Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Transporte incorreto de animais é infração. Veja como evitar


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/09/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Transporte de animaisQuando se fala em trânsito e transporte, não é só a segurança das pessoas que está em jogo, a dos animais que são transportados em veículos também é levada em consideração. Por esse motivo existem regras para transportar o animalzinho de estimação em veículos. “Além de correr risco ao serem transportados soltos, eles podem atrapalhar a concentração e a direção do condutor e colocar em risco a segurança dos demais usuários do trânsito”, explica Elaine Sizilo, especialista em trânsito e consultora do Portal.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro é infração média transportar o animal à esquerda ou entre pernas e braços do motorista. A multa é de R$ 85,13.

Outra infração, só que grave, é levá-los nas partes externas do veículo. A multa, nesse caso, é de R$ 127,69.

Transporte com segurança

Existem maneiras de transportar o animal com segurança, o mais recomendado é que sejam transportados dentro de uma caixa apropriada. Para os cães, principalmente, que não resistem às janelas dos carros durante o passeio, as bolsas protetoras são uma boa alternativa. Existem, ainda, os cintos de segurança que também protegem cães de todos os tamanhos. “Levando o animal da maneira correta o condutor está cuidando do seu bichinho e contribuindo com a segurança do trânsito”, conclui Sizilo.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *