Publicado em 26 de junho, 2019 as 15h17.

Prova do Detran: dicas para estudar no final de semana sem ter cansaço

Muitos alunos trabalham durante a semana e não tem tempo para estudar. Veja as dicas para estudar no sábado e domingo, mas também ter espaço para lazer e família

Por
Grupo de estudos
Foto: Pixabay.com

Aprender a dirigir acontece uma única vez. Ou seja: é uma experiência nova, para uma nova fase da vida, mas que requer esforço e dedicação.

“É muito importante que o aluno não encare essa importante fase como um obstáculo para obter a carteira de motorista. Aprender tudo a cerca e o que cerca o trânsito é um conhecimento que servirá para a vida toda”, explica César Bruns, diretor da Tecnodata Educacional.

Como muitas pessoas que pensam em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já trabalham, a semana fica comprometida e, muitas vezes, ficam sem tempo para estudar, principalmente quando estão fazendo o curso teórico. Por esse motivo, o final de semana deve ser aproveitado para revisão de conteúdo e estudos, mas sempre equilibrando com momentos de lazer e repouso.

Veja algumas dicas da Tecnodata e do Portal do Trânsito para aproveitar melhor as horas de estudo e como usar esse tempo de forma positiva.
Planejar o estudo com antecedência

Para aqueles que gostam de organizar as tarefas, planejar o que vai estudar e por quanto tempo, pode facilitar o processo e evitar sobrecarga de conteúdo.  Ao planejar o cronograma, o ideal é tentar escolher, pelo menos, um turno de sábado e outro de domingo para se dedicar aos conteúdos. A sugestão é pegar a apostila, dividir as disciplinas e dedicar mais tempo para aqueles conteúdos em que tem mais dificuldade.

Quebrar a rotina de estudos

Quebrar a rotina pode ser interessante e mais motivador. E o final de semana pede atividades mais dinâmicas e que prendam mais a atenção, pois teoricamente, há mais alternativas de distração. A rotina de estudo pode ser desgastante se o candidato seguir sempre um mesmo modelo. A dica é usar o final de semana para estudar com modelos diferentes.

Montar grupos de estudos com amigos

Como o final de semana pede encontro com amigos, uma alternativa é montar grupos de estudos. O candidato pode convidar os amigos e trabalhar com temas pré-definidos. É possível ter um dia produtivo e ainda aproveitar para ter um tempo de lazer com o grupo depois de finalizadas as tarefas.

Fazer simulados

Você pode dedicar o final de semana para estudar através de simulados. Esse tipo de estudo é fundamental para conhecer o estilo das questões e diminuir o nervosismo no dia do exame.  Não se limite apenas a obrigatoriedade da realização das provas específicas após a conclusão de cada disciplina e ao simulado geral após o fim do curso teórico. Busque fazer mais provas para se habituar à linguagem utilizada nas questões e rever conteúdos que não ficaram tão claros. Existem materiais específicos para o aluno praticar, pergunte ao seu instrutor! Além disso, a maioria dos Detrans disponibiliza em seus sites oficiais vários simulados das provas, clique aqui para conferir!

Dedicar um tempo para a família e conversar com motoristas experientes

Algumas lições podem ser aprendidas fora da autoescola. Pais e irmãos mais velhos muitas vezes já possuem experiência e podem passar esse conhecimento através de um bate-papo descontraído. Observe atentamente como as pessoas dirigem, pois os bons exemplos, principalmente no trânsito, valem mais do que mil palavras. Se observar maus exemplos, é preciso ficar atento também, e procurar fazer uma história diferente.

Quer mais dicas de estudo?
10 dicas que você precisa saber para passar na prova teórica do DETRAN
Recursos didáticos grátis para aulas de Primeira Habilitação
Veja alguns benefícios de estudar para a prova teórica através de simulados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *