Publicado em 15 de março, 2019 as 13h17.

Vendi meu veículo, o comprador não transferiu e ainda está cometendo multas em meu nome, o que eu posso fazer?

Por Vicente Mendonça de Vargas Pinto.

Venda de veículo
Foto: Arquivo Tecnodata.

Situação desagradável por qual passamos é o recebimento de multas de trânsito de veículos que já vendemos, e que acreditávamos já terem sido transferidos pelos compradores. O comprador promete a transferência do veículo para o seu nome, contudo não transfere e ainda comete infrações que vem parar no nome do vendedor.

Como se pode evitar essa dor de cabeça?

Evitar é bastante simples, sempre que se for vender um veículo, no cartório, após a autenticação das assinaturas do comprador e vendedor no verso do DUT, peça uma cópia autenticada, depois é só ir ao CRVA da sua cidade, apresentar a cópia e pedir para realizar uma comunicação de venda em nome do comprador. Desta forma, a responsabilidade administrativa no DETRAN passa a ser do comprador, até que ele faça a transferência definitiva do veículo para seu próprio nome.

E para quem já está nessa situação?

Se o leitor já se encontra numa situação assim, não é motivo para desespero, o ideal é buscar o Poder Judiciário para anular as infrações cometidas pelo comprador, e obrigá-lo a transferir o veículo para seu próprio nome ou pagar uma multa diária até que transfira.

Meu carro foi revendido pela revenda, mas continua no meu nome, o que eu posso fazer?

Das grandes concessionárias até as pequenas revendas, ocorrem casos da venda de veículos de clientes à terceiros sem prévia transferência no DETRAN, onde os novos compradores acabam fazendo multas com os veículos ainda no nome dos clientes, podendo suspender suas habilitações por excesso de pontos. Nestes casos recomendo tentar um acordo com a revenda, dando um prazo para que faça a transferência do veiculo para o novo comprador, e pague eventuais multas de trânsito e/ou indenização caso tenha ocorrido a suspensão da habilitação do cliente por excesso de pontuação. Contudo, é de ficar atento ao direito de indenização pelo Código de Defesa do Consumidor aos clientes lesados nestes casos envolvendo revendas. Para evitar tamanha dor de cabeça recomendo que os proprietários transfiram os veículos para as revendas, nem que tenham que arcar com os custos, ao invés de deixar procuração para futura transferência.

Eu posso vender meu veículo ainda financiado?

Para se vender um veículo financiado primeiro temos que ter a anuência do Banco, assim transferimos o veículo e o financiamento para o comprador. Nos casos em que se vende o veículo sem o conhecimento do Banco, as partes assumem o risco do negócio. Isto significa que se o comprador eventualmente vier a cometer multas em nome do vendedor, este não poderá vir reclamar depois. Na prática muitas dessas vendas terminam com a busca e apreensão do veículo pelo Banco, pois o comprador promete que seguirá pagando as parcelas do financiamento, mas deixa de pagar com o tempo. O vendedor termina com o nome negativado, com a dívida junto ao Banco e sem o carro.

Por fim, recomendo precaução nas negociações, sempre faça contrato de compra e venda, evite vendas por procuração e sempre faça a comunicação de venda junto ao DETRAN.

247 respostas para “Vendi meu veículo, o comprador não transferiu e ainda está cometendo multas em meu nome, o que eu posso fazer?”

  1. Mauro César Sales Corrêa disse:

    Boa tarde, tem uma lei agora, que os agentes de transito não pode mais , rebocado o seu carro mesmo que o carro está com o documento vencido, qual o n desta lei no código. De transito. Que eles não pade mais rebocado o veículo mesmo com o documento vencido. Tem uma agora, pra este tipo De situação.

  2. Dallison disse:

    Meu pai entregou os documentos e o recibo em branco e já passaram pra terceiros e o cara que está com meu caro não tem recibo e tem muitas multas oque eu fasso

  3. Marcos disse:

    Vendir o carro e comprador nao quer transferir e ja tem 2 anos de documento sem ele pagar.
    E o Dute em branco esta comigo ainda.
    O comprador nao tem como provar que o carro é dele.
    Ja fui ao detran mas eles so me orientao a procurar o comprador e tentar transferir, so que ja fiz isso varias vezes sem sucesso.
    Legalmente o’que eu devo fazer?

  4. Manoel disse:

    Vendi uma moto preenchemos o dute em cartório o comprador não fez atrasferenci a o meu nome foi pra Serasa ele não quer fazer a transferência oq devo fazer

  5. Bom dia vendi meu carro foi feito o dut eletrônico mais o rapaz ainda não transferio pro nome dele e já passou os trinta dias oq faço agora

  6. HENRIQUE disse:

    Vendi o veiculo, porem, o comprador não quis assinar o DUT. Como sou de SP o próprio cartório fez a comunicação ao Detran. Corro algum risco?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Henrique

      Se o cartório fez a comunicação de venda, não há risco. De qualquer forma, eu sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado e verifique o status do veículo junto ao órgão.

      Equipe Portal

  7. Adenilson disse:

    Vendi uma moto e entreguei o dut já preenchido e o comprador sumiu com a moto e está chegando multa oq faço pra tirar do meu nome?

  8. Paulo disse:

    Eu tenho dois financiamentos em meu nome juntamente com os documentos dos carros , porém tirei esses carros para poder receber um dinheiro em troca para pagar a pensão, mais infelizmente não posso passar para o nome das pessoas que estão com os veículos ,gostaria de saber como devo proceder para que não venha multas no meu nome?
    Bom dia.

  9. José Diego disse:

    Bom, meu pai colocou o carro no meu nome.
    Em 2014 por aí ele vendeu o carro para um ferro velho, e não tem o recibo ou qualquer coisa que comprove esta venda… o comprador não transferiu o carro e meu nome está no SPC por causa dos IPVA atrasado. Como o carro foi vendido para um ferro velho achamos que o carro foi desmontado para vender as peças, ou seja o carro nem existe mais. Como devo proceder para tirar o carro do meu nome? Única coisa que temos eh o documento do carro de 2013.

    • Mariana Czerwonka disse:

      José Diego

      Sugiro que você junte toda a documentação que tem e procure um advogado, especialista na área, e faça uma consulta. Acredito que um profissional poderá te ajudar a solucionar esse caso.

      Equipe Portal

  10. Oliveira disse:

    Por minha inexperiência e ingenuidade, em 2015, troquei uma moto financiada (em meu nome) por uma quitada, o rapaz que fez o negócio comigo aos meus olhos era de confiança e se dispôs a quitar a moto financiada em meu nome, confiei nele e não transferi junto ao banco, porém fomos a um cartório e fiz uma procuração da moto para ele poder transferir para seu nome após quitá-la. A dor de cabeça começou quando o cara vendeu essa moto para uma terceira pessoa, e essa para uma quarta… Em 2017 chegaram duas multas gravíssimas e minha CNH quase foi suspensa, fui no Detran-PB expliquei a situação e eles falaram que não poderiam fazer nada, fui em uma delegacia fiz um B.O. sobre o ocorrido e tendei argumentar mais uma vez ao Detran-PB novamente sem sucesso… Em 2018 esses pontos foram devolvidos e minha CNH voltou ao normal, porém agora em 2019 chegaram várias multas e minha pontuação chegou a zero pontos, estou prestes a ter a CNH suspensa e meu único erro foi a ingenuidade e inexperiência da área de trânsito e também por confiar no sujeito. Uso veículo para ir e voltar tanto do trabalho quanto da universidade, esses dias tenho ficado muito preocupado pois detesto injustiça! não sei o que fazer, por favor me ajude!

    • Mariana Czerwonka disse:

      Oliveira

      Sugiro que você junte toda a documentação que tem e procure um advogado, especialista na área, e faça uma consulta. Acredito que um profissional poderá te ajudar a solucionar esse caso.

      Equipe Portal

  11. Pâmela disse:

    Bom dia, vendi meu carro, e o dut foi preenchido, mas não assinado em cartório ainda, e o comprador está enrolando pra ir ao cartório, temo que possa vim a chegar alguma multa em meu nome, o que posso fazer? O dut está com o comprador.

  12. Guilherme disse:

    Boa noite.
    Vendi minha moto ano passado. Preenchemos o documento de transferência que teve firma reconhecida e foi entregue para o comprador junto ao veículo. Porém o documento não foi copiado. O comprador não transferiu e eu perdi o contato com ele… não tenho os documentos dele, nem telefone, somente nome e sobrenome. O que devo fazer para me resguardar de problema futuros com o veículo?

  13. Osvaldo Barbosa Filho disse:

    Olá boa tarde, vendi um carro mas o dut ainda está comigo em branco, o comprador está preso, como eu faço pra tirar o carro da minha responsabilidade?

  14. Kezy disse:

    Vendi meu carro a quase 3 anos, no início tinha o DUT em branco, é estava só aguardando o cara transferir o veículo, porém, a cada a ano ele deixava acumular as multas e IPVA, que não premia transferir, mas ele sempre dizia que ia pagar e nunca pagava, ou paga a só o IPVA… enfim… moral da história? Ainda não foi transferido, pq como sempre o carro tem pendências e agora não tenho mais o DUT em branco, é nem posso pedir segunda via por causa das pendências… o que posso fazer para obrigar ele a transferir, é já alguma forma de obrigar ele a transferir mesmo com as pendências em aberto? Ou vou ter ficar anos assim? Sem poder transferir pq o Detran do estado não permite se o carro tiver com pendências?

  15. Ciro disse:

    Olá.. vendi um carro, ele.foi financiado no nome de outra pessoa, e só consegui fazer o comunicado de venda meses depois. Porém descobrir que quem está com o carro, falsificou meus documentos e retirou o comunicado de venda, já fiz o B.O. e levei o requerimento ao Detran.. o rapaz pegou multas e tudo, primeiramente, no Detran eles fazem essa retirada e a anulação do comunicado de venda? Estando visivelmente a falsificação? Eu posso processar o Detran por ter feito esse serviço com documentos falsos? E a loja q financiou o veículo, tem mais de 2 anos q eles venderam, eu posso processar eles ainda? Obrigado

    • Mariana Czerwonka disse:

      Ciro

      Como envolve um crime, sugiro que entre em contato com um advogado, especialista na área, para que ele possa te orientar sobre seus direitos e como você deve agir. Acredito ser o melhor caminho.

      Equipe Portal

  16. danielle cristine disse:

    Estou com sério problema!!
    Vendi meu carro para um colega ele não me pagou, ele revendeu para outra pessoa e essa pessoa já passou para outra. O carro tem uma multa que foi eu que levei porém só será quitada quando o primeiro comprador me pagar o valor que não foi pago. Nesse caso o que devo fazer pois o carro está no meu nome ainda e preciso quitar essa multa

    • Mariana Czerwonka disse:

      Danielle

      Nesse caso você deve procurar um advogado especialista na área. Ele analisará todo o caso e os documentos que você possui e poderá te dizer qual o melhor caminho para resolver essa situação.

      Equipe Portal

  17. Elaine disse:

    Olá vendi meu carro parcelado já faz 1 ano a pessoa não terminou de pagar levou multa, não pagou licenciamento seguro e não quer fazer a transferência …posso pedir busca e apreensão do carro?!o DUT está em branco…

    • Mariana Czerwonka disse:

      Elaine

      Sugiro que consulte um advogado, especialista na área. Baseado em toda a documentação do caso, ele irá te orientar.

      Equipe Portal

  18. Ana Luiza Albuquerque de Almeida disse:

    Olá. Em partilha de bens, judicial, o carro ficou para a ex de meu marido. Ele entregou os documentos, assinados, para transferência. Isso nunca ocorreu. Agora ela vendeu, não foi efetuada a transferência, não sabem nome ou paradeiro do comprador. Temo que possa vir a termos problemas, uma vez que o carro continua no nome dele. Qual a medida a ser tomada? Seria judicial? Obrigada

    • Mariana Czerwonka disse:

      Ana Luiza

      Nesse caso, o melhor seria entrar em contato com um advogado, especialista na área. Ele poderá te orientar.

      Equipe Portal

  19. Luciele disse:

    Ola meu marido vendeu o carro a uma concessionaria tem 4meses e ainda ta no nome do meu marido o carro e agora fizerao uma multa no nome dele e 4 pontos na carteira.ja falamos cm ele e disse q nao tem oq fazer nos pontos pq a multa esta vencida.oque devo fazer nesse caso?

  20. Paloma disse:

    Vendi meu carro e perdi o recibo de venda e o comprador ñ fez a transferência , e esta vinfo varias multas, estou quase perdendo minha CNH ,ñ sei aonde encotrar o comprador oque posso fazer?

  21. Luís Eduardo disse:

    Vendi o carro, assinei o dut, reconheci firma no cartório, não pedi uma via e pessoa até hoje não transferiu o carro pro nome dela e, até hoje não encontro essa pessoa. O que devo fazer?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Luis Eduardo

      Se você comunicou a venda ao Detran, você está resguardado. Se sentir-se mais seguro, entre em contato com o Detran de seu estado, eles poderão te orientar.

      Equipe Portal

  22. Rodrigo disse:

    Oi Boa tarde.
    Estou vendendo meu carro mas a pessoa que vai pagar o carro não vai transferir para seu nome,quer dizer ele não vai nem vir ver o carro ele vai manda outra pessoa vir ver ele soh vai efetuar o pagamento e transferir para o nome da pessoa que veio ver ,isso eu posso ter algum problema mais para frente…obrigado

  23. Cleyton Gomes disse:

    Comprei uma moto mais só o vendedor fez a comunicação de venda e não tinha multa agora quero pega o CRLV anual mais tomei multa vou precisar paga a multa para comunica ao Detran para passa para Meu nome eu como comprado

  24. Rosane disse:

    Olá vendi uma moto a um tempo atrás para uma revenda preenchi o recibo e a mesma vendeu e financiou o novo dono não pagou o IPVA e não fez a transferência a moto foi apreendida pela BM e tive pontos na CNH o que devo fazer ?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Rosane

      Como vai? Se você fez a Comunicação de Venda do veículo ao Detran, você deve entrar em contato com o órgão e verificar o motivo das multas estarem indo para você.

      Equipe Portal

  25. Joaquim disse:

    Vendi minha moto mas não fiz documento de compra e venda, e hj tem mais de 7.000 de multas chegando no meu nome, a pessoa que comprou ja passou pra outra,como faço pra tirar do nome e passar essas multas pros indivíduos que levaram essas multas?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Joaquim

      Situação complicada. Sugiro que procure um advogado, especialista na área, para que ele analise toda a documentação que você tem em mãos e te oriente sobre como proceder.

      Equipe Portal

  26. Kaio disse:

    Boa Tarde, Vendi meu carro, assinei o DUT reconheci firma e o comprador deixou vencer os 30 dias e não trasferiu, corro algum risco de tomar multa no meu nome ?

  27. Luciane Miranda disse:

    Minha moto foi a apreendida e como n tirei de lá foi a leilão porém quem arrematou n transferiu para o nome mas já vi que há comunicado de venda mas o que me preocupa é que preciso tirar minha CNH e não pode levar multa o que fazer nesse caso?

  28. Marcelo Gonçalves disse:

    Vendi minha moto para uma pessoa fiz tudo conforme a lei mais a pessoa nao transferiu para o e nome dela e a moto continua passando na mão de terceiros. Mais essa semana. Chegou 2 multa uma pessoa assino mais outra nao . como a moto ainda tá no meu nome a multa e a pontuação vai para minha CNH . Será que consigo transferir a multa e a pontuação para a pessoa que tá com moto . mais ela e proprietário agora mais nao transferiu o que devo fazer .

  29. Vinicius disse:

    Bom dia.
    Estou vendendo meu carro e o comprador pediu para eu assinar mas não colocar data no DUT pois ele vai usar todo dinheiro que tem na compra e quer um peso maior que os 30 dias para transferir.
    Sugeriu a mim que fizéssemos um contrato de compra e venda e colocássemos o prazo.
    Pensei em fazer este contrato e já preencher está data maior no DUT.
    Se eu fizer isso, quais riscos estarei correndo?

  30. Brenno disse:

    Quero compra um carro mais ele eh 2003 so tem pago até 2013 e nem no nome da Pessoa que está vendendo o carro é. Dizendo o mesmo que de débito o carro so tem 1300 ,00 pra eu assumir … o que vc acha ..

  31. Antônio Jessé de oliveira disse:

    Vendi a moto. O comprador não transferiu para seu nome na época. Por igenuidade confiei no meu amigo que sumiu no mapa. A moto já passou por vários compradores e acionei a justiça. O oficial de justiça nunca acha o atual proprietário para transferir. Não tenho mais o dut. Nem fiz a compra e venda. Como proceder, tenho interesse em registrar furto

  32. Rodrigo disse:

    Vendi o carro dia 09/08 e fiz a comunicação dia 13/08, porém dia 27/08 e dia 03/09 o novo dono levou 2 multas. Pra completar hoje fazem 30 dias e o mesmo não fez a transferência ainda. Gostaria de saber como proceder, já que eu fiz a comunicação no detran antes das multas, mas quando faço a consulta do veiculo no site as multas aparecem no meu nome. Grato.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Rodrigo

      Se você fez a comunicação de venda está respaldado. Sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  33. Vinicius disse:

    Realizei a venda do veiculo em Janeiro de 2019 para outra pessoa jurídica.
    Fui ao cartório e realizei a comunicação de compra e venda e recebi através de deposito bancário o valor acordado.

    Estamos em setembro e o veiculo ainda consta em meu nome no detran, com pendencia de transferência de titularidade.

    Para minha surpresa entrei em contato com o novo proprietário e o mesmo alega que não quer mais o veiculo apos seis meses e exige seu dinheiro de volta e ira devolver o veiculo.

  34. Andreia disse:

    Comprei um carro. Já faz 60 dias que a agência não transfere o carro para meu nome . Qdo fui transferir descobriu multas de outro estado tendo que regularizar a agência. A pergunta e ? Não vou pagar nenhuma multa de atraso né ? Pois o carro não está no meu nome e não estou rodando com ele pois ainda está sem seguro .

  35. Alvir disse:

    Boa noite! repassei meu carro para outra pessoa que dizia que iria quitar a dívida com o banco ,mas ele não fez e os pontos das multas estão caindo em minha CNH levei um golpe oque posso fazer?

  36. Luiz da silva disse:

    o pior aconteceu comigo comprei um carro de um ex funcionário da LINCE MOTORs de Goiânia em 2017 e o carro estava no nome da loja desde zero(2007)não me preocupei.Entreguei meus docs.nas mãos dele e aguardei fui no site do detran estava comunicado e deixei pra lá.(não prestei atenção no comunicado)Só para terminar o carro esta com alienação,nome de outra pessoa(comunicado)E para piorar sou isento de IPVA(pcd)estou com o carro a 1 ano parado na garagem;Na semana passada houve a audiência com o juiz pois na primeira nem ofereceram acordo.EX. funcionário usando o nome da loja para se beneficiar e não é o primeiro caso com essa loja.

  37. Maicon disse:

    Boa noite vendi uma moto faz 2 anos ela tá alienada não transfere e o comprador repassou ela pra outra pessoa .no qual levo várias multas e não pude nem renovar minha abilitacão ..ainda tem algo q possa fazer pra anular essas multas e renovar minha abilitacão ?

  38. Celina maria ferreira disse:

    Meu marido vendeu um carro na mesma agencia,onde ele tinha comprado,descobrindo entao q era carro de leilao..mas agencia n fez transferencia e vendeu pra terceiros ,onde esse leva multa tdos os dias,e sendo assim meu marido ja ate perdeu a cnh,procurei um advogado mas n adiantou .meu marido na confianca passou todos documentos pra agencias. Resumindon n tem nenhum.documentos,mas as multas chega no nome dele.. N pode ir no detran pq a carteira ta caçada ,ele n pode ficar sem pq e motorista,as multa ja chega mais de 6:000 n temos condicoes de pagar..isso ja faz mais de 4 anos nessa enrolaçao,o q devemos fazer?????

  39. Bruna disse:

    Vendi minha moto, mais na hora de assinar o documento assinai o documento errado (assinei do carro). E o cara que comprou a moto esta se recusando a ir ao cartorio para podermos assinar o documento do carro para voltar ao meu nome. Oque devo fazer?

  40. Maclaud disse:

    Olá, comprei um carro com um rapaz, eu preenchi meu nome no dut, não transferi nos 30 dias, mas acabei vendendo para outro cara recentemente, caso ele cometa uma infração as multas irão para mim(dut queimado em meu nome)? ou para o antigo proprietario?

    Aguardo

  41. Sidnei Amaral disse:

    Vendir o meu carro, já tem dois anos e a compradora não transferiu o veículo para o nome dela, e tenho recebido multas sem ter cometido, e não tenho contato dela e nem o endereço de sua residência ou trabalho, e para piorar a situação não tenho nenhum documento provando que o carro foi vendido pra ela, não sei o que fazer. Gostaria de orientação qual órgão ou Departamento pode me ajudar nessa situação, para tirar a responsabilidade do veículo do meu nome.

  42. Aparecida disse:

    Financiei um carro para uma pessoa que na época era meu namorado, o combinado de boca era seis meses para ele transferi esse financiamento ou quitar o carro. Meses se passaram e ele não esta pagando as parcelas. O carro que já com o pedido de busca e apreensão. Não consigo fazer com que ele devolva esse carro para mim, ele mora em outra cidade agora, não sei o endereço dele. Tenho chances de conseguir pegar esse carro? O que fazer?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Aparecida

      Nesse caso, você deverá juntar toda a documentação que possui e procurar um advogado, especialista na área, ele te orientará.

      Equipe Portal

  43. Darlan de Jesus Guimarães disse:

    Comprei uma moto de um amigo e foi preenchido o recibo e reconhecido no cartório, isso faz quase 2 anos, o recibo então ficou no meu nome mas eu não realizei a transferência (estava cheio de multas), e a moto foi passada pra frente, e agora não tenho contato nem do que eu comprei a moto e nem de quem está a moto, e o recibo segue no meu nome, e não tenho número do Renavam, somente a placa. E agora eu queria fazer a minha CNH, mas não sei como proceder, pois com o recibo em meu nome (não sei se o rapaz comunicou a venda ao Detran, somente fomos ao cartório) tenho medo de receber multas e acabar perdendo o dinheiro que irei investir. Como vc acha que devo proceder? Estou nervoso, pois não tenho mais contato com nenhum dos envolvidos com essa moto. Desde já agradeço.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Darlan

      A situação é bem complexa. Sugiro que junte toda a documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Acredito que ele pode te ajudar a encontrar uma solução.

      Equipe Portal

  44. nayara cristina lina ribeiro disse:

    Ola boa tarde!
    Comprei uma moto, porem o dono do veiculo nao quis transferir porque afirma nunac ter tempo de ir ate ao detram. Eu tenho habilitaçao e ele nao, porem a moto esta no nome dele.
    Fui parada em uma blits. Quando fui olhar no sistema do detram consta uma multa . essa multa eu que tenho que pagar?
    ou o proprietario? pelo fato dele no ter cnh.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Nayara

      Quem cometeu a infração é quem deve pagar a multa. Ele não assinou os documentos de transferência? Se sim, é o novo proprietário que deve ir até o Detran para realizar essa transferência.

      Equipe Portal

  45. Henrique Rick disse:

    Olá, vendi um veículo parcelado, já recebi a entrada, fiz contrato de compra e venda, devo fazer a transferência agora, ou depois que o comprador quitar todas as parcelas?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Henrique

      Essa é uma decisão que foge um pouco da legislação de trânsito. O CTB diz que após a venda do veículo, o novo proprietário tem 30 dias para transferir o veículo. Até essa transferência, o antigo é responsável pelo veículo.

      Equipe Portal

  46. Diego disse:

    Mariana , eu vendi uma moto que tinha comprando no leilão e não tenho mais a nota fiscal e o comprador ficou de passar pro nome dele com um despachante e chegou uma multa e ele não quer passar pro nome , o que fazer nessa situação ?

  47. Neto disse:

    Vendi o carro com a comunicação de venda para o meu nome , para o comprador fazer a dupla transferência, mais até o momento não fez . Como devo proceder?

  48. Carla disse:

    Boa tarde , tenho um carro financiado , vendi ele para uma agencia , entreguei as chaves fiz uma procuração no cartório pois a loja ficou de pagar o restante das parcelas, depois quando a loja vender eu volto para tirar do meu nome .. posso ser lesada?

  49. Fabricio disse:

    Bom dia vendi minha moto já faz 20 anos o comprador não transferiu perdi contato com ele já passou p terceiro . não tenho nem um comprovante nem o veículo não sei onde possa estar .multas não vem pois fiquei sabendo que colocaram p fazer trilha . Preciso tirar as dúvidas que vem como seguro obrigatório etc . Preciso acabar com essas dividas pois venho pagando . Onde posso resolver por favor me oriente.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Fabricio

      Sugiro que você junte toda a documentação que tem e procure um despachante ou um advogado especialista na área, eles poderão te orientar sobre como proceder.

      Equipe Portal

  50. Williams santos de Souza disse:

    Comprei uma moto financiada, repassei a moto o comprador deixou que a moto ficasse alienada não consegui transferir a moto o que devo fazer para não acabar se prejudicando mas por que até meu nome já se encontra com restrição..
    Bom dia e muito obrigado

  51. Paulo disse:

    Eu queria sabre o que poder ser feito meu pai vendeu uma moto e ele foi mais o comprador e purecheu o duto mais o Cara não que ir no dentran

  52. Diego disse:

    Ola prescizo de ajuda sobre uma ocasio …comprei uma moto e essanmoto foi presa por acidente de transito eu nao tinja chn e para retirar fiz a comunicacao de venda para mim para conseguir retirar o veiculo mas nao consegui ttansferir por causa das multas que levei …..e passando um tempo com o veiculo passei por nessecidade finaceira e tive que vender urgente mas nao fiz comunicacao porque o despachante me dise que nao tinha como fazer comunicação para o terceiro …e agora so vem chegando multas e creio que ja perdi a cnh oque posso fazer para arrumar essa situacao sera que consigo dar busca e apreensao ou mandar prender ou ate mesmo fazer um bloqueio???

    • Mariana Czerwonka disse:

      Diego

      Você deverá entrar em contato com o Detran de seu estado para comunicar a venda do veículo. Sugiro que procure um despachante, talvez ele consiga te orientar sobre como proceder nesse caso.

      Equipe Portal

  53. Tenho o TED. Vendi por meio de uma revendedora. O comprador não quer transferir. Ainda está no prazo de 30 dias. Tenho o Dut em branco cmg.
    Mesmo assim vou ter de pagar IPVA, licenciamento e dpvat?
    Cm proceder a transferência? É possível fazer a comunicação de venda para o cartório e detran-pi?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Nathannael

      Não entendi muito bem a situação do veículo. Sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  54. Maxwell disse:

    Boa tarde , vendir minha moto , mais ñ tirei xerox do recibo, como a pessoa mora longe vai reconhecer ainda , quero comunicar venda oq faço

    • Mariana Czerwonka disse:

      Maxwell

      Você deve entrar em contato com o Detran de seu estado e verificar qual a documentação exigida pelo órgão e como fazer nesse caso.

      Equipe Portal

  55. Fátima disse:

    Vendi meu carro ja faz uns 3 anos.
    Fomos até o cartório e reconhecemos firma, tdo certinho, porem até o hoje o comprador não transferiu.
    Agora recebi uma comunicação de q o veículo foi apreendido.
    Ja fiz pesquisa e não tem nenhuma multa ou débito pra mim, e o veículo esta com comunicação de venda, porem, minha dúvida é se pode me dar algum problema ainda

  56. João Paulo disse:

    Boa tarde, vou comprar uma moto zero KM em concessionária de marca conhecida e entregar a minha moto usada como parte do pagamento porem eles me pediram para transferir a minha moto para uma loja no interior de São Paulo ao invés da concessionária.

    A transferência será em cartório onde como vendedor eu preencho no CRV os dados do comprador, assino e reconheço firm porem entrego o documento sem a assinatura e reconhecimento do comprador e a loja do interior pagaria os valores devidos a concessionária que abateria da moto zero KM.

    Esta é uma pratica aceitável? E que tipos de medidas devo tomar para me precaver?

    Obrigado

    • Mariana Czerwonka disse:

      João Paulo

      Vou encaminhar a sua dúvida para o nosso grupo de especialistas, provavelmente ela será respondida durante a Live da próxima quinta-feira (05), no Facebook, às 14h30.

      Equipe Portal

  57. Marcos Ferreira disse:

    Vendi meu veículo para concessionária na troca de um zero km e fiz a transferência no cartório com firma reconhecida e entreguei o CRV – DUT a concessionária.

    O documento antigo do veículo, que está em meu nome, fica comigo ou com a concessionária? Eles estão pedindo o documento.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Marcos

      Acredito que não há problema em entregar, já que você registrou a comunicação de venda. Enquanto o veículo não é transferido, é possível andar com o documento antigo.

      Equipe Portal

  58. clayton disse:

    Bom Dia,

    Fiz a venda de um carro ainda financiado as parcelas estão sendo pagas normalmente,fiz o comunicado de venda ao DETRAN porém o sujeito ainda não fez a transferência.Gostaria de saber se isso pode me prejudicar em alguma coisa

  59. Thiago disse:

    Boa noite, olha só vendi um carro e preenchi dut, não dei comunicação Detran, porém o comprador levou monte de multa que faço?

  60. Claudemir disse:

    Vendi meu veículo particular e fiz a transferência apenas pelo CRV , reconheci firma e autentiquei até então não fiz o comunicado de venda e o novo proprietário não fez a transferência , já se passaram 2 anos e recebi 03 notificações , procurei o Detran e fui informado que o veículo se encontrava no pátio , leigo no assunto paguei os débitos e retirei o veículo que se encontrava no pátio , porém não consigo achar o novo próprietario do veículo ! Como proceder ?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Claudemir

      Nesse caso, sugiro que junte toda a documentação que tem e procure um advogado, especialista na área, para que ele possa te orientar.

      Equipe Portal

  61. Josoe santos carvalho disse:

    Consigo fazer a comunicação de venda sem o dut, ele ficou com o comprador e ele sumiu com o dut, e tem multas para pagar que disse que não vai pagar e quer me devolver o carro em péssimo estado.
    Estou com pontos na carteira.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Josoe

      Nesse caso você deve entrar em contato com o Detran de seu estado para saber se existe a possibilidade de fazer a Comunicação sem esse documento. Eles te orientarão.

      Equipe Portal

  62. Elen disse:

    Boa noite!!
    A uns 3 anos meu carro foi recolhido para leilão é a pessoa continua usando no meu nome é hoje recebi uma multa posso entrar na justiça?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Elen

      Você deve juntar toda a documentação que tem e procurar um advogado especialista na área, ele poderá te orientar a melhor forma de proceder.

      Equipe Portal

  63. Maria Helena Moreira disse:

    Vendi meu carro mais o comprador ainda não transferiu e fica só enrolando ! O que devo fazer? Já conversei várias vezes com ele para tranferiri mais ele sempre enrola

  64. Sonia Silva Lopes Borges Pereira disse:

    Oi,meu esposo vendeu o carro a mais de um ano ,mais ele fez a comunicação de venda,só que o comprador estar querendo agora os documentos dele para anular a comunicação que disse que o carro continua no nome dele.que procedimento temos que fazer?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Sonia

      Não entendi muito bem a situação. O novo proprietário não quer transferir o veículo?

      Equipe Portal

    • Natan disse:

      Olá boa noite comprei um carro financiado d um amigo eu propuiz na negócio fazer a procuração fazendo isso não chega nada no endereço dele mais não tipo multa etc

  65. Marcelo disse:

    Boa tarde, sou de SP e anunciei um veículo para vender. Uma pessoa da Bahia gostou e veio para comprar após negociação de preço. Fizemos todo o trâmite de compra e venda no cartório (DUT assinado e firma reconhecida) e registrei a comunicação de venda que foi efetivada pelo DETRAN SP. A pessoa foi embora com o veículo para Bahia. Passados alguns dias ele me liga e fala que havia feito um financiamento em nome do pai para compra do veículo e que eu teria que retirar a comunicação de venda. Evidente que não tirei e até o momento ele não transferiu o veículo para o nome dele.
    Pergunto: devo me preocupar com a situação? os débitos continuam a vir no meu nome mesmo com a comunicação efetivada pelo DETRAN? o que mais posso fazer para me garantir ? abraço,

  66. LEO JAIME disse:

    boa tarde !

    comprei um carro a 3 anos preenchemos o DUT e assinamos e registramos no cartorio porém eu(comprador) nunca transferir o veículo. esses dias o veículo foi roubado, tenho seguro e a seguradora ta pedindo que enviei o DUT passando a propriedade pra seguradora mais o DUT ta com dados do antigo proprietário e eu como comprador ! o que eu faço ? posso fazer uma procuração passando o veículo e poderes pra seguradora ? fui num cartório e me disseram que o antigo proprietário tem que fazer uma procuração passando pra mim e eu fazer uma procuração passando pra seguradora ?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Leo

      Nesse caso sugiro que entre em contato com o Detran ou com um advogado especialista na área, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  67. Cristiano Miranda disse:

    Boa tarde, minha situação e um pouco complicada e não sei o que fazer, bem eu morava na Bahia e tinha comprado um veículo e estava pagando as parcelas dele tudo certo, fiquei desempregado e meu primo ficou com o veículo e pagando as parcelas , eu viajei para são Paulo e ele parou de pagar as parcelas e vendeu o veículo para outra pessoa, essa pessoa já tomou duas multas há 5 anos atrás tentei localizar essa pessoa para pegar o veículo e quitar as dividas e as multas mas nunca localizei o que devo fazer ????

  68. Carlos eduardo Lima de jesus disse:

    Eu vendi a moto e levei a documentação no Cartório e reconhecir, junto com a documentação minha e do comprador, assinamos o dut ecomuniquei o detran e agora o novo proprietário vendeu a moto e não passou pro nome dele e ainda perdeu o dut. O que eu faço, ele xerox do meu documento.

  69. Nícolas disse:

    Vendi uma moto para um colega de trabalho. Ele acabou trocando a moto por outra de menor valor e a pessoa que recebeu a vendeu a uma terceira pessoa, que por sua vez a vendeu para uma quarta. Assinei a transferência e acabou que a moto ainda está no meu nome só que com o endereço de outra cidade. esta pessoa já vendeu a oto a uma quinta pessoa, que repassou a uma sexta pessoa. esta me procurou para tentar transferir a moto pra ela, mas até agora nada feito. como faço para recuperar a moto, já que ela ainda se encontra em meu nome.?

  70. Lucas Sousa disse:

    eu vendi minha moto para um amigo de amigo, fomos no cartório reconhecer firma e tudo, mas n fui no detran fazer o comunicado pois não sabia e ele n fez a transferência, agora depois de 2 anos chegou multa em meu nome e eu n tenho a documentação e nem tenho contato com o comprador, o que eu faço?

  71. Gilvania alves da silva disse:

    Vendi meu carro para um amigo
    Pacelado mas nao transferir .
    Meu amigo vendeu o carro para outra pessoa ,que fizeram 11 multas
    To com 29 pontos na carteira eles pagaram as multas mas minha carteira esta retida
    Tem como eu combra deles que pague minha reciclagem e meus gasto de passagem e reciclagem

  72. Nicole Azevedo disse:

    Comprei um veículo e hoje o vendedor me ligou e solicitou que eu encaminhasse uma foto do novo documento transferido em meu nome para ele que o banco havia solicitado, porém nunca ouvi falar que teria que fazer isso, eu sou obrigada a enviar a foto do documento em meu nome?

  73. Ivan disse:

    Vendi um carro em 2013 mais ou menos e não tranferi depois o carro passou para uma outra pessoa e assinamos o DUT em cartório fiquei com um xerox autenticado em cartório tudo certo só por garantia.
    Daí passou uns anos e tudo certo estes dia fui fazer uma compra meu nome estava no Serasa fui ver o era tinha 3 anos pra pagar de IPVA peguei me Xerox e dei comunicação de venda e até no dia 07/01/2020. E ainda não saiu do Serasa oq faço?

  74. Eunice disse:

    Vendir um carro a mais de 5 anos, preenchir o DUT e até o momento o mesmo contnua em meu nome. o Que faço pra retirá?

  75. VANESSA GUEDES COSMO DA SILVA disse:

    Vendi meu carro a.uma.loja com.prazo 120.dias pra transferencia e assumi a divida pois peguei uma mixaria de diferença pagaram minimo.pra.assumir o restantes e ate agora faz 2 anos nao assumiram nao fui ao cartorio e nem se quer fiz a transferencia tive que ir procurar um.advogado e bora lá vamos ver o que vai da

  76. Filipe Tessari Bertolazi disse:

    Vendi um veículo a 3 anos, comprador ficou com dut em branco e ate hoje não transferiu é nem pagou impostos, meu nome entrou no SPC devido a dívida, oque fazer? O veículo foi desmontado e o comprador não acha peça para refazer. Como processo? Via judicial?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Filipe

      Nesse caso, sugiro que junte toda a documentação que tem e consulte um advogado, especialista na área. Ele poderá te orientar sobre como proceder.

      Equipe Portal

  77. Robson disse:

    Financiei um carro para outra pessoa, posso passar a titularidade para a pessoa que pagou?

  78. Robson disse:

    Financiei carro para terceiro. Posso passar a titularidade para esse terceiro?

  79. Viviane Ribeiro Batista disse:

    Vendi uma moto a 3 anos, não fiz a comunicação de venda. Foi feito todo processo no cartório e Agora começou a chegar multa ,tem como transferir essas multas para o comprador?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Viviane

      Você deve fazer a comunicação de venda. As multas podem ser transferidas se você indicar o condutor infrator (prazo está na notificação).

      Equipe Portal

  80. Leandro Bueno Garcia disse:

    Olá, vendi meu carro em Março de 2019, fiz a comunicação do Detran no mesmo dia da venda, tirei cópia autenticada do Dut, tenho a confirmação que o comprador transferiu o documento(site Detran), mas ontem recebi a notificação de uma multa! Agora não sei o que fazer, consegue ajudar? Obrigado.

  81. Olicesio de souza disse:

    Olá o meu carro eu vendi,assinamos o dut fomos no cartório, ja faz 2 anos eu acho que ja ta na mão de terceiro ,hoje chegou uma multa pra mim sem cnh o que devo fazer.

  82. Bernardo disse:

    Boa tarde. Passei meu carro pra uma revendedora como parte do pagamento para outro carro, onde financiei o restante. Deixei o DUT assinado pra eles poderem transferir para o novo comprador. Por sugestão deles, paguei o valor para eles fazerem a transferencia. Conclusão: não consigo pagar o Licenciamento do meu carro atual e até chegou uma multa pra mim do meu antigo carro!!! Realizei a troca em Julho do ano passado. Tenho o contrato de compra e venda. Será que consigo bloquear meu carro antigo com essa documentação (e tambem com documento de proprio punho junto a duas testemunhas:) ? A revendedora não aceita minhas ligações e nem responde mais no whats!! Quanto ao meu carro atual, tento falar com o antigo proprietario, mas nao consigo acha-lo (por nome ou cpf).. e quando tento pagar no banco, aparece a mensagem “SO PODE EFETUAR TRANSFERENCIA (BLOQUEADO POR FALTA DE TRANS FERENCIA/GRAVAME). (S02E71) (G999-999)”… É complicado… a gente faz tudo certo, mas sempre tem um espertalhão querendo passar os outros pra trás…)

  83. sandro disse:

    boa tarde, vendi uma moto em 2011 para um colega de servico,so que ate hoje o mesmo nao passou a moto pro nome dele e tbm nao tenho mais contato com ele,tinha passado o todos os documentos pra ele,hoje nao tenho nenhum dos documentos comigo,como procede nessa situacao,vou a delegacia e dou parte? Pq no detran nao me ajuda em nada. essa situacao ocorre no rj.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Sandro

      Nesse caso sugiro que junte toda a documentação que tem e procure um advogado, especialista em trânsito, ele poderá te orientar.

      Equipe Portal

  84. Carolina disse:

    Vendi o meu carro ainda com prestações. Pois não tinha mais condições de arcar. Passei o carro sem o compra e venda. A pessoa fez várias multas. Depois que a pessoa quitou passei o compra e venda. A pessoa diz estar transferindo a pontuação para a CNH dela mas não muda nada no sistema do Detran. Assim q passei o compra e venda fiz o comunicado ao DETRAN. O que realmente posso fazer para essas pontuações serem retiradas da minha CNH? Já tô pensando em entrar com danos morais contra a pessoa. Não sei como proceder.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Carolina

      A data da comunicação de venda é anterior as multas?

      Equipe Portal

      • Carolina disse:

        Olá, tenho um documento comprovando a data que ele levou o carro. Um documento feito em cartório.
        As multas são anteriores ao documento de comunicação de venda(DETRAN), pois só passei o compra e venda depois que ele quitou o carro. Então essas multas são do período de quando ele pegou o veículo comigo e até a comunicação no Detran de veículo vendido.
        E esse documento no cartório prova que o carro não estava comigo e que não fui eu que sofri as multas.

  85. MARCIO ESPINDOLA DA COSTA disse:

    Bom dia, Preciso de uma orientação por gentileza;
    Dei meu carro como entrada no financiamento por outro mais novo, porém esse carro ficou na revenda com uma procuração assinada por minha mãe ( que é a proprietária do carro); entrei no sistema do Detran e vi que o carro tem três multas e tem alguém o dirigindo pela cidade. minha dúvida é a seguinte; como ficam essas multas? minha mãe terá de pagar por elas mesmo que o carro foi entregue como entrada na aquisição de outro? O contrato que me foi dado no ato da compra, informando a data que deixei o veículo na revenda é válido para eu me resguardar de eventuais problemas?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Marcio

      Judicialmente pode ser uma garantia. Para efeitos administrativos esse resguardo só acontece quando você registra a comunicação de venda do veículo junto ao Detran. Se isso não foi feito, para o Detran não houve mudança de propriedade do veículo. Por esse motivo que não é indicada essa “procuração”, mas sim realizar a transferência no ato de entrega do veículo.

      Equipe Portal

  86. jeferson disse:

    Bom dia!
    por gentileza, vendi minha moto a uma pessoa somente com uma procuração.
    era leigo, agora ja se passaram 3 anos.
    foi passado de mão em mão.
    Virou um veiculo de rodar até perder.
    Multas e doc vencidos.
    mes passado fiz uma resttiçao por transferencia.
    então em uma blitz foi recolhida a moto.
    Eu paguei todos os atrasados e multas vencidas estou buscando a moto hoje.
    Gostaria de saber qual o direito. de alguém bater no meu portão dizendo que é o dono dela.
    Pois além dos pontos em minha carteira, Ipva atrasados ainda terei que arcar com despesas de depósito?

  87. Flavia Almeida Antunes disse:

    Boa noite
    Vendi um carro pela agência no ano de final 2018. Onde a agência fez uma procuração e não passou o carro para o nome da empresa. Chegou multa no meu nome. Aí descobri que o novo dono não passou o carro no nome dele. Fiz a comunicação de venda mês 11/2019 e até agora o carro não sai do meu nome o que fazer neste caso?

  88. Rosimeire disse:

    Boa tarde,vendi meu carro para pessoa física,o mesmo esta com o doc atrasado a pessoa ainda vai regularizar,mais se até la o carro for apreendido e o comprador não tiver como retirar o carro, já que teria que pagar a vista,o comprador é obrigado a quitar as parcelas mesmo sem o carro?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Rosimeire

      Se você está se referindo aos débitos do veículo (taxas, impostos e multas) sim é preciso quitá-los para liberar o veículo.

      Equipe Portal

  89. Francienne Tomaz disse:

    Vendi minha moto para um cara, dai ele não transferiu, mais vendeu pra outro o qual não tenho mais conhecimento, está chegando multa em meu nome, pois não foi feito a transferência, eu posso pedir busca e apreensão na moto é recupera lá?

  90. Morgana maria do nascimento disse:

    Comprei um carro de um amigo só que ele tinha com comprado o carro do amigo dele que já tinha comprado de outro amigo resumindo o carro tá na quarta pessoa que sou eu, só que eu comprei paguei na hora ele mim deu o carro e não foi feito nei um documento em cartório nei nada do tipo comprei o carro sem saber que o cara tinha tomado 5 multa e o carro tá no nome da primeira pessoa só que agora “dono do carro”a pessoa que o carro tá no nome quer ir na delegacia da o carro como roubo por a terceira pessoa q comprou o carro não ter pago a multa nei ter feito a transferência e agora o carro tá comigo e não sei oque fazer

  91. Renato Monteiro da silva sousa disse:

    Ola vendi uma moto e passei somente a procuração para comprador pós ainda estava alienada.
    Depois de chagar varias multas ,eu descobri que a moto esta presa no depósito.
    Caso eu pague os débitos e retire a moto .
    Como devo agir com o comprador.
    Ele nao iria retirar a moto pq valor das multas ja passam valor que me pagou .

    • Mariana Czerwonka disse:

      Renato

      Veja o que diz a reportagem:

      https://portaldotransito.com.br/noticias/o-que-fazer-se-o-veiculo-que-vendi-nao-foi-transferido-veja-dicas/

      Depois de concluído esse processo, o carro não pode ser licenciado novamente até que a transferência original seja efetuada. Se mesmo assim, o comprador não transferir o veículo, este poderá ser removido em uma blitz. E se isso acontecer, apenas o proprietário original pode retirá-lo, o que na prática significa o fim da posse do veículo por parte do comprador em situação irregular.

      Se o veículo possuir multas de infrações cometidas e tributos atrasados pelo comprador com o carro no nome do antigo proprietário, o vendedor deve ingressar com recurso junto aos órgãos responsáveis pelas cobranças e provar com documentos que não estava mais em posse do veículo.

      Equipe Portal

  92. Mauro Roberto disse:

    Vendi uma moto so que sem preencher o recibo .não encontro o comprador para passa para nome dele ,e está causando inflação caindo no meu nome .Como devo prosseguir

  93. João Veiga filho disse:

    Eu vendi fis a transferência no cartório e eu não fis comunicado de venda se passou um ano e agora recebi um protesto do documento do carro o carro está apreendido batido e o cará preso falou pra mim ficar com o carro só que tem divida de patio e outras coisas oque fazer

  94. Rubiane disse:

    Vendi meu carro não fui ao cartório porque confiei na pessoa, assinei e datei o DUT mas a pessoa não transferiu ainda e sumiu, quais providências devo tomar?

  95. Uglaiderson Eler disse:

    Vendi um caminhão para um rapaz acreditei nele e dou meu erro, pois bem ele não me pagou e ainda vendeu o caminhão pra outro estado se quer sei por anda anda esse caminhão mas começou a aparecer multas em meu nome pois não foi feita a transferência e nem a comunicação de venda pois o comprador sumiu no mapa.
    Conclusão eu não consigo localizar o veículo e nem o comprador como posso fazer pra que eu tire esse caminhão do meu nome uma vez que não consigo contato com o comprador e ninguém?

  96. Ana Quele disse:

    Eu e o meu Ex,compramos um carro e o carro ficou no meu nome,porém não dirijo e nem tenho CNH. No término da relação ele sumiu com o carro e não pagou as multas e despesas de ipva licenciamento e o seguro DPVATI. Não quer transferir nem as multas e nem o carro para o nome dele é nem que me devolver o carro para que eu resolva. O que posso fazer neste caso???

  97. Tiago Luiz da cunha disse:

    Vendi o carro entreguei todos os documentos parra o comprador ele não transferiu os documentos e está chegando multas no meu nome o que fazer

  98. Paulo César de Moura Rosa disse:

    Boa noite meu carro não estava em
    Meu fiz uma troca em outro quê
    Também não estava no nome
    Da pessoa quê fez a troca comigo
    O documento do carro que ele me Passou
    Estava com o documento em dia o ano atual mas eu estava sem assesso a internet no momento não tiver como
    Fazer pesquisa no documento do carro dele quando eu dive como pesquisar
    Encontrei 4 multas eu posso recorrer
    A algum órgão ou oque eu faço

  99. JOSE DOS REIS DANTAS disse:

    Vendi minha moto e entreguei o recibo em branco..e o rapaz não me procurou pra transferir..o que fazer..

    • Mariana Czerwonka disse:

      José

      Você deve fazer a comunicação de venda junto ao Detran assim que o atendimento for retomado, por enquanto os prazos estão suspensos. Nesse meio tempo, sugiro que entre em contato com o novo proprietário e acertem essa documentação.

      Equipe Portal

  100. Juliana disse:

    Boa Tarde,meu marido vendeu a moto já faz cinco anos ele deixou tudo com ela a pronta só pra transferir,só que agora apareceu o nome dele sujo,justamente por causa dessa moto que ainda está no nome dele,o que ele dever fazer?

  101. Carlos Campos Jr disse:

    Boa Tarde Mariana,

    Vendi um veículo fiz a comunicação de venda no prazo correto, o DETRAN PA informou que meu processo foi deferido, tudo isso em 2011. Até hoje 2020, o veículo ainda está em meu nome e já fui acionado pela Secretaria de Fazenda Estadual por estar com o licenciamento em atraso, inclusive fui acionado por já estar na dívida ativa da União, por falta de pagamento das taxas referentes ao veículo.

    O veículo no site DETRAN PA ainda consta no meu nome, mas também consta como “Novo proprietário” a pessoa para quem vendi o carro.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Carlos

      Sugiro em primeiro lugar que entre em contato com o Detran/PA e peça orientações sobre como proceder pois você fez a comunicação de venda. Se eles não conseguirem uma solução para o seu problema administrativamente, acredito que você deverá acionar o Estado e o novo proprietário judicialmente.

      Equipe Portal

  102. Virgílio disse:

    Bom dia Mariana…vendi meu carro no.meu nome com uma divida de 3.500 sendo uns 2.300 de licenciamento e ipva e o restante de multa …pedi 3.000 pelo carro e ele assumia as dividas …vamos no cartório preencher os papéis semana que vem …Ele Ta pedindo tds os ipvas antigos que tenho guardado e o recibo em branco…o que devo fazer …fazendo transferência no cartório automaticamente as dividas pendentes e multas passadas e futuras vão pra ele?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Virgílio

      Não é automático, mas para conseguir transferir o veículo para o nome dele, ele terá que quitar todos os débitos anteriores. Além disso, é importante que você comunique a venda do veículo junto ao Detran, mas para isso terá que ter o DUT preenchido.

      Equipe Portal

  103. Weliton disse:

    Comprei um carro com 2000 de IPVA, o vendedor deu comunicado de venda , agora queria vender o carro , tem como tirar minha responsabilidade do carro, sendo que foi dado comunicado de venda em meu nome

    • Mariana Czerwonka disse:

      Weliton

      Se o comunicado de venda foi feito em seu nome não há como repassar para um terceiro sem antes regularizar a situação.

      Equipe Portal

  104. Josiane disse:

    Vendi meu carro em março de 2018. Assinei o DUT junto com comprador e registrei no cartório, porém não sabia que deveria comunicar o Detran. Agora descobri que o veículo ainda está em meu nome. O que posso fazer?

  105. Comprei um veículo fiz o reconhecimento em cartório pelo antigo dono e altentique tudo certo mais repassei pra outra pessoa pra ele transferi pro nome dele como dupla transferência mais ele não transferiu deixo como tá e tem mais de 2’500 de dívida agora ele não que fazer nada o que eu tenho que fazer pra resolver essa dor de cabeça mais rápido possível com ele não tem conversa e o carro tá batido não vai arrumar pra fazer o documento agora

  106. Wil disse:

    Vendi uma moto para um primo so que a venda foi no boca a boca sem documentação nenhuma.
    So que agora ele fez uma troca por outra moto e passou a minha moto pra um terceiro e o terceiro deixou todos os documento atrasar o que eu posso fazer para resolver isso.
    Pois conversar no resolveu nada

  107. Leandro disse:

    Vendi o carro e não comuniquei a venda o comprador não quer transferir está dificultando as coisas e multas vem chegando.
    Devo ir a delegacia prestar queixa de roubo?
    Oque isso pode acarretar?

  108. ADRIANO disse:

    Vendi a moto de minha esposa e vendi por boca e a pessoa e nao fizemos comunicação de venda.e a moto simiu e a pessoa sumiu tbm.e encontrei a moto esta com uma pessoa de munha cidade mas ela nao quer assumir nada o que devo fazer.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Adriano

      Você deve juntar toda a documentação que tem e procurar um advogado, especialista na área, ele te orientará sobre como proceder.

      Equipe Portal

  109. Tenho um veículo financiado em meu nome é está com outra pessoa está pessoa deu a entrada do volar e se comprometeu em pagar as parcelas e transferir o financiamento do veículo para o seu nome porém isto ainda não aconteceu e já se passará uns seis meses agora emprestou o veículo para outra pessoa e a mesma fez multa no veículo questionado em ralação a isto ela me ofereceu uma negociação em relação ao veículo que se encontra em meu nome pediu que eu devolvesse o valor que ela deu de entrada e as parcelas que já pagou mais o Ipva que ela pagou gostaria de saber se isto está correto ou oque posso estar fazendo com relação a retomada do veículo uma vez que até o momento ela não procurou fazer a transferência de financiamento do veículo do meu nome pra passar para o dela e venho pedindo que fizesse a transferência inúmeras vezes porém sem resultado então preciso de esclarecimentos se puder me ajudar com o suas dúvidas.Desde já agradeço

    • Mariana Czerwonka disse:

      Angela

      Essa não é bem uma questão de legislação de trânsito. Sugiro que junte toda a documentação que tem e procure um advogado, ele te orientará sobre como proceder.

      Equipe Portal

  110. Charled disse:

    Vendi uma moto em 1999, não existia comunicado de venda na época, não lembro p quem vendi nem se a moto existe ainda, nunca foi pago os documentos desde a época do acontecido, meu nome foi a protesto por isso,no que devo fazer?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Charled

      Nesse caso você deve juntar toda documentação que tem e procurar um advogado especialista na área, ele te orientará sobre como proceder.

      Equipe Portal

  111. Josivaldo disse:

    Vendi uma moto que esta no nome da empresa, passei o recibo autenticado, mais o comprador não transferiu, fiquei apenas com uma cópia mais não autenticada, como proceder?

  112. Ana disse:

    Preciso de ajuda colegas sobre o assunto dos carros. Me mandem e-mail PF.

    machadoisabel053@gmail.com

  113. Mariana Pereira de Almeida Oliveira disse:

    Eu vendi meu carro foi preenchido os papéis mas o novo dono se desfez dele e vendeu a outra pessoa e não transferiu pro nome dele e ainda está no meu nome só nesse mês recebi mais de quatro multas e duas delas grave o que devo fazer ?

  114. Renato Rita Caon disse:

    Vendi meu carro para um conhecido, assinei o DUT e ficaram de quando chegassem noutra cidade me mandariam o valor. Não me pagaram e ainda venderam para outro que diz que o carro agora é dele porque comprou de boa fé, ainda que tenha comprado pela metade do preço que vale. O que fazer?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Renato

      Sugiro que reúna toda documentação que tem e procure um advogado, especialista na área, ele poderá te orientar.

      Equipe Portal

  115. Maicon disse:

    No meu caso e ao contrário comprei um carro , peguei o recibo em branco . Mas o proprietário atual não quer passar para o meu nome oq devo fazer?

  116. Rerison disse:

    Boa tarde vendi uma moto a um amigo e ele não transferiu para o seu nome . É para completar a moto foi pressa por mal conservação .. ele não tem condições de tirar a moto é pra mim não compensa tira devido muitas … Oque posso fazer para tirar as multas e ela do meu nome

  117. Eduardo disse:

    Boa tarde! Vendi um veículo ha muitos anos sem contrato, essa pessoa vendeu para outra, que vendeu para outra e para outra, hoje não sei com quem está o veículo e ainda está em meu nome, o que posso fazer?

  118. Felipe Camargo disse:

    Boa noite, fiz uma venda de boca a boca de uma carro que está com o doc certo e o recibo em branco, mas eu não sei onde mora o dono legítimo do carro, pois ele não estava no meu nome. Agora o comprador do carro está querendo me processar, mesmo eu avisando-o que não conhecia ou tinha contato com o dono legítimo, posso ser lesado de alguma forma com essa situação?

  119. Nicassio disse:

    Boa tarde vendo meu carro não foi acionado o recibo por conta da pandemia , nos fizemos uma procuração no cartório reconhecido firma .
    Ele falou que com essa procuração ele vai passa o carro para o nome dele sem precisa de mim assim que o Detran volta normal. Estou com muito medo dele continua com o carro no meu nome . Com essa procuração eu posso fica tranquilo?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Nicassio

      Por enquanto esses processos estão interrompidos, mas você pode comunicar a venda após passar a pandemia. Ou verificar se não é possível fazer online através do Detran de seu estado.

      Equipe Portal

  120. Gleivison Pastor disse:

    Comprei um veiculo, porem o veiculo esta no nome de uma pessoa e com o Dut preenchido no nome de uma outra pessoa que está presa e o veiculo com comunicação de venda, eu ja passei o veiculo e agora gostaria de transferir. Gostaria de saber se é possível transferir sem passar pelo nome da pessoa que o documento está preenchido, ou se poderia me informar a melhor maneira de finalizar a transferencia para esse alguém preso para depois passar para meu nome.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Gleivison

      Nesse caso, você deverá entrar em contato com o Detran de seu estado, pelos canais de atendimento online, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *