Publicado em 11 de janeiro, 2020 as 13h18.

Veja como solicitar o reembolso do DPVAT

Quem pagou o valor a mais do Seguro Obrigatório, que estava valendo até a semana passada, pode solicitar a devolução a partir do dia 15

Por Mariana Czerwonka.

Moto DPVAT
Foto: Arquivo Tecnodata.

A Seguradora Líder, que administra o Seguro Obrigatório  de Danos Pessoais Causados por Veículos (DPVAT), informa que vai começar a devolver na próxima quarta-feira (15) o valor a mais pago pelo benefício, após o ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizar a redução na tarifa – seguindo resolução do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados).

Para solicitar a restituição da diferença, a Seguradora Líder disponibiliza o site https://restituicao.dpvatsegurodotransito.com.br, onde deverá ser informado: CPF ou CNPJ do proprietário, Renavam do veículo, e-mail de contato, telefone de contato, data em que foi realizado o pagamento a maior, valor pago, banco, agência e conta corrente ou conta poupança do proprietário.

Ao enviar a solicitação, o proprietário receberá um número de protocolo para o acompanhamento da restituição, no mesmo site. Após o cadastro, a restituição será processada em até dois dias úteis, dependendo, apenas, da compensação bancária para a sua finalização.

A nova tabela, aprovada pelo CNSP, reduz de R$ 16,20 para R$ 5,23 a tarifa para carros de passeio e de R$ 84,58 para R$ 12,30 o valor referente a motocicletas.
Veja os valores que estão valendo:

Automóveis particulares, táxis e carros de aluguel, terão uma redução de 68%, de R$ 16,21 em 2019 para R$ 5,23 em 2020.

Para os ciclomotores, o valor cairá de R$ 19,65 para R$ 5,67, uma queda de 71%.

O valor para caminhões será de R$ 5,78, redução de 65,4%.

Os ônibus, micro-ônibus e lotações com e sem frete terão o seguro reduzido em 72,1% e 67,3%,respectivamente, os valores ficarão em R$ 10,57 e R$ 8,11.

Já o seguro para as motocicletas e motonetas, que concentram a maior arte dos acidentes de trânsito que demandam o acionamento do DPVAT, o valor terá uma redução de 86% caindo de R$ 84,58 para R$ 12,30.

Outras informações

É importante destacar que o site restituicao.dpvatsegurodotransito.com.br receberá somente os pedidos de restituição da diferença de valores pagos referente ao Seguro DPVAT 2020.

Para o proprietário que pagou o Seguro DPVAT 2020 duas vezes, a solicitação da restituição destes valores deve ser feita pelo https://www.seguradoralider.com.br/Contato/Duvidas-Reclamacoes-e-Sugestoes.

Os proprietários de frotas de veículos devem enviar um e-mail para restituicao.dpvat@seguradoralider.com.br.

114 respostas para “Veja como solicitar o reembolso do DPVAT”

  1. Fábio Aurélio disse:

    Eu comprei um veículo em julho do ano passado transferi para meu nome e agr não consigo retirar a taxa do dpvat de 2020 pq a seguradora líder diz que está em aberto o dpvat de 2019 como assim isso pode ter acontecido?

  2. Marlene lisboa nolasco madeira disse:

    Paguei meu dpvat no valor de 84,oo vou receber o reembolso. Obrigada

    • Jonny Hayashi disse:

      Acabei de entrar no site para a restituição, mas está dando uma mensagem de pagamento não localizado. Todos os dados preenchidos corretamente. Sei não…..

  3. Marcelo barboza de oliveira disse:

    Reembolso

  4. Paguei o valor de 84,58, queria o reembolso, pois o valor foi reduzido para 12,30

  5. Ademir gauer disse:

    Como Fasso para fazer o cadastro

    • Mariana Czerwonka disse:

      Ademir

      Para solicitar a restituição da diferença, a Seguradora Líder disponibiliza o site https://restituicao.dpvatsegurodotransito.com.br, onde deverá ser informado: CPF ou CNPJ do proprietário, Renavam do veículo, e-mail de contato, telefone de contato, data em que foi realizado o pagamento a maior, valor pago, banco, agência e conta corrente ou conta poupança do proprietário.

      Equipe Portal

      • kelcilene disse:

        Engraçado voçês passam esse email para fazer o cadastro mas nunca dá certo . mesmo com todos os dados corretos. O que fazer quando não consigo fazer esse cadastro???

        • Mariana Czerwonka disse:

          Kelcilene

          O site indicado está apresentando instabilidade e alguns erros. Sugiro que entre em contato com a Seguradora Líder, responsável pelo reembolso, para que possam te orientar.

          Central de Atendimento (consultas sobre indenizações e prêmios – das 8h às 20h)
          Capitais e regiões metropolitanas: 4020-1596. Para outras regiões: 0800 022 12 04

          Equipe Portal

  6. Eu paguei o seguro e licenciamento da minha moto.O seguro e rs12.30 e eu paguei rs84.58.Como que eu faco para pegar o que eu paguei a mais.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Osvaldo

      Para solicitar a restituição da diferença, a Seguradora Líder disponibiliza o site https://restituicao.dpvatsegurodotransito.com.br, onde deverá ser informado: CPF ou CNPJ do proprietário, Renavam do veículo, e-mail de contato, telefone de contato, data em que foi realizado o pagamento a maior, valor pago, banco, agência e conta corrente ou conta poupança do proprietário.

      Equipe Portal

  7. Hoje, dia 15/01 tentei várias vezes cadastrar-me para restituição e não consigo. A mensagem que aparece é “NÃO LOCALIZADO PAGAMENTO” Será que é mais uma dor de cabeça para receber esse valor pago a maior?

  8. Olá agora na parte da manhã tentei fazer o cadastro da restituição e aparece a mensagem :

    Informação!
    Dados inconsistentes

    E fica entra um novo código, o único campo que não preenchi foi o campo de digito da agência porque realmente não tem, seria este o problema ou esta com instabilidade o portal ?

    • Erika Aline disse:

      Nossa, estou exatamente com o mesmo problema. Minha conta é da caixa e não tem dígito da agência, só da conta. Aí aparece essa mensagem “dados inconsistentes”

    • Dailla Vale disse:

      Mesmo problema…. A moto tá no nome do meu marido, paguei pelo meu internet banking. E não consigo cadastrar nem os dados dele nem os meus. Tentei os dados dele, junto com meus dados bancários e vice e versa mas não deu. O do carro que foi pago com o internet banking dele, caiu na hora.

  9. Marcelo disse:

    Bom dia , estou tentando , me cadastrar , pois paguei 06/01/2020 o valor de R$ 16,21 correspondente ao DPVAT 2020 , e ao termino do cadastro quando vou concluir recebo a mensagem que o pagamento informado não foi localizado!!!
    O pagamento foi feito via internet pela pagina do próprio banco Itaú onde tenho o renavan cadastrado!
    o que fazer para reaver o valor dessa diferença paga a mais?

  10. alexandre siqueira disse:

    Bom dia. Estou transferindo um carro para meu nome, no momento da entrada da documentação, haviam multas e licenciamento para serem pagos. Eu fiz o pagamento em meu nome, porém, o carro ainda estava no nome do antigo proprietário. Na ocasião do pagamento das multas, licenciamento, emplacamento, fiz tambem o pagamento do DPVAT 16,21.
    Ao entrar com os dados para restituição aparece erro, informando que o pagamento não foi localizado. A restituição localiza pelo valor somente de 16,21, por isso nao encontrou, porque fizo o pagamento de um montante de 987 reais, dos quais os 16,21 estão dentro, porém, na restituição informa que o valor não vou encontrado. Já tentei em meu nome e CPF e tambem do antigo proprietário. Obrigado

  11. adriana favarato disse:

    estou tentando e diz que nao localiza o pagamento coloquei todas informaçoes solicitadas e diz q nao localiza estou com os recibos em maos, como fazer agora

  12. felipe arruda disse:

    Estou solicitando o reembolso pelo site e está dando “O pagamento informado não foi localizado.” mas eu paguei… como faço? você tem alguma ideia?

  13. wil disse:

    qual valor exato que tenho que colocar no campo de pagamento? quando coloco a diferenca de 72,28 informa pagamento não localizado

  14. Eliana disse:

    Foi pago o dpvat mais meu esposo não tem conta em banco.como posso receber a diferença desse valor ?

  15. Tamires marina preto de souza disse:

    Se não tiver conta no banco como faço pra reembolsar esse valor???

  16. Bruna disse:

    Meu marido pagou o valor maior do DPVAT só que ele não tem conta pra pedir a restituição como faço?

  17. Paguei meu depvat dia 11/102019 Tou querendo receber minha restituição o sistema ñ tá encontrando meu pagamento,pode uma coisa dessa

  18. Quem pagou seguro de dois veículos como q pega a restituição,É o mesmo procedimento pra quem pagou só de um ou não??

  19. Fabiano disse:

    Paguei tudo, entrei no site e aparece pagamento não informado,quando vai finalizar o cadastro,que fazer ?

  20. APARECIDA DE BARROS ALVES disse:

    tetei agora fazer o cadastro para reembolso no site mas diz que nao localizaram meu pagto e agora ?

  21. ACACIO LOPES disse:

    o site não abre!

  22. ACACIO LOPES disse:

    acho que seria mais fácil descontar no licenciamento.

  23. Rodrigo Willyan disse:

    Não estou conseguindo fazer o cadastro, o site está travando muito e fica carregando e não dá sequência ao cadastro e nem fala onde estou errando, ele pede um numero de digito da conta que não existe…

  24. Juliana Viana disse:

    Estou tentando me cadastrar para ter minha restituição e quando finalmente finalizo e aperto (cadastrar), só da erro de sistema e não conclui o serviço . Isso é chato e cansativo.

  25. Daniel Oliveira roca disse:

    Não consigo transmitir a solicitação da restituição do dpvat…estou tentando
    .já tentei inúmeras vezes e sempre aparece uma observacao….ocorreu um erro.
    .não consigo também relatar essa ocorrência no site de sugestões e reclamacoes…também sai uma observacao. .não foi possível conectar ao site solicitado…o que será que ocorre ?estranho ne

    .

  26. Ricardo Zanardo disse:

    Bom dia,

    Estou tentando me cadastra desde manhã para receber o que paguei a mais no DPVAT 2020, o sistema esta como pagamento não encontrado, como devo proceder para receber essa diferença de volta.

    Att
    Ricardo Zanardo

  27. Daniel Oliveira roca disse:

    Não estou conseguindo transmitir minha solicitação de restituição do dpvat …o site sempre diz que ocorreu um erro de operação…Não consigo nem relatar a ocorrência no site de sugestões e recksnscoes do site da líder…estranho né.

  28. Debora disse:

    Se eu tenho uma moto em meu nome é já paguei o seguro obrigatório no valor 84 para eu reaver a dinheiro precisa de conta banco mais eu não então como faso para reaver esse dinheiro

  29. Renata Santos disse:

    nao estou conseguindo solicitar o reembolso… aparece a mensagem PAGAMENTO INFORMADO NAO LOCALIZADO. Sendo que foi pago dia 03/01/20.

  30. Olá agora na parte da manhã tentei fazer o cadastro da restituição e aparece a mensagem :

    Informação!
    Dados inconsistentes

    E fica entrando um novo código, o único campo que não preenchi foi o campo de digito da agência porque realmente não tem, seria este o problema ou esta com instabilidade no portal ?

  31. Danilo souza disse:

    Meu cadastro não tá dando certo, sempre diz que pagamento não localizado. O que devo fazer?

  32. ADRIANO disse:

    eu paguei 84,58 no dpvat, eu entro no site pra pedir o ressarcimento e quando termino de colocar minhas informações aparece está mensagem ”Dados não conferem com as informações do proprietário do veículo para restituição” o que eu faço??

  33. Ignez disse:

    Pessoal…. no dia 9 eu paguei o IPVA de dois carros. Hoje, dia 15, já tentei inúmeras vezes fazer os cadastros para as devoluções, mas já aconteceu de tudo e o sistema não acata o cadastro. O que acontece? Será que essa devolução é mesmo “séria”?

  34. Adair jose da silva disse:

    Meu marido pagou o valor do seguro dpvat a mais da moto e do carro to tentando cadastrar ele mais nao da certo só diz assim o pagamento informado não foi localizado

  35. decio perpetuo disse:

    A solicitação não e cadastrada sob alegação de não localização do pagamento

  36. Edson goncalves trindade disse:

    Estou tentando solicitar meu reembolso do seguro dpvat 2020 e a seguradora lider no cadastro diz que os dados nao correspondem .o cadssrro para receber do carro foi feito e da moto nao esta dando certo.porque esta acontecendo isso.a seguradora nao vai devolver pra quem teve o documento tranferido de outro proprietario no ano passado?

  37. lucimara suelen de goes lopes disse:

    eu tranferi minha moto dia 06/01/2020 e paguei junto com a tranferencia o dpvat, peço o reemboldo pelo site e ele diz que o valor não foi localizado, como consigo fazer o pedido?

  38. Kelly Christiane D'Assunção Santos disse:

    O meu dá que os dados do proprietário não confere com os dados do veículo

  39. Adair jose da silva disse:

    paguei o dpvat da moto e do meu carro to tentando me cadastrar para ter o meu dinheiro devolvido mais nao esta dando certo

  40. marcia disse:

    não consegui pedir o ressarcimento, aparece que a data de pagamento está errada. e não esta

  41. José Roberto Aranha disse:

    Eu tento fazer o cadastro e não consigo, pois aparece um aviso dizendo que não paguei ????????

  42. Cristiano disse:

    Não consigo fazer o cadastro,diz q o pagamento não foi localizado

  43. Joissy disse:

    Estou tentando fazer o pedido de ressarcimento do DPVAT, porém aparece uma mensagem dizem que o pagamento não encontrado. Agora eu pergunto como assim se eu paguei no dia 08/01/2020, tenho até o comprovante desse pagamento, como proceder?

  44. Sistema nao consegue localizar o pagamento, efetuado dia 08,01.2020, valor 84,58.o que fazer

  45. Valdemir disse:

    Não estou conseguindo solicitar a diferença do valor pago do DPVT, da erro de CPF, talvez por o carro estar em nome e CPF de minha esposa e os dados da conta para devolução no meu nome e meu CPF.

  46. sergio disse:

    está tão congestionado que não se consegue nem cadastrar, agora a mensagem que aparece de pagamento não localizado é brincadeira!

  47. quero receber meu dinheiro de volta do emplacamento da minha moto que eu paguei e diz que tá devolvendo o dinheiro eu quero saber como é que eu consigo receber meu dinheiro de volta

  48. TU MOON LONG disse:

    o carro está com nome da minha esposa e ela atualmente não tem mais conta em banco como resolvo isso.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Olá

      Sugiro que entre em contato com a Seguradora Líder, responsável pelo reembolso, para que possam te orientar.

      Central de Atendimento (consultas sobre indenizações e prêmios – das 8h às 20h)
      Capitais e regiões metropolitanas: 4020-1596. Para outras regiões: 0800 022 12 04

      Equipe Portal

  49. ola queridos, peço ajuda pra tentar resolver esse grande problema que é o DPVAT. o meu pagamento foi feito dia 06/01/2020 e o valor foi altíssimo, R$ 289,47, não estou entendo porque esse valor tão absurdo, mas fiz o pagamento. agora tento me cadastrar e nao consigo, pois dá pagamento não identificado, e eu nao consigo preencher esse valor que paguei. por favor me ajudem …..e-mail: spmesquita29@gmail.com

    • Mariana Czerwonka disse:

      Samoel

      Sugiro que entre em contato com a Seguradora Líder, responsável pelo reembolso, para que possam te orientar.

      Central de Atendimento (consultas sobre indenizações e prêmios – das 8h às 20h)
      Capitais e regiões metropolitanas: 4020-1596. Para outras regiões: 0800 022 12 04

      Equipe Portal

  50. Joissy disse:

    Ao invés de me responder, preferiram apagar aff

  51. roberto paulino alves disse:

    Estou tentando fazer o pedido de ressarcimento do DPVAT, porém aparece uma mensagem dizem que o pagamento não encontrado. Agora eu pergunto como assim se eu paguei no dia 07/01/2020, tenho até o comprovante desse pagamento, como proceder?

  52. Uéliton Fagundes disse:

    Como fazer a restituição do valor para quem não tem conta em banco?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Uéliton

      Sugiro que entre em contato com a Seguradora Líder, responsável pelo reembolso, para que possam te orientar.

      Central de Atendimento (consultas sobre indenizações e prêmios – das 8h às 20h)
      Capitais e regiões metropolitanas: 4020-1596. Para outras regiões: 0800 022 12 04

      Equipe Portal

  53. Johnye von monteiro maia disse:

    Não estou conseguindo

  54. Edson Ferreira dos Santos disse:

    Eu transferi a moto o mês de dezembro para meu nome é paguei o seguro dpvate em 02 de janeiro e não consigo cadrastar e falar que meus dados está errado

  55. Lorena disse:

    Boa Noite, estou colocando o e-mail e está constando que não difere alguém consegue me ajudar

  56. Hoger Wilker Pereira Menezes disse:

    o site fica dando a mensagem ‘Dados não conferem com as informações do proprietário do veículo para restituição” – Aí já é malandragem demais , seguradora de merda

  57. Luiz Augusto Resende Silva disse:

    No meu caso o site fica dizendo que os dados não conferem com o proprietário do veículo mas não tem como o veículo já está no meu CPF a meses já paguei e veio o boleto no meu nome certinho, eu ligo pra eles e não atendem o que eu faço? Alguém consegue me ajudar?

  58. oje, dia 15/01 tentei várias vezes cadastrar-me para restituição e não consigo. A mensagem que aparece é “ Dados não conferem com as informações do proprietário do veículo para restituição”, todos meus dados estão certinho, conta bancária, documento 2020 na mão e conferido, CPF ok e o veículo está no meu nome. Nada de errado. Então o que fazer?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Fernando

      O site está apresentando instabilidade e alguns erros. Sugiro que entre em contato com a Seguradora Líder, responsável pelo reembolso, para que possam te orientar.

      Central de Atendimento (consultas sobre indenizações e prêmios – das 8h às 20h)
      Capitais e regiões metropolitanas: 4020-1596. Para outras regiões: 0800 022 12 04

      Equipe Portal

  59. Élida Carla Neri Alves disse:

    Paguei o dpvat de 13 motos que tenho,gostaria de saber como faço p pedir o reembolso desses valores.

  60. Marcus Vinicius disse:

    o meu esta dizendo Dados não conferem com as informações do proprietário do veículo para restituição , mas ja conferi varias vezes e esta tudo certo , conta em meu nome e veiculo em meu nome , pode mim ajudar ?

  61. Darilma disse:

    Porque não tô conseguindo pedi o reembolso do DPVAT, está dando erro ou não tá constando o pagamento

  62. Bruno Soares disse:

    Digito todos os dados corretos coerentes . mas da uma mensagem de erro “dados nao conferem com as informacoes do proprietario do veiculo para restituicao” . e agora ? Ja mandei questionario pra duvidas mas da erro tambem.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Bruno

      O site está apresentando instabilidade e alguns erros. Sugiro que entre em contato com a Seguradora Líder, responsável pelo reembolso, para que possam te orientar.

      Central de Atendimento (consultas sobre indenizações e prêmios – das 8h às 20h)
      Capitais e regiões metropolitanas: 4020-1596. Para outras regiões: 0800 022 12 04

      Equipe Portal

  63. Maria Aparecida Nasc. Silva disse:

    Acabei de entrar no site para a restituição, mas está dando uma mensagem de pagamento não localizado. Todos os dados preenchidos corretamente.

  64. Joice disse:

    Tenho 2 veiculos , cadastrado no mesmo cpf , tenho que fazer pedido separado de cada um ,ou tem outra norma pra fazer o pedido conjunto?

  65. Gente o sistema fica dando pagamento naão localizado , pq e para devolver o dinheiro , agora deve para eles pra ver se eles não enche seu correio de cobrança .

  66. Rosenildo Cardoso Batata disse:

    Quero saber porque não cadastra só diz que o “pagamento não foi encontrado “e agora que devo fazer

  67. Esta é a mensagem que esta aparecendo para mim porem todos os campos estão informados corretamente o que faço?

    os dados não conferem com as informações do proprietário do veiculo para restituição

    • Mariana Czerwonka disse:

      Fernando

      O site indicado está apresentando instabilidade e alguns erros. Sugiro que entre em contato com a Seguradora Líder, responsável pelo reembolso, para que possam te orientar.

      Central de Atendimento (consultas sobre indenizações e prêmios – das 8h às 20h)
      Capitais e regiões metropolitanas: 4020-1596. Para outras regiões: 0800 022 12 04

      Equipe Portal

  68. Bom dia,solicito o reembolso de meu dpvt

  69. LEONARDA CAROLINA MARQUES VIEIRA disse:

    Paguei o valor de R$ 84,58 no dpvat, ao solicitar a restituição valor pagor a maior aparece a seguinte mensagem ”Dados não conferem com as informações do proprietário do veículo para restituição” os dados estão corretos e foram checados inúmeras vezes. Como devo proceder?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Leonarda

      O site indicado está apresentando instabilidade e alguns erros. Sugiro que entre em contato com a Seguradora Líder, responsável pelo reembolso, para que possam te orientar.

      Central de Atendimento (consultas sobre indenizações e prêmios – das 8h às 20h)
      Capitais e regiões metropolitanas: 4020-1596. Para outras regiões: 0800 022 12 04

      Equipe Portal

  70. Edneia disse:

    Coloco a data do pagamento. Ou a data de vencimento? Não dá certo.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Edneia

      O site indicado está apresentando instabilidade e alguns erros. Sugiro que entre em contato com a Seguradora Líder, responsável pelo reembolso, para que possam te orientar.

      Central de Atendimento (consultas sobre indenizações e prêmios – das 8h às 20h)
      Capitais e regiões metropolitanas: 4020-1596. Para outras regiões: 0800 022 12 04

      Equipe Portal

  71. silvio borges dos reis disse:

    alguem conseguiu a restituição do seguro?

  72. Marcelo disse:

    Boa tarde
    Vocês poderiam me ajudar não lembro quando paguei o licenciamento 2019 para pode colocar no cadastro e preencher os dados e o recibo de pagamento não acho como que faço para saber a data que foi paga ?

  73. Cristina disse:

    Obrigada pela orientação. Deu certo. Só falta receber a diferença de volta.

  74. José Carlos Morales disse:

    Paguei o DPVAT da minha moto mas ela não está em meu nome ainda como posso fazer para ter meu reembolso?

    • Mariana Czerwonka disse:

      José Carlos

      Sugiro que entre em contato com a Seguradora Líder, responsável pelo reembolso, para que possam te orientar.

      Central de Atendimento (consultas sobre indenizações e prêmios – das 8h às 20h)
      Capitais e regiões metropolitanas: 4020-1596. Para outras regiões: 0800 022 12 04

      Equipe Portal

  75. aslan patriota disse:

    só da pagamento não localizado. Essa Bosta!

  76. Marcia disse:

    No campo valor do pagamento não da p colocar 102,71 pois só aceita até 99,99( não cabe a centena) coloquei o valor a ser restituído, tb não aceita. Alguém saberia me dizer como fazer?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Marcia

      O site indicado está apresentando instabilidade e alguns erros. Sugiro que entre em contato com a Seguradora Líder, responsável pelo reembolso, para que possam te orientar.

      Central de Atendimento (consultas sobre indenizações e prêmios – das 8h às 20h)
      Capitais e regiões metropolitanas: 4020-1596. Para outras regiões: 0800 022 12 04

      Equipe Portal

  77. HILDEBRANDO disse:

    depois de prrencher todos os dados aparece mensagem ‘”pagamento nao localizado”
    sendo que tenho DPVAT recentemente emitido e evidentemente pago no Itau
    E o cumulo uma coisa desta

    • Mariana Czerwonka disse:

      Hildebrando

      O site indicado está apresentando instabilidade e alguns erros. Sugiro que entre em contato com a Seguradora Líder, responsável pelo reembolso, para que possam te orientar.

      Central de Atendimento (consultas sobre indenizações e prêmios – das 8h às 20h)
      Capitais e regiões metropolitanas: 4020-1596. Para outras regiões: 0800 022 12 04

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *