Tuning de rodas: como aprimorar o visual do carro e deixá-lo personalizado
Dentre as modificações em veículos, as de rodas certamente são as mais fáceis e comuns de fazer e de encontrar.
Fazer modificações no carro não é algo novo. Desde que a cultura automotiva se estabeleceu como tal – ainda no início do século passado, mas mais forte entre as décadas de 1960 e 2000 -, é normal que os motoristas mais entusiastas façam alterações nas características originais do carro, com a finalidade de se destacar em meio aos outros. A cultura do tuning de rodas é ainda hoje muito difundida e é um mercado que não para de crescer.
De um sistema de som à potência do motor, nada passa incólume ao tuning. Mas é a aparência que geralmente recebe mais atenção: cores, acessórios e rodas são os itens que ganham o maior destaque. Por vezes, uma pequena modificação já faz uma diferença enorme no visual do carro, deixando-o mais ao gosto do motorista.
O que é o tuning de rodas?
Dentre as modificações, as de rodas certamente são as mais fáceis e comuns de fazer e de encontrar. Com uma vasta gama de opções, tamanhos e mesmo cores, as rodas dão um toque especial ao carro por se diferenciarem das rodas padrão que acompanham os automóveis, mesmo os zero-quilômetro. Geralmente de liga leve e com desenhos variados, substituem bem as rodas de ferro, muito mais simples.
Vantagens de uma roda de liga leve
Outra vantagem das rodas de liga leve é que elas influenciam positivamente no consumo de combustível e até mesmo no desempenho do carro, justamente por serem de um material mais leve que o ferro – geralmente, alumínio. E o motorista interessado na modificação certamente se deparará com uma variedade grande, e certamente terá dúvidas ao escolher um modelo ideal.
Nem toda roda combina com qualquer carro
Em um primeiro momento, deve-se optar por aqueles modelos mais condizentes com a marca do carro. São várias as rodas que equipam outros modelos de carro da mesma marca, e, neste caso, elas “casam” melhor. Não é raro identificar carros utilizando rodas de outras fabricantes, o que gera uma estranheza entre os mais entusiastas.
Já as rodas aftermarket, feitas por empresas especialistas em rodas, certamente são as mais cobiçadas. Marcas como OZ, BBS, Enkei e Rotiform são o sonho de consumo de qualquer entusiasta. Importadas, custam muito mais caro. Porém é possível achar alguns modelos inspirados nelas de fabricantes nacionais a um preço muito mais acessível. Aqui, a regra de combinar a roda com o carro segue valendo.
É preciso respeitar as especificações técnicas da roda
Outro aspecto importante é optar por um aro condizente com o carro. Rodas muito grandes ou muito pequenas podem acabar ficando desproporcionais, e o que era para ficar harmonioso acaba tendo o efeito contrário. Ao optar por um certo aro, é importante lembrar que, junto da roda, será preciso também colocar pneus do mesmo tamanho, inclusive estepe.
Os pneus possuem largura e altura, e essas especificações ficam marcadas no próprio pneu. É o chamado perfil do pneu, e, para o máximo de harmonia, deve-se levar em conta o tamanho da roda, o perfil do pneu e o modelo do carro. Um pneu muito largo pode ultrapassar a medida da roda, deixando uma borda ou mesmo nem encaixando. Da mesma forma, um pneu de perfil fino pode prejudicar até mesmo a manobra do carro.
E, assim como a roda tem uma furação própria que deve bater com a furação do carro, o pneu precisa ser do mesmo aro da roda: um pneu aro 16 só serve em uma roda aro 16. No mais, tudo fica a critério e ao gosto do motorista – e esse é o charme do tuning de rodas.