• Reciclagem de Condutores

Publicado em 22 de julho, 2019 as 19h00.

CFC News: tabela de frete da ANTT, violência no trânsito e polêmicas sobre o PL 3781/19

Por

O especialista em trânsito Celso Alves Mariano apresenta o CFC News com as principais notícias da semana.

Por solicitação do MINFRA, ANTT deve suspender de forma cautelar tabela de frete

O Ministério da Infraestrutura solicitou formalmente à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que delibere sobre a suspensão cautelar da resolução que instituiu o novo piso mínimo para o frete do transporte rodoviário de cargas. Uma audiência extraordinária está marcada para as 18h desta segunda-feira (22/07) e uma nova rodada de reuniões com representantes do setor e do governo acontecerá nesta quarta (24/07).

Em ofício encaminhado à agência assinado pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas, é ressaltado que foi observada “uma insatisfação em parcela significativa dos agentes de transporte” e que “diferenças conceituais quanto ao valor do frete e o piso mínimo que pode repercutir na remuneração final dos caminhoneiros” devem ser novamente discutidas com a categoria.

Aumenta o número de óbitos em Curitiba

Números divulgados pelo BPTran – Batalhão de Polícia de Trânsito, nesta sexta-feira (19), dão conta de que 32 pessoas perderam a vida no trânsito de Curitiba, no primeiro semestre deste ano. No mesmo período de 2018, foram 25 óbitos.  Um aumento de 28%!  O número total de acidentes teve um aumento de 5%. O BPTran considera que são o desrespeito à legislação de trânsito, a imprudência e a falta de bom senso,  os principais fatores que elevaram estes índices. Durante este período, a frota teve um aumento de 18 mil veículos na cidade.

As três vias em que mais aconteceram acidentes são a Avenida Marechal Floriano Peixoto (63), a Avenida Comendador Franco (57) e a Avenida Visconde de Guarapuava (48)… todas muito bem sinalizadas e monitoradas. Isso é um indicativo claro de que é preciso bem mais do que fiscalização para conter a violência do trânsito.

Número de ciclistas mortos em SP aumenta 69%

É o maior índice desde 2015, diz Infosiga. De janeiro a junho de 2019, 22 ciclistas morreram na capital paulista. Em 2015 foram 15 óbitos, 12 em 2016, 21 em 2017 e 13 em 2018. Dos ciclistas mortos em 2019 95% eram homens e todas as vítimas fatais estavam em vias sem ciclovia ou ciclofaixas. No estado de São Paulo, o número de acidentes fatais caiu 2% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período de 2018. A média está em pouco mais de 14 mortos por dia.

Muitos especialista questionam se estes números do aumento da violência do trânsito de Curitiba e de São Paulo podem guardar alguma relação com as mudanças nas políticas de administração do trânsito promovido recentemente nas duas cidades, que estão dando menor ênfase ao apoio à ciclomobilidade e também nas restrições de velocidade, como verificado em São Paulo.

Polêmicas e discussões

Enquetes sobre o PL 3781/19, aquele que propõe o fim da obrigatoriedade de aulas em CFCs para a primeira habilitação, tem gerado debates acalorados nas redes sociais e, em geral, prestado um desserviço ao trânsito brasileiro, na medida em que as discussões são muito rasas, focando apenas nos interesses imediatos de determinados grupos de respondentes. Aos ouvidos do consumidor, o apelo de simplificar e baratear fala alto demais para que reste capacidade de ouvir ou analisar outros aspectos da questão. Aos ouvidos dos profissionais da área, qualquer opção que afaste da lógica do “assuntos complexos exigem soluções complexas”, parecerá tola e dispensável.

O importante neste momento é ter claro que, este assunto não pode ser tratado como uma questão de gostos ou preferências. Este é um tema que exige análise e decisões técnicas. Informe-se! Evite as fake news e os debates superficiais. Projeto de Lei não é Lei, ou seja, não vale até que seja devidamente aprovado e sancionado. O momento pede atenção e presença cidadã. Acompanhe aqui no Portal do Trânsito o desenrolar deste assunto.

Aprenda a utilizar os recursos já disponíveis no seu CFC

Acesse a Seção PARA O SEU CFC, do Portal. Tem 2 Tutoriais sobre ajustes do projetor Multimídia que vão tornar suas aulas melhores. Veja aqui e aqui.

Participe do sorteio de 3 camisetas

No tópico:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *