Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de novembro de 2024

Trocar o carro pela bicicleta é uma alternativa sustentável e saudável!


Por Agência de Conteúdo Publicado 21/11/2021 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h19
Ouvir: 00:00

Trabalhar de bicicleta, não só é uma ótima oportunidade para praticar uma atividade física, como também, significa contribuir para o meio ambiente.

Você trabalha perto de sua casa? A quantos quilômetros de distância? Já considerou ir trabalhar de bicicleta?

Pois é, muito além de uma enorme economia, ainda mais em tempos de combustíveis com preços lá nas alturas, ir trabalhar de bicicleta, não só é uma ótima oportunidade de usar esse tempo para praticar uma atividade física, como também, significa contribuir para o meio ambiente.

Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre sustentabilidade e práticas que colaboram com a preservação do meio ambiente e de seus recursos naturais. E por ajudar a reduzir os níveis de CO2 nas cidades, vem sendo incentivado, cada vez mais, o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável.

Assim, ao aderir a essa prática, você não só estará contribuindo com o meio ambiente, como fazendo economia e colaborando para sua saúde e bem-estar.

Então, que tal começar a fazer da bike seu meio de transporte para trabalhar? Claro, desde que o mesmo não fique tão distante.

O ideal, em termos de praticidade, é que você leve uns 30 minutos entre o trabalho e sua casa. O que, em termos de distância, significa, mais ou menos, 10 km de distância.

Carros e sustentabilidade

Se levarmos em conta que a situação da mobilidade humana acumula diversos problemas, no que diz respeito ao meio ambiente, o uso da bicicleta, portanto, surge como uma alternativa sustentável.

Mesmo em tempos de pandemia, com parte da população trabalhando ainda no sistema home Office, o número de carros circulando pela cidade é impressionante.

Sem dúvida, os automóveis são fontes de emissão de gás carbônico, contribuindo, portanto, com a poluição e, claro, com os danos ao meio ambiente.

E se considerarmos o enorme número de carros rodando pelas cidades atualmente, a quantidade de gases tóxicos emitidos são em patamares incalculáveis e inaceitáveis em tempos de uma maior consciência ambiental.

Benefícios para a saúde e o bem-estar

Nem é preciso ressaltar os benefícios das pedaladas à saúde física e mental, com muitas vantagens ao bom funcionamento do corpo e da mente.

Ao adotar essa prática, por exemplo, a falta de tempo, que para muitos é um grande empecilho para a realização de atividades físicas, nesse caso, não será mais.

Tonificar os músculos, ajudar a perder peso, melhorar a respiração e a circulação,  turbinar a disposição, são só algumas, entre as muitas, vantagens de aderir às pedaladas.

Mas, ao ir pedalando para o trabalho, além de cuidar da saúde física, estará cuidando, também, da saúde mental, pois pedalar ajuda a liberar substâncias que garantem sensações de bem-estar, relaxamento e felicidade.

Claro, com isso, o organismo acaba estimulando a circulação e a irrigação de sangue para o cérebro. Dessa forma, acaba garantindo boas noites de sono, melhoras no humor e, por outro lado, combatendo a ansiedade e depressão.

Melhora da mobilidade urbana

Inegavelmente, o volume de carros nas ruas está cada vez mais alto e, segundo pesquisas, a tendência é crescer ainda mais nos próximos anos. Nesse sentido, sem dúvida, a adoção da bicicleta como meio de transporte pode significar uma alternativa bastante interessante para quem deseja fugir dos congestionamentos caóticos.

Enxergando isso, não são poucas as cidades que já começaram a considerar meios, infraestrutura e segurança para fazer com que as pessoas optem pela bike como um meio de transporte viável para o dia dia.

Porque apostar em trabalhar de bicicleta

Por fim, fazer da bicicleta uma alternativa aos carros, não só traz vantagens para as pessoas, como para a mobilidade urbana e o meio ambiente.

Certamente, não é do dia para a noite que as pessoas vão passar a adotar a bicicleta como meio de transporte até seus trabalhos. Será necessário todo um trabalho de conscientização para que haja uma mudança de pensamento e, consequentemente, de comportamento e estilo de vida. E isso não é tão simples.

Mas, se acredita que já está havendo uma maior consciência de que é preciso mudar muitos hábitos, inclusive, muitas cidades já estão se preparando e encorajando essa alternativa, investindo em ciclovias, aluguéis de bicicletas compartilhadas.

Certamente, chegou a hora de cada um fazer sua parte para ajudar a salvar o planeta e garantir mais qualidade de vida. Apostar em alternativas sustentáveis pode ser um ótimo começo.

 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *