Publicado em 30 de março, 2017 as 14h51.

Temas abordados no Congresso Brasileiro da AND 2015

Por Mariana Czerwonka.

aberturaO primeiro Congresso da Associação Nacional dos Detrans, que aconteceu em Foz do Iguaçu (PR) nos dias 2 e 3 de dezembro de 2015,  debateu, em especial, questões ligadas ao jovens e a transformação do trânsito. Durante os dois dias de evento, os maiores especialistas da área se reuniram em palestras, mesas de debates e cursos rápidos.

“A programação foi voltada para troca de idéias, tecnologias, produtos e serviços. Nossa preocupação era trazer novas possibilidades, visões e fazer com que cada um, longe das atividades do cotidiano, pudesse pensar no papel que exerce no cenário atual do trânsito em sua cidade, estado e no país”, explicou o presidente da Associação e diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.

Nas atividades estiveram presentes grandes nomes, entre eles, o membro da comissão revisora do Estatuto da Criança e Adolescente, o procurador de Justiça no Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior; a psicologa Iara Thiellen; o juiz Augusto Gluszcak; e os especialistas Eduardo Biavati, Ordeli Savedra Gama, David Duarte Lima, Marcia Pontes, Roberta Torres e Roberta Mantovani.

Outros nomes do cenário nacional também participaram das mesas-redondas: como membros de organizações da sociedade civil, especialistas em trânsito, membros do poder judiciário e representantes da segurança pública.

Vídeos das palestras do evento:

Palestra Ética e Formação de Condutores, com David Duarte Lima.

Palestra “18 anos do CTB, desafios da Maioridade”, com Cel. Ordeli Savedra Gomes.

Palestra Cidades para Bicicletas e para o futuro, com o coordenador do Programa Ciclovida, José Carlos Belotto.

Palestra sobre identificação veicular, com Marcos Traad (Diretor Geral do Detran/PR e Presidente da AND).

Palestra sobre os 40 anos do DPVAT, com Carlos André Guerra Barreiros, diretor de Relações Institucionais da Seguradora Líder.

Palestra sobre a Plataforma de Mobilidade Urbana do Itaú, com Maíra Moreno Machado (Coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais no Itaú Unibanco – ‎Itaú Unibanco)

Palestra sobre as placas do Mercosul, com Roberto Appel, presidente da UTSCH BRASIL.

Palestra sobre Ensino sem distância, com Reginaldo Daniel da Silveira, CEO da Triton.

Palestra sobre a Lei dos Desmontes, com Thiago Morina, Coordenador de Projetos da Quipux.

Palestra sobre consumo consciente da água, com Rodrigo Becker, gerente da Sanepar.

Palestra sobre simuladores de direção na formação de condutores, com ProSimulador.

Vídeos das Mesas de Debates:

Mesa de Debates: Maioridade Penal e os reflexos no trânsito, com o  Procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior, o promotor Cássio Honorato e  Jerry Dias Rodrigues, policial Rodoviário Federal e assessor do deputado federal Hugo Leal.

Mesa de Debates: Álcool e Drogas-Desafios Para um Trânsito Melhor, com o juiz Augusto Gluszcak Junior; do inspetor da PRF, Wilson Martines; do presidente da ABRAMET, Juarez Molinari; e do mestre em sociologia, Eduardo Biavati.

Mesa de Debates: O Papel na Sociedade na Defesa da Vida, com a consultora Márcia Pontes, a especialista Roberta Torres, e o diretor do Portal do Trânsito Celso Mariano.

Mesa de Debates: Jovem- Medo, Ansiedade e Violência no Trânsito, com a consultora Roberta Mantovani,a professora da UFPR Yara Thielen, o presidente do ONSV José Aurélio Ramalho e o educador de trânsito Rodrigo Ramalho.

 

 

No tópico: Congresso AND