Publicado em 16 de janeiro, 2019 as 14h03.

Instrutor, mantenha-se atualizado!

Por

instrutor-atualizadoSeja por amor à profissão seja por exigência do CFC onde trabalha, o instrutor de trânsito precisa se manter atualizado. Seus alunos – os clientes do CFC – merecem isso e, por outro lado, o trânsito nosso de cada dia, precisa disso. Mas o fato dos DETRANs não atualizarem seus bancos de questões gera muitos problemas quando o assunto é atualidades. A maioria do DETRANs é lento ou incompetente na atualização de seus bancos de questões.

Há sim, honrosas exceções. Mas a regra geral, infelizmente, é uma repetição das mesmas perguntas, assuntos ultrapassados, erros dos mais grosseiros aos mais refinados e ainda muitas inconsistências e falhas didáticas nas perguntas apresentadas aos candidatos a CNH. Instrutores que atuam em estados onde há um ritmo razoavelmente bom de atualizações das questões, têm um estímulo contundente para se atualizarem. Este tema foi tratado no Programa NÓS DO TRÂNSITO, assista aquiaqui e também aqui.

Mas muitos bons profissionais da área, não se conformam em apenas conhecer aquele mínimo necessário, só para ajudar o aluno a passar na prova. Eles querem realmente contribuir para a boa formação dos condutores. E eles leem. E há muito o quê ler.

Relacionamos aqui uma lista básica de livros e de outras publicações que permitem um mergulho um pouco mais profundo no assunto. Veja aqui o “mínimo obrigatório” para quem atua na área de formação de condutores:

Constituição da República Federativa do Brasil

Código de Trânsito Brasileiro Lei 9.503/1997

Resoluções do CONTRAN

Material didático de referência

LITERATURA DE TRÂNSITO RECOMENDADA:

“Fé em Deus e pé na tábua” / “A casa e a rua” (Roberto DaMatta)

“Rota de colisão” (Eduardo Biavati)

“Psicologia do trânsito” (Reinier Rozestraten)

“Trânsito: porque dirigimos do jeito que dirigimos e o que isso diz sobre nós” (Tom Vanderbilt) – Traffic: Why we drive the way we do (and what it says about us) 

“Curso de Direito de Trânsito” (João Baptista da Silva)

“Erros bem intencionados no trânsito” (Salete Romero)

“Curso de Legislação de Trânsito” (Leandro Macedo e Gleydson Mendes)

“CTB comentado e legislação complementar” / “Trânsito de A a Z”(Ordeli Savedra)

Crimes de Trânsito (Luís Carlos Paulino e Ordeli Savedra Gomes / Arnold Paulino e Priscila Moron Gomes)

“CTB comentado” / “A reparação nos acidentes de trânsito” (Arnaldo Rizzardo)

“Reflexões jurídicas” / “Código de Trânsito Brasileiro anotado e comentado” / “Lições de Direito Administrativo” / “CTB de bolso” / “Lições de Direito Administrativo para os profissionais de trânsito” / “Recurso de multa de trânsito – Como NÃO fazer o seu recurso” (Julyver Modesto de Araújo)

O que é trânsito ” / “Transporte urbano nos países em desenvolvimento ” / “Risco no Trânsito – uma lição em capilaridade” (Eduardo Vasconcelos)

“Cidades para as Pessoas” (Jan Gehl)

“A Arte de ensinar a dirigir” (David Duarte Lima)

“Trânsito em Condições Seguras” (Juliano Viali dos Santos) 

“Comportamento humano no trânsito” (Hoffmann, Cruz e Alchieri)  

“Manual de Psicologia do Trânsito” (Cruz, Wit e Souza) 

“Autocracia” (Woodrow Phoenix)

INDICAÇÕES COMPLEMENTARES: 

CTB Digital

Direito de Trânsito – Volume 1, pela Comissão de Trânsito da OAB-RS ()

Publicações da ANTP

Publicações da OPAS/OMS

Publicações CET

NOTÍCIAS NA INTERNET:

As notícias sobre trânsito estão cada vez mais presentes nos meios de comunicação tradicionais como rádio, jornal e TV. Isso é um bom sinal considerando que está acontecendo um amadurecimento da consciência sobre a importância do tema, junto aos jornalistas. Mas também é sinal de que os problemas da área cresceram tanto que acabaram, por isso, tomando boa parte do noticiário. Praticamente todos os veículos de comunicação falam regularmente de assuntos ligados ao trânsito. Mas poucos deste veículos vão além de noticiar acidentes e estatísticas. Portanto, são muito úteis para informar as condições do momento, do trânsito. Aqui no Portal, especialmente no perfil do Colunista Celso Alves Mariano, que também é o Diretor do Portal do Trânsito, várias entrevistas realizadas por emissoras de rádio e TV, aparecem complementados em artigos que podem ter aplicação direta em sala-de-aula.

PORTAL DO TRÂNSITO

Um passo além da notícia, você encontra aqui no Portal do Trânsito. Em acréscimo à informação do que é relevante para um profissional da área saber, no Portal, você encontra opinião e análise da equipe de conteúdo da Tecnodata Educacional e de um time de colaboradores especializados de todo país. Conheça o nosso time de colunistas.

Aprenda a explorar todas as funcionalidades e recursos do Portal do Trânsito: Tutorial 1Tutorial 2 e  Tutorial 3. Em vários oportunidades, o Portal do Trânsito estimula e disponibiliza conteúdos relevantes para os profissionais dos CFCs.

Explore ao máximo a área PARA O SEU CFC, em que você tem um resumo semanal do que foi notícia, no CFC News, além de muitos conteúdos especialmente elaborados para contribuir com o trabalho de instrutores e diretores geral e de ensino, como este artigo aqui.

Todos os dias tem conteúdo novo por aqui. E você pode acompanhar tudo o que é destaque do Portal, no Facebook. A equipe de conteúdo da Tecnodata Educacional disponibiliza aqui no Portal atualizações nos assuntos de trânsito por meio de vídeos complementares, veiculado em nossos programas Tira-dúvidas ao VIVO (no Facebook, todas as quintas, às 14:30,) e NÓS DO TRÂNSITO, no Youtube. 

O Programa NÓS DO TRÂNSITO abordou o tema Leitura, na edição 71, que foi ao ar em 06/11/17. Assista aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *