Uso de limitador de velocidade nos carros será debatido no Senado


Por Mariana Czerwonka

Limitador de velocidade nos veículosQuem gosta de se arriscar com altas velocidades no trânsito deve ficar atento à discussão sobre o projeto que determina a instalação de um limitador de velocidade nos veículos no Brasil. Ele está na pauta de reunião da quarta-feira, 12, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Pela Lei nº 9503/97, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, os carros podem atingir a velocidade de 110 quilômetros por hora nas rodovias do País. O limitador impedirá que motoristas ultrapassem o permitido. O projeto modifica o artigo 105 da lei, que trata sobre os equipamentos obrigatórios nos veículos.

O relator do projeto, o senador do Ceará Inácio Arruda (PCdoB), já apresentou relatório favorável à aprovação, com pequenas alterações. Na apresentação do relatório, Inácio lembrou o caso da jovem Giovana Dias de Souza Alves, de 19 anos, que morreu em colisão, em novembro de 2013, na rodovia SP-55. A jovem havia postado em uma rede social uma fotografia do velocímetro de seu carro marcando quase 180 km/h. Segundo o relator, tragédias como essa podem ser evitadas com o uso do limitador de velocidade.

Uma das mudanças propostas pelo relator diz respeito ao prazo para a nova regra entrar em vigor. O texto original, de Valdir Raupp (PMDB-RO), autor da proposta, previa que, se aprovada, a mudança entrasse em vigor no ato da publicação. Arruda pede prazo de 120 dias para as empresas se adequarem, além de excluir a obrigatoriedade para ambulâncias, carros de bombeiros, polícias e Forças Armadas. O equipamento só deve ser incluso em carros vendidos após a aprovação.

Enquete
Enquete promovida pelo DataSenado e pela Agência Senado, mostrou que a maioria dos internautas reprova a inclusão do limitador de velocidade. No total, 2.685 internautas opinaram, sendo que 67,2% votaram contra a proposta, do senador Valdir Raupp, enquanto outros 32,8% mostraram-se favoráveis à alteração da legislação de trânsito.

Entre as mensagens encaminhadas para página virtual do Senado sobre a proposta, algumas pessoas apoiaram o projeto ressaltando que o limitador reduziria acidentes e mortes no trânsito. Por outro lado, houve quem destacasse situações de emergência em que o motorista precisa acelerar o carro.

 O Povo

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