Publicado em 11 de junho, 2015 as 09h55.

Você sabia que existe uma temperatura ideal para dirigir?

Por Mariana Czerwonka.

Temperatura dentro do veículoApesar de poucos terem conhecimento, a temperatura no interior do carro é muito importante e influencia no ato de dirigir. Um condutor que está passando calor pode desencadear sintomas de fadiga, o que pode contribuir para momentos de distração e “desligamentos” do condutor.

Essa condição é muito perigosa e pode causar acidentes. Por outro lado, dirigir com muito frio também não é uma experiência agradável e pode causar desconforto para o condutor. Especialistas no assunto recomendam que a temperatura no interior do veículo fique entre 22° e 24°. Se a temperatura exceder 27° o risco de acidentes aumenta em 11%, se a temperatura atingir 32°, o risco pode aumentar em 22%.

O maior aliado para manter a temperatura ideal no carro é o ar-condicionado, que antes era um item de luxo e atualmente é um elemento fundamental nos veículos.

Como obter a temperatura correta

Para conseguir chegar nessa temperatura, o Portal do Trânsito dá algumas dicas. A primeira delas é que num dia de muito sol, ao entrar no carro, os primeiros quilômetros devem ser feitos com as janelas totalmente abertas, para ventilar o interior do veículo. Depois disso, deve-se ligar o ar-condicionado para se chegar à temperatura ambiente ideal.

O ar-condicionado deve ser cuidado como um equipamento de segurança. Precisa de uma manutenção regular adequada para estar sempre em bom estado e não prejudicar a saúde do usuário.

Outra dica é tentar manter uma temperatura não muito diferente da que está lá fora, pois grandes variações são prejudiciais à saúde. Lembre-se de desligar o ar quando o carro estiver com uma temperatura adequada, mas em viagens longas, é preciso ativá-lo por curtos períodos de tempo para manter a temperatura ideal.

No tópico: Curiosidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *