Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de setembro de 2024

Veja como autoescolas de todo Brasil podem participar do projeto da CNH grátis para mulheres

Muitas autoescolas entraram em contato com a nossa redação para saber como participar do projeto que dará CNH grátis para mulheres. O Portal do Trânsito foi atrás da informação.


Por Mariana Czerwonka Publicado 16/08/2023 às 08h15 Atualizado 17/08/2023 às 09h11
Ouvir: 00:00
Autoescolas CNH grátis para mulheres
Autoescolas podem participar do projeto da CNH grátis para mulheres. Foto: Depositphotos

O Portal do Trânsito divulgou, no início deste mês, um projeto da Chevrolet que tem como objetivo inspirar mulheres a tirarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). E o melhor, de forma gratuita. A ação se dará através da ONG Plano de Menina e podem participar mulheres de todo Brasil. Diante da repercussão da notícia, muitas autoescolas entraram em contato com a nossa redação para saber como participar do projeto que dará CNH grátis para mulheres. O Portal do Trânsito foi atrás da informação.

Conforme Kelly Sá, gerente de Projetos da ONG Plano de Menina, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) ou autoescolas interessados em participar devem enviar um e-mail para contato@planodemenina.com.br.

“Temos especialistas focados em falar com os responsáveis das autoescolas, tirar as dúvidas e fazer uma criteriosa curadoria para identificar as autoescolas que atendam os pré-requisitos do projeto”, conta.

O primeiro passo a se avaliar, de acordo com a gerente da ONG, é se a autoescola cumpre as regras de funcionamento por lei. Para comprovar este fato, a ONG solicitará alguns documentos para que o jurídico da instituição avalie se está tudo em ordem.  “Além disso, também consideramos que elas sigam algumas condições como proteção de dados das alunas e assistam a um workshop online contra assédio que iremos ministrar aos funcionários das autoescolas aprovadas. Para que a ação ganhe ainda mais força e a gente possa atender o maior número de mulheres possíveis, as autoescolas também devem apoiar o projeto com a doação de uma CNH a cada número de mulheres que nós ainda determinarmos de alunas matriculadas por autoescola, e que foram encaminhadas por meio do projeto”, explica Sá.

O que a ONG Plano de Menina espera do projeto que financia CNH grátis para mulheres

Como contamos nessa matéria, a iniciativa da ONG Plano de Menina, financiada pela Chevrolet, chamada “Elas na Direção”, busca ser uma ação afirmativa para que mulheres que não têm condições financeiras tenham a oportunidade de tirar a CNH de forma gratuita. “Queremos reforçar à sociedade que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive ao volante, tomando a direção de suas vidas. Nós fomos muito impactadas por mulheres que relataram não terem tirado sua habilitação não apenas por questões financeiras, mas também por falta de incentivo”, afirma a gerente da ONG.

Kelly Sá diz ainda, que naturalmente existe um estímulo aos homens para que comecem a dirigir desde cedo. E, também, costumam contar com algum amigo ou familiar que o ajuda no processo, e o mesmo não acontece com as mulheres. “Além da falta de incentivo, o medo de dirigir também é um fator relevante e queremos mostrar que é possível ter mais autonomia e independência. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Senatran, das CNHs válidas no Brasil hoje, 35% são de mulheres. Nós queremos aumentar esse número e fazer com que pelo menos metade das carteiras de habilitação sejam de mulheres”, almeja.

A ONG já compreendeu a força da ação em todo Brasil.

“Já percebemos o grande impacto nas nossas redes sociais e através de e-mails que recebemos de mulheres que nos relataram que encontraram no Elas na Direção um incentivo pra mudar de vida, para se tornarem mais independentes, ajudar a família e até mesmo ampliar as oportunidades de trabalho”, conclui.

Veja como se inscrever

O projeto destina-se a quem tem mais de 18 anos e se identifica com o gênero feminino, cis ou trans. Além disso, não pode possuir CNH e não consegue arcar com os custos do processo de habilitação.

Para se inscrever, clique aqui!

As inscrições estarão vigentes de 26 de julho de 2023 a 27 de agosto de 2023, ou até atingir 10.000 inscrições. Já o período de realização das aulas nas autoescolas será possível iniciar até 31 de agosto de 2024.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

3 comentários

  • VANEIDE NEVES
    16/08/2023 às 11:24

    Olá, essa semana dia 12/08/2023 comecei com o pensamento voltado para MUDANÇAS em Minha Vida e uma delas é a CNH (Um GRANDE sonho desde sempre), mais infelizmente a condição financeira não está ajudando no momento. E essa sem sombra de dúvidas será a “A Oportunidade Única” em Minha vida e também na vida de diversas mulheres que se encontram na mesma situação. Desde já, Grata.

  • Odenizia Magalhães
    19/08/2023 às 16:14

    Tenho um sonho de ter um dia meu carro e para isso preciso ter minha CNH
    Seria a realização de um sonho

  • Gabriel Lobato Xavier
    19/08/2023 às 22:21

    Estar informado é evoluir.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *