Publicado em 20 de novembro, 2019 as 15h36.

CNH suspensa: curso de reciclagem EAD está disponível no PR

Por
CNH suspensa
Foto: Freeimages.com

O condutor que tiver sua CNH suspensa ou a habilitação cassada já pode realizar o curso de reciclagem para condutores infratores na modalidade de Educação à Distância (EAD) no Paraná. O curso é regulamentado pela Resolução n.º 730/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pela Portaria n.º117/2018 COOHA-DG do estado do Paraná.

Curso online

A duração do curso de reciclagem EAD é de 30 horas aula e contempla as disciplinas de Relacionamento Interpessoal, Direção Defensiva, Primeiros Socorros e Legislação de Trânsito, conforme Resolução n.º168/2004 do Contran.

A duração mínima do curso para quem tem a CNH suspensa é de três dias, mas o condutor tem até 45 dias para finalizar o curso. É possível estudar em qualquer hora e lugar e o ambiente online é compatível com qualquer dispositivo: computador, tablet ou celular (smartphone). O curso de reciclagem online fica disponível 24 horas por dia.

CNH suspensa: o que fazer

O primeiro passo para o condutor regularizar a sua situação é entregar sua CNH no DETRAN, nas Ciretrans ou em um CFC credenciado. A entrega gera o número do processo e dá início à contagem do prazo de suspensão. Se preferir a modalidade EAD, o condutor deve escolher uma instituição credenciada para este formato.

Com um curso prático e amigável, além de 99,7% de aprovação, a Tecnodata Educacional já oferece este curso para os condutores paranaenses.

 “O Curso de Reciclagem cumpre uma importante missão no resgate da consciência cidadã e do comportamento responsável do condutor. Ainda há um longo caminho a ser percorrido na humanização do trânsito brasileiro, afinal, nossos índices de mortes, acidentes e incidentes no trânsito, apesar de terem melhorado nos últimos anos, ainda são muito elevados, quando comparados aos de países mais desenvolvidos. Compreensivelmente, a Reciclagem é vista com antipatia por boa parte dos condutores que a ela são submetidos, mas hoje ela tem uma inegável importância no processo de amadurecimento dos usuários do trânsito”, diz César Bruns, diretor presidente da Tecnodata Educacional.

Após cumprir a carga horária em curso EAD, a instituição irá certificar o condutor junto ao DETRAN, via sistema, permitindo a realização da prova eletrônica de reciclagem (mediante pagamento da taxa e agendamento do exame).

Não é do Paraná? Clique aqui e veja se o seu estado oferece a modalidade EAD.
Como desbloquear CNH suspensa

Se o condutor for aprovado na prova eletrônica, a regularização da habilitação dependerá apenas do cumprimento do prazo de suspensão da CNH. Em caso de reprovação, o condutor poderá refazer a prova eletrônica após 5 dias, (mediante novo agendamento e recolhimento taxa).

Caso reprove pela segunda vez, terá que se matricular em novo curso de reciclagem (podendo ser EAD), tendo que submeter-se novamente à prova eletrônica (mediante agendamento e pagamento da taxa). Se reprovar novamente, deverá matricular-se em novo curso de reciclagem obrigatoriamente na modalidade presencial. Esta condição visa garantir ao condutor um atendimento individualizado, com objetivo de sanar suas dificuldades, conforme estabelece a Resolução n.º 168/2004 do Contran.

Suspensão do direito de dirigir

A penalidade de suspensão do direito de dirigir é aplicada em certos crimes de trânsito e infrações, quando o condutor atingir 20 pontos no prontuário da sua CNH, ou quando cometer uma infração que leve à suspensão direta.

A primeira suspensão por pontos, que era de 30 dias, recentemente foi elevada para seis meses e, em caso de reincidência no período de 12 meses, a suspensão poderá variar de oito meses a dois anos. No caso de infrações que levam à suspensão direta do direito de dirigir, o prazo será de dois a oito meses e, em caso de reincidência, a suspensão será de oito a 18 meses.

Penalidade

Dirigir com carteira suspensa ou cassada é infração gravíssima e o motorista está sujeito à multa de R$ 880,41, conforme o art. 263 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o motorista pode ter a carteira de habilitação cassada e terá de esperar dois anos para requerer a reabilitação.

Para acessar o Curso de Reciclagem EAD da Tecnodata, clique aqui

Parceria com os CFCs
Para os Centros de Formação de Condutores que tenham interesse em disponibilizar o curso EAD, a Tecnodata oferece vários benefícios. Clique aqui e saiba mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *