Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Relatório aponta as cidades mais congestionadas no mundo


Por Mariana Czerwonka Publicado 22/02/2017 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Ranking Tom TomMais uma vez, a Cidade do México está em primeiro lugar.

A TomTom divulgou os resultados do TomTom Traffic Index 2017, o relatório anual que detalha as cidades com o maior congestionamento de tráfego no mundo. Mais uma vez, a Cidade do México ficou em primeiro lugar. Lá, os motoristas gastam, em média, 66% mais tempo parados no trânsito, a qualquer hora do dia, (7% acima do ano passado), e até 101% nos períodos de pico.

Em seguida, no ranking global estão Bangkok (61%), Jacarta (58%), Chongqing (52%) e Bucareste (50%), formando as cinco cidades mais congestionadas do mundo.

Usando dados de 2016, o TomTom Traffic Index analisa a situação de congestionamento de trânsito em 390 cidades de 48 países de seis continentes – de Roma a Rio, de Cingapura a São Francisco. TomTom trabalha com quase 19 trilhões de pontos de dados que foram acumulados ao longo de nove anos. Este é o sexto ano do TomTom Traffic Index.

Ranking brasileiro

O Rio de Janeiro é a 8º cidade mais congestionada do mundo e a primeira colocada no Brasil. Os cariocas passam em média 47% mais tempo parados no trânsito, a qualquer hora do dia, e até 81% a mais nos períodos de pico no final do dia em comparação a uma situação de fluxo livre, ou sem congestionamentos – acrescentando até 164 horas a mais de viagem por ano.

As próximas cidades brasileiras que aparecem no ranking são: Salvador (40%), Recife (37%), Fortaleza (35%) e São Paulo (30%).

Embora o Rio de Janeiro esteja em 8o lugar no ranking global desse ano, a cidade caiu 4 posições em relação ao ano de 2015 e foi destaque na categoria transporte público, com a estruturação da cidade para receber as Olimpíadas. Para Salvador e Recife, duas cidades que estão, respectivamente, em 28o e 43olugar no ranking mundial, as notícias são positivas, pois houve uma leve diminuição de tráfego congestionado nesses locais.

Classificação geral das cidades mais congestionadas no Brasil em 2015 (nível diário geral de congestionamento– tempo adicional de percurso):
1Rio de Janeiro47%6Belo Horizonte27%
2Salvador40%7Porto Alegre25%
3Recife37%8Brasília20%
4Fortaleza35%9Curitiba20%
5São Paulo30%10

Fonte: Relatório TomTom

Congestionamentos aumentaram no mundo

Analisando os dados históricos da TomTom, o congestionamento de tráfego aumentou 23%  em todo o mundo desde 2008. Mas, curiosamente, há diferenças chocantes entre os continentes. Entre 2015 e 2016, enquanto o congestionamento da América do Norte aumentou apenas 5%, a Europa aumentou 9%. Ásia e Oceania aumentaram em 12%, enquanto América do Sul 7%, e África, 15%.

Para Ralf-Peter Schaefer, vice-presidente de TomTom Traffic, a missão da TomTom é transformar a mobilidade em todo o mundo, ajudando a criar as cidades mais inteligentes do futuro.

“Uma grande parte dessa transformação é ajudar os motoristas do dia-a-dia a tomar melhores decisões sobre como eles se movimentam. Aqui é onde a nossa experiência em tráfego entra, e é por isso que lançamos o TomTom Traffic Index a cada ano. Ele foi projetado para ajudar os motoristas, cidades e planejadores de transportes a entender o congestionamento de tráfego e, mais importante, como reduzi-lo “, aponta.

As informações são do Relatório TomTom Traffic Index 2017

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *