Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Regras para o transporte escolar são alteradas no Espírito Santo


Por Assessoria de Imprensa Publicado 14/10/2017 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Transporte escolarO Detran|ES vem trabalhando para disponibilizar aos pais mecanismos mais eficientes para que eles saibam quem está transportando seus filhos. Foto: Arquivo Tecnodata.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) publicou no Diário Oficial, alteração nas normas para o credenciamento e funcionamento de vans e ônibus que fazem transporte escolar. As mudanças irão afetar os 5.465 veículos que prestam o serviço no Espírito Santo e os que pretendem se cadastrar a partir de agora.

O gerente Operacional do Detran|ES, Cleber Bongestab, destaca o QR Code como uma das alterações importantes. “O QR Code deverá estar afixado na lateral externa do para-brisa. Com ele os pais poderão verificar – por meio do próprio celular – se o veículo está regular e se atende todas as normas para realizar o transporte de escolares”.

Outras mudanças tratam do acompanhante dos veículos, que passará a ter que apresentar um comprovante de nada consta judicial a cada dois anos. Anteriormente, esse documento era exigido a cada cinco anos. O veículo para realizar transporte escolar deverá dispor de no mínimo oito lugares, sem contar o motorista.

Sobre a fiscalização, Bongestab ressalta que o veículo que não for submetido à inspeção semestral, ou àquele que for reprovado na mesma, terá o registro bloqueado e ficará impedido de ser licenciado até que a situação seja regularizada.

Está prevista ainda, a implantação de um sistema de videomonitoramento dentro dos veículos que realizam esse tipo de serviço. No entanto, esta ainda precisa ser regulamentada.

Bongestab reforça que o Detran|ES vem trabalhando para disponibilizar aos pais mecanismos mais eficientes para que eles saibam quem está transportando seus filhos.

Para conferir a regularidade do veículo que pretende contratar, os pais podem acessar o site www.detran.es.gov.br e clicar o menu esquerdo em “Serviços Credenciados” e, depois, em “Transporte escolar”. No espaço próprio, o interessado deve inserir a placa do veículo ou o nome do condutor para ver a validade do credenciamento e verificar se o veículo está em situação regular ou não. Caso a ficha não exista, significa que o veículo é clandestino.

Caso perceba alguma irregularidade, o cidadão deve denunciar à Coordenação de Transporte Escolar do Detran|ES pelos telefones (27) 3137-2652 e 99961-0502 ou no e-mail transporteescolar@detran.es.gov.br, ou, ainda, por meio da ouvidoria no site www.ouvidoria.es.gov.br.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *