Publicado em 17 de março, 2014 as 18h27.

Cor predominante

Por Marcelo Araújo.

Cor predominante dos carros

Dentre as características do veículo, constantes em seu documento de registro (CRV), além de marca, modelo, potência, capacidade, constará também a cor predominante. Aliás, a “característica” (se é que podemos considerá-la como tal) é a única cuja alteração não precisa, por óbvio, ser submetida à inspeção em organismo credenciado pelo Inmetro, dependendo apenas de autorização do Detran. A cor é um elemento de identificação visual tanto para fins de autuações por infrações quanto cometimento de crimes.

O assunto parece um pouco simples, mas, em função da existência de uma diversidade de cores com tonalidades confusas (azul esverdeado ou verde azulado?), nomes de cores das mais criativas, já trazem dúvidas na hora de definir objetivamente a predominância, que não se dirá quando há diversidade de cores, desenhos e pior ainda, adesivos. Prevendo essa diversidade é que o DENATRAN criou um código especial de registro que caracteriza a cor “Fantasia”, que é aquele caso em que o veículo contenha pinturas de diversas cores e não possibilita a definição da predominância. Com a moda do “tuning” na decoração da lataria é um assunto que em breve trará questionamentos.

O pior acontece quando o carro é “adesivado”, e não pintado e em algumas situações o Código de Trânsito trata diversamente as situações. Exemplos: o Art. 120 do CTB estabelece que os veículos oficiais (placa branca) somente podem ser registrados nessa situação se houver indicação por “pintura” nas portas representando o órgão ou entidade pública; o Art. 136 do CTB, que trata dos veículos de escolares, estabelece o requisito da “pintura” de faixa com o dístico “ESCOLAR”; o Art.154 do CTB trata distintamente os veículos usados em aprendizagem (dístico “AUTO ESCOLA”), pelo qual os veículos exclusivamente destinados a isso (placa branca com caracteres em vermelho) o dístico deve ser “pintada”, enquanto que no veículo utilizado eventualmente na aprendizagem (placa cinza e caracteres em preto) a identificação se dá por “faixa removível”.

Um problema surgiu quando um veículo é “envelopado”(todo adesivado) ou para decoração pessoal ou por pertencer a empresa como forma de publicidade, sem que tivesse havido pintura. Isso pode ser verificado em carros, motos, caminhões e outros veículos. Não é proibido colocar adesivos no veículo mas o problema é quando a adesivação encobre toda a pintura. O Art. 14 da Res. 292 do CONTRAN estabelece que tanto pela pintura quanto plotagem que ocupe área superior a 50% com uma cor definida essa passará a ser a cor predominante, e caso se torne inviável determinar tal predominância a cor constante no registro será ‘fantasia’. Não há nada que fale sobre as peças de plástico entrariam ou não nessa avaliação, eventualmente poderiam se manter na cor natural, antigamente havia teto de vinil e atualmente é muito comum teto envidraçado.

55 respostas para “Cor predominante”

  1. Rodrigo disse:

    Muito bom conteudo.. ajudou bastante.. !!!

  2. Frederico disse:

    Não me respondeu o que perguntei. Meu carro é azul Búzios e queria saber se posso por exemplo pintar de azul vitality. E não consegui esclarecer.

  3. cagner disse:

    minha moto é verde, posso pintar ela de outra tonalidade de verde?

  4. Joao disse:

    Sim podem pintar de outra tonalidade da cor que o veiculo possui. Exemplo, no documento esta marcado que o carro e amarelo, vc pode pintar ele de qualquer tonalidade de amarelo que quiser.

  5. Wellingthon disse:

    Minha moto no documento eh cinza mas fundo eu pintei de preto mas tanque cinza será que eu tomo multa eh um xre adventure

  6. Joas disse:

    Minha moto e prata no doc. Posso pintar só o tanque de preto ..as outras carenagens continuarão prata …E uma falcon 1999

  7. Odair disse:

    Boa tarde , sera que alguém pode me dizer algo sobre vistorias veicular !? tenho um fusca cuja a cor predominante e o amarelo , porem tive de fazer funilaria nos para-lamas , mais par não vencer o meu recibo, eu coloquei de volta sem pintar.sera que passa sem a pintura ja que a cor predominante esta intacta

  8. Bruno disse:

    Uma pergunta minha moto é amarela gostaria de envelopar ela de um amarelo cor de ouro (dourado) é proibido? Desde ja agradeço

    • Mariana Czerwonka disse:

      Bruno

      Se for alteração da cor original, deverá passar por vistoria no Detran para alteração na documentação.

      Equipe Portal

  9. Vitor Menezes disse:

    Tenho uma Titan Prata do tanque cromado isso diferencia o Prata do cromo?

  10. marcos disse:

    ola meu carro e prata e no documento veio preta oque devo fazer

  11. Rafael disse:

    Olá boa noity,tenho uma moto cinza e pintei de prata metálico,da problema ou é a msm cor do cinza ?

  12. Matheus disse:

    minha moto é vermelha, posso pintar as carenagens traseira e paralamas dianteiro(plástico) de preto? deixando o tanque vermelho. É uma Cg 150/2004

  13. Edjaelson disse:

    Meu carro e de cor cinza i gostaria de envelopalo por completo da mesma cor so q outra tonalidade precisa mudar a documentacao para fantasia ou como se trata da mesma cor n precisa

    • Mariana Czerwonka disse:

      Edjaelson

      O envelopamento é permitido, desde que, caso a alteração seja feita em mais de 50% do veículo, o motorista deve registrar junto a DETRAN a alteração da cor no CRV.
      A vantagem é que se a cor do envelopamento for a mesma do veículo, não é necessário modificar no CRV.

      Equipe Portal

  14. Cláudio Luiz Amaral disse:

    Minha moto é azul porem bem fosco posso pintar de azul metálico?

  15. Walmir Redua cruz disse:

    Tenho uma caminhonete twuner o documento diz que a cor predominante é dourada, mais ela é de cor prata. Está certo? Obs: pelo que sei essa cor é original.

  16. José Carlos Da Fonseca disse:

    Meu carro é vermelho, e no crv esta a cor predominante só esta vermelho e nada mais. Será que posso envelopar com qqr tonalidade que seja vermelha???

  17. Alana de Jesus Souza disse:

    Oi minha moto e laranja , posso pintar de preta
    O que posso fazer pra conseguir ?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Alana

      Para mudar a cor do veículo precisa de autorização do Detran. Ligue para o órgão no seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  18. Reina disse:

    Tenho um Fusca vermelho gostaria de pintar de rosa preciso de autorização?

  19. Lucas Cauan disse:

    Eu tenho uma fã 160 ela é preta + eu quero pintar tanque dela de azul escuro tem que algum problema

  20. Sergio disse:

    Oi Boa noite , gostaria de saber uma coisa , meu carro é azul buzio na lataria quase um preto, bastante escuro a cor azul buzio, Mas no documento é preto eu posso usar esse azul que é parecido com o preto a noite ele fica preto e De dia um azul epreteçado, posso usar de Boa boa ou da algum problema??

  21. Paulo Ricardo disse:

    Boa noite, tenho uma moto preta queria saber se eu colocar o paralama e a caregem do farol branca da multa?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Paulo

      Qualquer mudança nas características originais do veículo deve ser autorizada pelo Detran, se não é infração de trânsito.

      Equipe Portal

  22. Vagner S.Fernandes disse:

    Boa noite tenho uma Kombi branca e gostaria de pintar o teto até a faixa das janelas de preto eu posso fazer isto , será que não dará problema pois não irá utrapassar 50% da cor original do carro

    • Mariana Czerwonka disse:

      Vagner

      Sugiro que antes de fazer a modificação, consulte o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  23. Izaquiel aguar disse:

    Minha moto é cinza metálico.. posso envelopar com outro cinza?

  24. Isadora disse:

    Eu pintei duas pequenas partes não foi nem peças completas da minha moto, ela é branca é pintei uma peque a parte na frente e uma atrás por conta de arranhados, isso tem algum problema, pois a cor predominante ela ainda é o branco?

  25. Francisco Raimundo nunes disse:

    A minha moto e vermelha e o tanqui dela e branco . Mais no documento ela conta vermelha . Aí o branco do tanqui envelopei de preto fusca será que tem algum problema

  26. Rafael pedreira disse:

    Minha moto é vermelha posso pintar o tanque de vinho?

  27. João Pedro de Alcântara Mota disse:

    Eu tenho uma CG TITAN 160 2020 Azul-escuro perolizado (de noite ela é preta e de dia o azul é quase imperceptível), não alterei nada nela, levei os documentos que vieram com ela para fazer o documento e ele veio como “Cor predominante: AZUL”. Estou com medo de tomar uma multa pois ela é basicamente preta (no google tem fotos dela) tem algum risco ou algo que eu possa fazer? Desde já obrigado!!!

  28. Josiane disse:

    Boa noite

    Tive que trocar o parachoque do meu carro, porém meu carro é cinza e o parachoque novo vem na cor original de fabricação que é preto.
    Sou obrigada a pintar urgentemente, para não levar multa, ou posso andar com ele assim até pintar?

  29. Geruza disse:

    Bati minha caminhonete, tive q trocar o capô e a lateral do Paralama direito. A cor da minha caminhonete é azul bem escura e o capô e o Paralama é branca. Se for parada ,posso levar uma multa?

  30. WESLEY MENDES SOARES disse:

    MEU CARRO É BEGE POSSO PINTAR DE BRANCO SEM MECHE NO DOCUMENTO

  31. Priscila disse:

    Meu carro é chumbo tá plotado de chumbo, porém no documento tá cor fantasia, meu carro pode ser apreendido por isso?

  32. João Batista disse:

    Minha moto e preta , mais fiz duas faixas grandes em vermelho no tanque. Posso levar multa só por conta do tanque?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *