânsito se transformam em multas que pesam no bolso e na habilitação dos condutores. A pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos temas que mais levanta dúvidas nos condutores.

Quantos pontos é possível ter na CNH? Quando se perde a CNH? E a suspensão do direito de dirigir, como funciona? O Portal do Trânsito listou essas e outras respostas sobre o tema.

20 pontos na CNH leva a suspensão do direito de dirigir

Verdade. O condutor que tiver 20 pontos na CNH no período de 12 meses, soma que inclui infrações leves, médias e graves terá o direito de dirigir suspenso. No entanto, existem algumas infrações gravíssimas que, se forem cometidas, levam à suspensão direta da carteira, independente da pontuação anterior. Disputar racha, dirigir embriagado, deixar de prestar socorro à vítima em caso de acidente e dirigir em velocidade superior à máxima em mais de 50% são algumas delas. Para consultar a pontuação da CNH, acesse o site do Detran do seu estado.

Se eu pagar a multa, os pontos expiram

Mito. O pagamento da multa não tira os pontos da CNH do condutor. Cada pontuação fica ativa por um ano a partir da data do cometimento da infração. Isso significa que é possível ter pontos que expiram em datas diferentes. Uma infração cometida em janeiro de 2015 expira em janeiro de 2016, uma de setembro de 2014 vence em setembro de 2015, e assim por diante.

Se eu atingir mais de 20 pontos na CNH, terei o direito de dirigir suspenso

Verdade. Quem excede os 20 pontos permitidos recebe uma notificação do Detran e tem 30 dias para recorrer. Caso a decisão se mantenha, a motorista tem a CNH suspensa e deve permanecer sem dirigir por um período que varia de um mês a um ano, dependendo da penalidade imposta. O condutor só terá a CNH de volta depois de cumprir esse prazo e fazer o Curso de Reciclagem.

Se eu fizer o Curso de Reciclagem uma vez e tiver o direito de dirigir suspenso novamente, não preciso mais fazer o curso

Mito. Toda vez que o condutor tiver o direito de dirigir suspenso, ele deverá, para recuperar a sua CNH, passar pelo Curso de Reciclagem, independente se já tiver feito o curso em outra ocasião.

Leia mais:

Curso de Reciclagem EAD já está disponível no Paraná
Reciclagem para Condutores Infratores: educação ou punição?
Portal do Trânsito mostra o passo a passo para recuperação da CNH

Não posso cometer infrações enquanto estiver com a PPD (Permissão para Dirigir)

Verdade. Cometer infrações não é uma atitude benéfica em nenhuma situação, mas quando você tem a PPD é possível perdê-la, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. A Permissão é válida por um ano. Durante esse período, se não for multado, por infração gravíssima ou grave, nem reincidir em multa por infração média, o condutor terá direito à CNH.

Quem não renovar a CNH em 30 dias terá o documento cassado

Mito. Segundo boatos que viralizaram nas redes sociais, se não for renovada após 30 dias do vencimento, a habilitação será cancelada automaticamente e o condutor obrigado a prestar novamente os exames médico, psicotécnico, de legislação e prática veicular,  os mesmos feitos para obtenção da permissão para dirigir.

Em nenhum momento o CTB fala sobre cancelamento ou cassação da CNH por não renovar a habilitação. A verdade é que a CNH pode ser renovada a qualquer momento, mesmo depois de passado o prazo de 30 dias. O que não pode é dirigir com ela vencida há mais de 30 dias, pois é uma infração gravíssima. Se a CNH estiver vencida há mais de cinco anos, no ato da renovação o condutor deverá passar por um curso de atualização, como prevê a resolução 168/04, do Contran. Mesmo nesse caso, ele não é obrigado a passar por todo o processo de habilitação novamente.

Leia mais:

CNH Digital reduz burocracia para motoristas
Projeto prevê que qualquer pessoa possa registrar infrações de trânsito
CNH Digital é emitida em todo o país

Já que não cometi a infração, vou indicar o real condutor infrator

Verdade. Quando o proprietário do veículo não comete a infração (aquelas de responsabilidade do condutor do veículo como, por exemplo, falta do cinto, excesso de velocidade e avanço do sinal vermelho, entre outras), é possível indicar o condutor que estava dirigindo no ato da infração.

Quando o proprietário recebe a notificação da infração, recebe também um formulário para indicação do condutor do veículo. O proprietário tem o prazo de 15 dias, para apresentar este condutor, então os pontos serão colocados na carteira dessa pessoa. Caso o condutor não seja apresentado, o proprietário do veículo que receberá essa pontuação.

Se eu for flagrado dirigindo com a CNH suspensa, posso perder meu direito de dirigir

Verdade. A cassação da CNH pode ocorrer por alguns motivos. Se, suspenso do direito de dirigir, o condutor for flagrado conduzindo qualquer veículo que exija habilitação. Se reincidir, no prazo de 12 meses, em infrações previstas no inciso III do Art. 162 (CNH incompatível com o veículo) e nos Arts. 163 (entregar a direção a pessoa sem condições- sem habilitação, com CNH vencida, entre outras), 164, 165 (dirigir sob influência de álcool ou drogas), 173 (disputar corridas, rachas ou pegas), 174 (promover na via competições esportivas) e 175 (realizar manobra perigosa). Quando condenado judicialmente por delito de trânsito e se, a qualquer tempo, for comprovada irregularidade na sua expedição.

76 respostas para “Mitos e verdades sobre pontuação da CNH”

  1. Josimar Siebra Sousa disse:

    Se eu levar multa astes de tirar a habilitaçao corro risco de perde quando a multa chegar ?

    • Lucas Soares disse:

      Imaginemos que tu avance um sinal vermelho e seja multado, a multa vai chegar no endereço do dono do carro. Já prevendo que nem sempre o condutor é o proprietário do veículo, na multa vem a opção de preencher com os dados da pessoa que no momento da multa estava conduzindo o veículo. Como você não tem CNH alguém terá que assumir essa multa, caso você não encontre alguém que queira assumir isso por você, sobra pra o proprietário do veículo. No caso de você ser pego conduzindo um veículo sem CNH funciona quase da mesma forma, o carro será apreendido e pra sua retirada será necessário a presença do proprietário do veículo para que possa assumir as devidas consequências por permitir que uma pessoa não habilitada possa conduzir o veículo, e assim ele vai assumir todas as responsabilidades devidas. Respondendo sua pergunta: não existe essa possibilidade de ser penalizado com pontuação na CNH quando não se tem CNH. Já ouvir rumores que se o processo já estiver sido iniciado na CFC e assim você já tenha o número de RENACH há possibilidades de você sofrer consequências.
      O ideal mesmo é que você procure a respeitar as leis e as exigências, esse é o certo.

    • Junio souza rosa disse:

      nao…nao tem como pois sua cnh nao foi nem emitida pelo detran no caso voce tera um prazo ai para que alguem assuma os pontos para mais informaçoes vai no detran e se informa..rsr

  2. Bruno Do Amaral disse:

    Uma dúvida, meu vizinho levou duas multas, uma de condutor sem sinto e outra de passageiro sem sinto, cada uma 5 pontos, somam as duas 10 certo, duaa graves, e quer oassar para minha carteira virgem, corro risco de perder a minha habilitação?

  3. Zão Teixeira disse:

    qual é o artigo ou lei que prescreve os pontos apos 12 meses?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Olá

      Não é que os pontos prescrevem, mas eles não contam para fins de suspensão do direito de dirigir. É o que diz o Art.261 do CTB:

      Art. 261. A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos: (Redação dada pela Lei nº 13.281, de 2016)

      I – sempre que o infrator atingir a contagem de 20 (vinte) pontos, no período de 12 (doze) meses, conforme a pontuação prevista no art. 259.

      Espero ter sanado a sua dúvida!

  4. Break Desenvolvimentos disse:

    posso renovar a carteira 20 dias antes de vencer?

  5. Samuel Ortiz disse:

    Recebi uma notificação de suspensão da minha CNH, ficarei sem poder dirigir por um mes. O estranho é que, 13 dos 20 pontos já estão vencido e mesmo assim recebi a notificação

    • Mariana Czerwonka disse:

      Samuel

      Mas, se você ficou, em algum período de 12 meses com mais de 20 pontos, a suspensão é válida. Por exemplo, se você ficou de setembro de 2015 até setembro de 2016 com mais de 20 pontos, você terá a CNH suspensa, por mais que agora algumas dessas infrações já não estejam mais “valendo”. Não sei se consegui explicar…

      Obrigada pela participação!

    • Sula Ferreira disse:

      Vai depender se acaso o Sr. fez infração gravíssima???? pois ocorreu isso com minha mãe, fiz o recurso para ela de 2 º instaria, olhei algumas coisa no site do detran da minha região, argumentei e acabou dando certo.

      • Denis oliveira disse:

        Oi sula eu gostaria de saber é que eu atingi 24 pontos mais tem multas minha que vam compreta 1 ano em Setembro expira uma e em novembro outra uma de 4 pontos e ultra de 7 eu gostaria de saber se expirando a multa tipo completando 1 ano se a carteira sai os pontos da multa que compreto um ano eu atingi os 24 pontos mais não com Preto um ano

    • Jurandir Agleet disse:

      Nao importa. Se eles estão dentro do periodo de um ano eles estao valendo

    • Greicy Pavlak disse:

      Oi acho que sei responder .a suspensão do direito de dirigir pode vir até 5 anos depois de ter atingido 20 pontos.

  6. Wilson disse:

    Pessoal tive minha CNH suspensa por pontuação 30 dias sem dirigir nesse período tinha uma moto em meu nome é o cara que vendi tomou uma multa de sinal vermelho e não conseguiu transferir os pontos ai recebi uma outra multa de dirigir sem habilitação alguém sabe me dizer se acontece outro processo de suspensão com prazo maior ou a cassação dá carteira ?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Wilson

      Sim, é possível que seja aberto um processo de cassação. O Art.263 do CTB, determina que a cassação do Documento de Habilitação se dará se, suspenso do direito de dirigir, o condutor for flagrado conduzindo qualquer veículo que exija habilitação. Espero ter ajudado, se tiver mais dúvidas, volte a entrar em contato.

      Obrigada pela participação!

  7. Junior Mza disse:

    Boa noite.
    recebi uma multa gravissima neste caso 7 pontos no dia 12/03/2014, e ate o momento os pontos nao caducaram, existe a possibiladade deles caducarem ou nao mais? e outro ponto é que ja vendi o veiculo que fiz a infracão e no momento da trasferencia não apareceu multa alguma. Alguem pode me explicar isso

    • Mariana Czerwonka disse:

      Junior

      Como vai? A multa e os pontos continuarão no seu prontuário para fins de histórico, mas só contam para fins de suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

      Obrigada pela participação!

    • Sula Ferreira disse:

      Bom, chegou alguma carta do detran para você? se chegou tem o prazo para recorrer em 2º instância Administrativa sobre essa multa. E outra você tem que olhar no site do detran do seu Estado (para recorrer desta multa de 7 ponto) e mais o Código de Transito Brasileiro para fazer uma boa argumentação jurídica. Para que no futuro não venha perder sua CNH ( fazer reciclagem).

      • Junior Mza disse:

        não recebi nenhuma notificação do Detran ate hoje. e no momento da transferência não recebi nada também pois faz um ano que vendi meu carro.

  8. Cyro Campos disse:

    No site do Detran-SP consta que os pontos expiram a apartir da data da notificação.
    Minha dúvida é exatamente sobre isso. Se eu tenho 17 pontos umas das infrações foi cometida no dia 12/03/2016. Recebendo uma multa no dia 15/03/2017 está multa que expirou não soma na pontuação correto? Sendo assim não tenho carteira suspensa.
    Se está multa não sumir do sistema, vou receber suspensão da CNH?
    Neste segundo caso cabe recurso?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Cyro

      Como vai? A multa e os pontos continuarão no seu prontuário para fins de histórico, mas só contam para fins de suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

      Obrigada pela participação!

    • Izaias Francisco Brito disse:

      Se a última multa foi 12/03/16 sim ela expira mas não some do prontuário fica pra toda sua vida, vc tem que atingir 20 pontos em um período de 12 meses aí sim suspensão

  9. Edson Alves disse:

    tenho 23 pontos no CNH mas uma multa de 4 pontos ja fez um ano ela some e eu volto a ter 19 pontos?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Edson

      Se você ficou, em algum período de 12 meses, com mais de 20 pontos na CNH, você pode ter ela suspensa. Vou tentar explicar, veja a data da última infração, se no período anterior aos 12 meses você tinha pontuação suficiente, você pode ter a suspenso o direito de dirigir. É meio confuso, se continuar com dúvidas, volte a entrar em contato.

      Obrigada pela participação!

    • Danilo Rodrigues disse:

      Pelo que perguntei aos guardas de transito da minha cidade, é isso mesmo. A multa de 4 pontos some após um ano e você tira diminui 4 pontos na pontuação geral, no seu caso, você tinha 23 mas a multa de 4 expirou, então agora vc tem 19.

    • Izaias Francisco Brito disse:

      Não é assim que funciona. Vc não pode atingir 20 pontos em um período de 12 meses, independente do mês que levou a multa, as multas antigas tipo de 2 anos atrás continuam em seu prontuário mas não somam mais

  10. vendas base disse:

    PESSOAL! SOU NOVO AQUI, E LEGO NESSE ASSUNTO , TENHO UMA DÚVIDA A RESPEITO DOS PONTOS DA CNH.

    UM AMIGO MEU, LEVOU 25 PONTOS NA CARTEIRA, ELE QUER TRANSFERIR 8 PONTOS PARA MINHA CNH, SÓ QUE ! A MINHA CNH VENCE AGORA NO DIA 20/05/2017, MINHA DÚVIDA SERIA A SEGUENTE, EU TRANSFERINDO ESSES 8 PONTOS PARA MINHA CNH, ISSO ME AFETARIA NA HORA DA RENOVAÇÃO?

    • Babalu Soares disse:

      Esses dias o guardinha ia me multar…Mas daí apelei e usei o meu charme…Foi tiro e queda…Ele já me levou pra viatura e me bolinou todinha…Foi quase um estupro…Adoooro. e o melhor que nao levei multa

  11. Vera disse:

    Olá pessoal, estou com um duvida sobre as multas ja vencidas e o curso de reciclagem. Minha ultima multa foi em 2015, o total delas excedeu os 20 pontos, no entanto desde 2015 não tenho mais multas e tão pouco fiz o Curso de Reciclagem, pois fiquei sem dirigir até o momento. Agora preciso renovar e transferir minha CNH, e chequei as multas para começar a fazer o processo, porém não sei se devo fazer o tal Curso de Reciclagem, já que as multas já tem mais de 12 meses. Alguem pode me ajudar ? Grata !

    • Mariana Czerwonka disse:

      Vera

      Você deve consultar se naquele período de 12 meses, em 2015, você teve mais de 20 pontos na sua CNH, se sim, você teve o direito de dirigir suspenso. Consulte o site do Detran e veja qual o status da sua CNH, se ela estiver suspensa, lá constará essa informação.

      Equipe Portal

  12. marcos antonio santos disse:

    bom dia, estou com 29 pontos, ainda não recebi a carta do detran, irei entrar com recurso, enquanto o recurso estiver aguardando julgamento eu posso continuar dirigindo? outra dúvida vi num outro site que eu só tenho que entregar a cnh se eu perder os recursos nas 3 instâncias. procede?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Marcos

      Você deve entregar a CNH quando for notificado pelo Detran. Isso ocorre após julgado todo o processo.

      Equipe Portal

    • Erick Siqueira disse:

      Estou com o mesmo problema que você, comprei um carro para um primo e em 2015 o mesmo tomou 30 pontos, as multas foram pagas mais estão em minha cnh, pois o mesmo não me informou das multas, agora que pesquisei meus ponto e em 2015 estou com 30, não sei o que fazer, até agora não chegou carta nenhuma , me mantém informado em o que você fez

  13. Gabriel Wergutz disse:

    bom dia pessoal, levei uma multa gravissima em 01/03/2014 de la pra ca ja bati o carro e os pm consultaram minha cnh e nao falaram nada, ja renovei a cnh e nada apareceu. porem no sistema consta a multa, mas nao recebi nada em casa.

  14. romulo wanderley disse:

    tenho 8 multas mais fui consultar os pontos da CNH e não consta para o meu CPF nada, tem até de 2015 (duas) , 2016 (seis) e quatro são gravíssimas de 2016 mais todas relacionadas em avanço de sinas e velocidade excedida estão como média. Quando eu pagar vai aparecer os pontos? Nunca me notificaram sobre os pontos, mais os boletos estão lá, acredito que somando so pontos eu já teria perdido minha carteira mais eu até renovei ano passado(2016).

    • Danilo Rodrigues disse:

      To numa situação parecida. Cometi uma infração média e outra grave num período de 2 semanas, porém já se passou mais de 30 dias e não recebi notificação pelos correios e no site do Detran consta que não tenho pontos na carteiras, porém no órgão da prefeitura que administra o transito da minha cidade, consta sim que tenho as duas multas , mas cade a pontuação na carteira no Detran ?

      • Izaias Francisco Brito disse:

        No site do detran nao aparece mesmo os pontos , vc tem que ir até o detran e pedir uma consulta mesmo assim não aparece pontos só as multas que vc cometeu, aí vc faz o calculo de pontos

  15. Valeria Dominique de Jesus disse:

    Sula ferreira ma passa o seu contato de whatsapp ou Facebooc

  16. Gilzionny dos Santos disse:

    Iniciei minha CNH no mez de Maio já conclui, e estou com ela na mão.
    A questão é o seguinte, tinha um veículo em meu nome que foi vendido e o dono dele pegou uma multa em dezembro de 2016.
    Antes de eu tirar a CNH.
    A multa ficou no meu CPF, agora consta os pontos na minha CNH.
    A minha dúvida é eu posso perder a CNH??

    • Maisa disse:

      Com a PPD você não pode cometer infrações grave ou gravíssima e nem ser reincidente na média.
      Se você se enquadra numa das opções acima é possível que sua PPD seja cassada, porque PPD não é suspensa e sim cassada. E você tera que passar por todo o processo de habilitação novamente!
      Minha sugestão, caso o veículo ainda conste em seu nome, passe para o novo proprietário urgentemente.
      Mas, se não for possível isso, por não saber onde ele esta, va a Polícia Civil e faça um registro de “Preservação de Direitos”, e diga que existe um veículo em circulação indevida.

      Espero ter ajudado.

  17. Carlos Frias disse:

    Recebi suspensão de 30 dias, mas o doctor vence somente em 2019.Caso eu deixe para cumprir a suspensão somente na renovação,posso receber uma suspensão por período maior ?

  18. Tales Peres disse:

    Perdi a minha CNH por dirigir sob a influencia de álcool, quando for retirar uma nova CNH terei de pagar a multa ?

    Perdi a minha CNH por dirigir sob a influencia de álcool apôs 1 ano retirarei novamente, gostaria de saber se quando for retirar a nova habilitação terei de pagar a multa de embriagues ao volante, para conseguir uma nova habilitação muito obrigado aguardo resposta abraços

  19. Edson Kiyoharu Awaji disse:

    Uma vez atingida ou ultrapassada a pontuação, sendo que uma das infração completou um ano em uma data, porém a notificação foi recebida posteriormente, a pontuação desta infração que deveria ter expirada pode ser usada como argumento de defesa?

  20. Diney Rafaela disse:

    Tenho uma multa na carteira deste 2013 que não sai fica marcado no sistema do Detran que está ativo pontos de 2013 e o fim da picada a quem recorrer

  21. Augusto De Paula Nascimento disse:

    Olá, cheguei nos 23 pontos, minha noiva recebeu uma multa, mas não pode ficar sem habilitação….posso agregar mais essa pontuação na minha cnh?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Augusto

      Como vai? Quem é o responsável pela infração é o condutor, não é permitido “assumir” pontos dos outros.

      Equipe Portal

  22. Sonzinho Souza disse:

    Recebi duas multas e, depois disso, meu carro foi roubado. O que acontece com minha CNH se eu não pagar essa multa?

    • Juninho Lopes disse:

      com a sua cnh nada uai, acontece com quem esta com o veiculo se ele for parado em uma blitz, na sua carteira consta apenas a pontuação dada pela infração, que por sinal é zerada apos 12 meses se não tiver tomado outra multa neste periodo.

  23. Isaque Oliveira disse:

    Bom dia tenho cnh provissoria venceu dia 31/10/2017 tinha um focus com o qual sofri um acidente que gerou perca total do veiculo a minha seguradora me indenizou, na epoca do ocorrido antes do acidente eu tinha uma multa de 5 pontos grave por não estar com sinto foi o que alegaram e não me lembro de estar sem… isso segundo o agente pelo fato d e me acidentar e a seguradora assumir todo o processo a multa foi paga porem nunca recebi uma notificação se quer… mas agora fui emitir o boleto para pagar e pegar muinha cnh definitiva e não consegui diz que tenho multa e que seria esta porem liguem ontem no detran e não consta pontuação alguma e hj me disseram que tenho multa sera que realmente vou perder minha cnh? tenho como recorrer existe algo que eu possa fazer ?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Isaque

      Se você realmente tiver uma infração grave em seu prontuário, não conseguirá receber a definitiva. Entre em contato com o Detran, eles podem te orientar.

  24. emerson fernandes disse:

    Boa tarde
    Fiz reciclagem em novembro de 2017 e todos meus pontos zeraram, esses dias recebi atraves do portal do detran uma multa de 7 pontos que tomei em julho/2017…como assim se eu ja fiz a reciclagem, a quem recorrer ? meu deus como eles são enrolados.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Emerson

      Você deve recorrer ao próprio órgão, mas talvez a reciclagem de novembro de 2017 seja referente a multas de um período mais antigo, o que é provável devido ao processo administrativo da suspensão do direito de dirigir. Verifique com o Detran de seu estado.

      Equipe Portal

  25. Victor Silva disse:

    Cara isso é muito confuso, eu tenho 16 pontos em 5 anos de contagem, porém não tenho nenhuma nos últimos 12 meses. e acabei de tomar uma de 4 pontos por estacionar em local proibido devido ao horário. Dito isso quando chegar os 20 pontos independente dos 12 meses eu terei o direito de dirigir suspenso? Nos últimos eu tenho somente esses 4 pontos. 20 são a contagem de 5 anos.

  26. Pedro Vitor Domingues de Arauj disse:

    Se eu sofrer um acidente com a ppd eu perco ela ?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Pedro

      Não necessariamente. Se a causa do acidente for alguma infração grave ou gravíssima cometida por você, aí sim, é possível perdê-la.

      Atenciosamente,

      Mariana.

  27. Cidiane A. L. Souza disse:

    Porque no site do Detran os pontos aparecem ativos mesmo tendo passado dois anos?

  28. Elvis Fernando disse:

    Se eu for pego dirigindo moto mas minha cnh é somente b para conduzir carro,é a moto estiver com os documentos atrasados,e a moto não está no meu nome,e eu não mostrei minha cnh perco pontos

    • Mariana Czerwonka disse:

      Elvis

      Não sei se entendi a pergunta. Se você foi multado por dirigir veículo incompatível com a CNH, o proprietário deverá apresentar os seus dados na hora da indicação do condutor.

      Equipe Portal

  29. Luis disse:

    Pontos de multas obtidas em um carro acumulam com os pontos das multas da moto? Tenho acumulados 14 pontos de carro, tive agora uma multa de 7 pontos com a moto. Entro nos 20 pontos da suspensão? Obrigado!!

  30. MOISES GUERA disse:

    Prezados, no meu prontuario aparece varias multas de 2015 e deu mais de 26 pontos. porem não foi suspensa a minha cnh , mas tambem a pontuação persiste na consulta ao Detran mg. tem como eu tirar essas multas?? Moises Guerra.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Moises

      As multas valem, para fins de pontuação, por 12 meses, mas continuam constando no prontuário para fins de histórico.

      Equipe Portal

  31. Viviane disse:

    Olá.. meu marido recebeu agora em 2019 uma multa de 2017 e era ele quem estava dirigindo, porém a carteira dele venceu e ele não pretende mais renovar.. neste caso, pra quem irão os pontos desta multa?

  32. Felipe Schmidt disse:

    ALGUÉM SABERIA ME AJUDAR?

    Boa tarde. Por descuido acabei ficando com excesso de pontos e tive a carteira suspensa, fiz a prova novamente e estava no aguardo do prazo para dirigir. Aí que meu irmão pegou a minha moto e foi pego no pardal.. agora estou aguardando o prazo para entrega da carteira há um ano.
    A QUESTÃO É: No início desse ano minha pontuação foi zerada novamente. Isso pode ser bom sinal? Posso não vir a prender mais a carteira?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Felipe

      Como não temos acesso ao sistema do Detran não consigo te dizer qual é o status da sua CNH. Sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *