O que é o licenciamento de veículos?

É um procedimento anual que se obtém, por meio de documento específico (CRLV), licença para um veículo trafegar nas vias públicas.

Para que serve o licenciamento?

O licenciamento mostra que o proprietário cumpriu com suas obrigações em relação ao uso de seu veículo, tais como: quitação de multas, IPVA e Seguro Obrigatório. Em alguns estados, é necessário também vistoriar o veículo para conferir se ele está em condições de trafegar em segurança e sem prejudicar o meio ambiente. Esta determinação, chamada de inspeção veicular, está no Código de Trânsito Brasileiro e deverá, no futuro, valer para todos os estados brasileiros.


Que veículos devem ser licenciados para trafegar nas vias públicas?

Os veículos automotores, elétricos, articulados, reboques ou semirreboques.

Antes de licenciar meu veículo sou obrigado a pagar as multas?

Sim, o licenciamento só é efetivado se todos os débitos do veículo estiverem quitados, o que engloba multas, IPVA e Seguro Obrigatório.

Como licenciar o carro que tem multas?

Você deve se dirigir ao Detran (se você mora na capital) ou ao Ciretran (se você mora no interior) com o comprovante da multa paga. No ato do licenciamento, apresente o comprovante do pagamento da multa. Dessa forma o seu veículo poderá ser licenciado normalmente. Caso tenha perdido o comprovante, vá ao órgão que o autuou e peça uma Certidão de Quitação de Multa. Leve esta certidão quando você fizer o licenciamento do carro.

Que documento comprova o licenciamento do veículo?

É o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos). O documento é de porte obrigatório (Resolução n.º. 205/07 do Contran).

Como eu faço para pagar o licenciamento depois do mês de vencimento?

O proprietário do veículo deve ir ao banco conveniado ao Detran que disponibilize o serviço de licenciamento eletrônico. Por esse sistema, não há necessidade de se ter nenhum formulário de recolhimento, apenas o número do Renavam. Após o pagamento da taxa de licenciamento, taxa de postagem e mais os débitos pendentes, o banco emitirá um único comprovante com todos os débitos pagos, com a devida autenticação digital. O documento que comprova o licenciamento será remetido para o endereço conforme o cadastro do Detran.

O que acontece se eu não licenciar meu veículo?

A falta de licenciamento é uma infração gravíssima e acarreta uma série de problemas para o condutor, como apreensão do veículo, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

O que acontece se eu paguei o licenciamento, mas não estou portando o CRLV?

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do veículo) é o único documento, de porte obrigatório, referente ao veículo, que comprova o licenciamento anual. Devendo o condutor do veículo portar sempre o original. Se não estiver portando, o condutor receberá multa leve e três pontos na carteira de habilitação. O veículo será retido até a apresentação do documento (art. 232 do Código de Trânsito Brasileiro).

Clique no link do seu estado e confira se você está em dia com o licenciamento do seu veículo:

Acre
Alagoas
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins

19 respostas para “Licenciamento”

  1. Leandro Machado Zirevicius disse:

    Pra que serve licenciamento? Mas um caça níquel pra arrancar dinheiro do povo pro bolso da corja de ladrões em Brasília.

  2. Vera Silva disse:

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

  3. Fernando luiz disse:

    Eu paguei todos os documentos exceto 1 a taxa de licenciamento,eu esqueci totalmente ,e dinheiro tinha e tenho pra pagar oque eu faço ajuda ai

    • Mariana Czerwonka disse:

      Fernando

      Você deve entrar em contato com o Detran de seu estado e imprimir a guia de pagamento da taxa esquecida.

      Equipe Portal

  4. João Neves disse:

    Muito obrigado por tudo, isso me ajudou demais.

  5. Erick Gouveia disse:

    Olá,

    Sou de SP, e eu estou assumindo um carro com dívidas (multas, IPVA, Licenciamento e DPVAT), e prentendo parcelar os débitos que somam quase R$8.000,00. Gostaria de saber se ao pagar a primeira parcela eu já estaria liberado para licenciar o veículo.

    Obrigado,

    • Mariana Czerwonka disse:

      Erick

      Como essas regras podem variar de estado para estado, sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  6. Léo Vasconcelos disse:

    Não paguei ainda todas a taxas, mas meu CRLV ainda tem validade conforme calendário limite para circulação com CRLV do ano passado. Posso circular com o veículo sem pagar as taxas até o fim da validade sem ser autuado??

  7. william disse:

    Comprei um veiculo e dia 21/3/2019 fizemos o comunicado de venda sendo que o veiculo tinha mais de (8 mil de multas que foram pagas com todas as taxas licenciamento 2018) ai paguei a taxa de transferencia e licenciamento 2019 fui no detran e ainda constava uma multa no sistema levei xerox de comprovantes de todos os pagamentos e liberou tudo certinho, mas mesmo com as multas pagas hoje 12/04/2019 recebi uma notificaçao para pagar duas multas do dia 28/12/2018 vindo da CETSP posso desconsiderar?
    Não faz sentido voce ter pago tudo feito todo o procedimento para o seu nome e depois mandaram multas que vc nao cometeu e que ja foram pagas.

    • william disse:

      Esqueci de completar todas as taxas foram pagas pelo antigo proprietario no dia 20/02/2019

    • Mariana Czerwonka disse:

      William

      Você deve verificar se as multas não foram pagas no ato do licenciamento (que você quitou os débitos). Se essas multas não constavam, sugiro que procure o Detran para que te orientem sobre como proceder.

      Equipe Portal

  8. Parabéns! Excelente artigo. Lembrando que comprar um bom veículo é o sonho de muitos brasileiros, o problema é quando o sonho se transforma em pesadelo, triste realidade que muitos enfrentam quando procuram o banco para financiar o veículo, e no decorrer do cumprimento do contrato, perdem o emprego, ou ocorre algum fato que compromete a renda familiar, o resultado de forma inevitável, é a inadimplência e em alguns casos busca e apreensão o veículo.

  9. Rodrigo disse:

    meu carro está impossibilitado de andar devido a problemas no motor, não pretendo arrumar tão cedo. existe alguma maneira de eu bloquear o licenciamento durante esse periodo?

  10. Jaqueline Freitas disse:

    Oi minha placa nao e da cidade onde moro atualmente queria saber se posso tirar o licenciamento dela daqui mesmo?
    Obs: Ja ta pago so nao to com ele nas maos

    • Mariana Czerwonka disse:

      Jaqueline

      Se você mudou-se é necessário transferir o registro para o município onde reside. Procure o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  11. Maria pedrini disse:

    Meu veiculo foi apreendido por falta de licenciamento mas o carro estava com ex marido os pontos vem p minha carteira ? E tem jeito de mim recorrer p eu nao perder a carteira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *