Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Você sabe como dirigir com ventos fortes? Veja aqui


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/09/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Vento no carroO vento é uma condição adversa de tempo e, como outros fenômenos climáticos, pode interferir na segurança do trânsito. Um vento muito forte pode empurrar o carro ou desviá-lo do trajeto, principalmente quando surge de repente como na saída de um túnel, por exemplo.

Como agir

Em primeiro lugar, é preciso observar a vegetação e as árvores e analisar a direção do vento. Ventos muito fortes vindos de frente são perigosos e o condutor deve reduzir a velocidade imediatamente. Segundo especialistas em direção defensiva, em caso de ventos transversais ao carro, o ideal é abrir as janelas e redobrar a atenção.

Ao ultrapassar veículos grandes, o condutor deve ficar atento às variações do vento e o controle sobre o veículo. “O importante nessas condições é trafegar em uma velocidade que permita manter a trajetória do veículo”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

O condutor nunca deve fazer movimentos repentinos na direção e que possam causar a perda de estabilidade do veículo.  “Outra dica é ter atenção com objetos que podem ser arremessados contra os vidros”, finaliza Mariano.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *