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Instrutor: veja dicas para dar uma aula teórica mais atrativa


Por Tecnodata Educacional Publicado 22/05/2019 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h03
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Aula téoricaFoto: Arquivo pessoal – cedido para a Tecnodata.

Um bom instrutor sabe que para montar uma aula teórica com eficiência é preciso planejar. Nesse plano, é necessário determinar o que se espera que os alunos aprendam e o objetivo de cada atividade programada.

A busca pela qualidade no ensino começa pela escolha da metodologia. O instrutor deve pesquisar, previamente, diferentes formas para conduzir o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.

Como contribuição para o sucesso do instrutor, a Tecnodata e o Portal do Trânsito apresentam algumas dicas e orientações didáticas para o melhor desenvolvimento das aulas.

Espaço Físico

Uma sala de aula bem preparada fisicamente propicia um ambiente favorável para a aprendizagem. Isso vai desde a iluminação até a organização dos alunos. É importante que o ambiente esteja bem iluminado e arejado. Em locais com pouca luz, a tendência é o aluno sentir-se desanimado.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é o número de alunos na sala, que deve ser condizente com o tamanho do ambiente, para que todos se acomodem confortavelmente. Uma dica é organizar as carteiras da sala em semicírculo, para que todos se vejam, esta estratégia torna a sala de aula mais informal e descontraída.

Antes da aula – ambientação

Antes de cada aula, o instrutor poderá escrever uma pergunta provocativa no qua­dro, de modo a ambientar e despertar o interesse mesmo antes da atividade.

O instrutor familiarizado com o ensino de adultos raramente responderá alguma pergunta de forma direta. Ele a devolverá à turma, perguntando “quem pode iniciar uma resposta?”, ou então “quem gostaria de ajudar?”. Perguntar “quem sabe a resposta?” é intimidante e não deverá ser utilizado.

Jamais dizer que a resposta de um adulto está errada: em cada resposta sempre há uma ponta de verdade a ser trabalhada. O instrutor poderá se desculpar pela pergunta pouco clara e refazê-la de modo a aproveitar a parte correta da resposta dada. Fará então, novas perguntas a outros alunos, de modo a correlacionar as respostas até obter a informação completa.

Durante a aula – uso de recursos

A utilização de materiais didáticos enriquece a aula e facilita o aprendizado do alu­no. A Tecnodata, por exemplo, fornece uma ampla variedade de recursos didáticos, cujo melhor aproveitamento depende dos equipamentos disponíveis no CFC e da estrutura para oferecer uma aula moderna e interessante aos seus alunos.

Para conseguir que todos os alunos estejam envolvidos, o instrutor precisa esclarecer quais os objetivos gerais e específicos e justificar a importância do estudo dos assuntos teóricos durante o curso.

O ideal é seguir a aula a partir da sequência de temas da apostila. As apostilas devem ser utilizadas, preferencialmente, como meios de consulta e orientação, evitando-se a leitura de trechos longos em sala de aula, pois isso pode causar tédio e desmotivação. É possível usar o multimídia para orientar as explicações.

Durante as aulas, o instrutor deve fazer perguntas e analisar a compreensão dos alunos, verifi­cando se os objetivos do curso estão sendo alcançados por todos.

Os vídeos devem ser usados em partes, dividindo a exibição conforme o número de aulas para cada disciplina.

O ideal é passar trechos correspondentes ao tema ou conteúdo que será estudado, intercalando, em pausas estratégicas, comentários de caráter complementar e contextualizador, que todo bom instrutor sabe fazer.

O instrutor pode, também, incentivar os alunos a emitirem suas próprias opiniões. Esse é um exercício de abstração muito útil para a aprendizagem de assuntos que até então eram conhecidos apenas pelo ponto de vista de quem participava do trânsito como passageiros, pedestres, ciclistas ou simples observadores.

Final da aula – testes

No final da aula, a dica é tirar as dúvidas que ainda persistirem e aplicar um teste ou atividade para avaliar se os objetivos foram alcançados.

Dependendo do resultado da avaliação, o instrutor precisa retomar os pontos que tenham sido mal compreendidos, procurando alcançar os objetivos propostos por completo, de forma que todos os alunos fiquem dentro de uma média satisfatória.

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