Publicado em 17 de abril, 2019 as 14h47.

Roupa ideal para fazer aula prática na autoescola

Por
Roupa ideal
Uma boa dica é optar por usar roupas que já tenham sido usadas e que o candidato tenha obtido a experiência de conforto. Foto: Pixabay.com

O curso prático de direção é, para muitos candidatos, o momento mais importante do processo de formação de condutores. É uma etapa de muita tensão e, principalmente, de dúvidas nos mais diversos assuntos.

Uma dessas dúvidas é o que pode ou não vestir no dia de aula prática. Por isso, preparamos esse conteúdo que orientará melhor o futuro condutor que está prestes a tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O que é proibido?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não há um vestuário específico para dirigir automóveis. O CTB é bem claro apenas quanto ao calçado que deve ser utilizado. É proibido o uso de calçados que não se firmem nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais do automóvel, como é o caso de chinelos e sapatos de salto alto. O Código não prevê, por exemplo, punição para quem dirige descalço, porém, fazer aula dessa forma não é o mais prudente.

Durante as aulas práticas, é importante que o aluno esteja se sentindo bem, aliando conforto e segurança.
Como escolher a roupa ideal

Como o Brasil é um país muito grande e com clima bastante diversificado, há uma variação muito grande de temperaturas de um estado para o outro, por esse motivo é importante o candidato estar atento à previsão do tempo no dia das aulas. Passar calor ou frio pode atrapalhar a concentração e até o rendimento do candidato.

No calor, o aluno deve optar por roupas mais claras e tecidos leves, que facilitem a transpiração. Já em locais onde o tempo costuma ser frio, o indicado é usar roupas mais acolchoadas (evitando roupas que dificultem a movimentação) e que mantenham o candidato aquecido.

Para os pés, o ideal é escolher sapatos sem salto, que fiquem bem fixados aos pés e que não atrapalhem os pedais. Em dias de chuva, solados muito lisos podem escorregar nos pedais. Por esse motivo, é melhor procurar uma sola antiderrapante. Em todos esses casos, o tênis pode ser a melhor opção.

Uma boa dica é optar por usar roupas que já tenham sido usadas e que o candidato tenha obtido a experiência de conforto.

Motocicleta

Apenas o capacete e a viseira tem o uso regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro, porém, outros equipamentos que não são obrigatórios, são importantes para a segurança do motociclista como as vestimentas, luvas e botas.

Roupas adequadas oferecem uma boa proteção em caso de queda. A roupa ideal é aquela que protege completamente braços e pernas, sem folgas que se agitem com o vento, mas que permita uma boa liberdade de movimentos e com detalhes refletivos. As roupas em couro oferecem a proteção ideal.

As luvas de couro e as sem forro proporcionam melhor aderência às manoplas, protegem de impactos, além de proteger as mãos em caso de quedas, quando ocorre o movimento instintivo de tentar se apoiar. Nos pés, o ideal é o uso de botas. Cano alto, solas de borracha e salto pequeno se encaixam melhor nas pedaleiras, possuem mais aderência e protegem os tornozelos.

2 respostas para “Roupa ideal para fazer aula prática na autoescola”

  1. Eduardo Alb disse:

    Por favor me esclareçam é proibido pelo DETRAN o uso de BONÉ..no dia do exame prático de carro?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Eduardo

      Essas regras podem variar de estado para estado. Sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *