Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Portal do Trânsito mostra o passo a passo para recuperação da CNH


Por Mariana Czerwonka Publicado 23/02/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Suspensão da CNHO infrator que faz o curso de reciclagem deve aproveitar a oportunidade para reconhecer os erros e mudar comportamentos.

Cometer infrações de trânsito é uma atitude muito comum entre os condutores brasileiros. Segundo estudo realizado com base nas estatísticas dos Detrans do País, de cada 10 condutores, seis cometem infrações regularmente.

De acordo com o especialista em trânsito e diretor do Portal Celso Alves Mariano, mesmo sendo contra as regras, o condutor não deve desrespeitá-las. “Mesmo que o cidadão seja contra a norma, é seu dever respeitá-la e procurar outros meios de defender a sua opinião. Cometer infrações de trânsito é uma atitude que pode levar a graves acidentes”, diz.

Para os condutores que cometem infrações de trânsito com frequência há algumas consequências como a suspensão do direito de dirigir. Essa penalidade é imposta aqueles que cometem certos crimes ou infrações ou ainda para o infrator que atinge a contagem de vinte pontos, no período de 12 (doze) meses.

O condutor que teve o direito de dirigir suspenso deve seguir algumas regras para conseguir recuperar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Acompanhe o passo a passo.

Entrega da CNH

Assim que o condutor é notificado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de que teve o direito de dirigir suspenso, ele terá um prazo para apresentar a defesa.

Se a defesa não for aceita, o condutor terá a CNH suspensa pelo tempo correspondente à penalidade cometida e ao número de pontos registrados no prontuário. Nesse momento ele deve entregar a CNH ao Detran e não pode dirigir. “Se o condutor for flagrado pela autoridade de trânsito conduzindo um veículo estando com a carteira suspensa, a CNH é cassada”, explica o especialista.

Pagamento de taxas

Para conseguir marcar as aulas do curso de reciclagem, o infrator deverá emitir e pagar o boleto com a taxa referente. Esse valor pode variar de estado para estado.

Coleta de imagem e biometria

Se o motorista ainda não tiver esses dados cadastrados, deverá procurar o Detran de seu estado para cadastrá-los.

Prazos de penalidades

Para infratores não reincidentes na penalidade de suspensão do direito de dirigir, o prazo pode variar de 01 a 12 meses. Já para os infratores reincidentes, pode ser de 6 a 24 meses.

Curso de reciclagem

O curso de reciclagem, que tem carga horária de 30 horas/aula, é obrigatório ao infrator com direito de dirigir suspenso, ou que tenha provocado acidente grave, ou ainda, que tenha sido condenado por delito de trânsito. O curso poderá ser realizado em duas modalidades: presencial ou à distância, dependendo do órgão executivo de trânsito de cada Estado.

Recuperação da CNH

Depois de realizado o Curso de Reciclagem, feita a prova no Detran e cumprida a penalidade imposta pelo Detran, o condutor terá a CNH recuperada e poderá voltar a dirigir.

Aprender com a lição

O infrator que faz o curso de reciclagem deve aproveitar a oportunidade para reconhecer os erros e mudar comportamentos. “Condutor consciente comete menos infração e consequentemente diminui os riscos de se envolver em acidente”, finaliza Mariano.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • marco aurelio da silva gonçaves
    29/01/2024 às 09:47

    bom dia receber multa por infringir leis de transito ta certo mas leva multa por farol e outros problemas de capacitaçao mecanica do veiculo e outra cosa ,pois agente me autuo e sequer vi o individuo isso tem que acabar bera ao nojo tal atitude,e quem pune esses agentes arbitrario mau intencionado,fica meu descontentamento por absoluta falta de bom senso desses tipos despreparado

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *