Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de novembro de 2024

Saiba como fazer a conversão em ruas com faixas exclusivas para ônibus


Por Assessoria de Imprensa Publicado 05/02/2020 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 21h54
Ouvir: 00:00
Faixa exclusiva ônibusTrafegar em faixas exclusivas para ônibus é infração gravíssima. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Em Curitiba, capital do Paraná, há cinco faixas de circulação exclusiva para ônibus, localizadas nas ruas XV de Novembro, Marechal Deodoro, Conselheiro Laurindo, Desembargador Westphalen e General Mário Tourinho, que foi a mais recente implantada na cidade.

Nos próximos dias, a Prefeitura começa a implantação de novas faixas exclusivas para ônibus em trechos das ruas André de Barros e Amintas de Barros/Alfredo Bufren, no Centro. Por isso, o motorista deve redobrar a atenção à sinalização de trânsito nas placas e na pintura do pavimento.

Orientações

Para acessar uma garagem, um estabelecimento comercial ou realizar conversão à direita para as ruas transversais àquelas vias com faixas exclusivas, o motorista deve notar a linha tracejada pintada no asfalto.

“É essa sinalização que permite o acesso aos motoristas de veículos de passeio”, aponta a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Caso seja flagrado circulando na faixa exclusiva para o transporte coletivo, o motorista pode ser autuado por um agente de trânsito ou guarda municipal. A infração de trânsito é de natureza gravíssima.

Além de multa no valor de R$ 293,47, a infração provoca a perda de sete pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo, de acordo com previsão no inciso III do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “transitar com o veículo na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente”.

As informações são da Prefeitura Municipal de Curitiba

1 comentário

  • Álcio Pitt
    23/07/2024 às 16:16

    Considerando que não se pode deixar para fazer a conversão, exatamente no local da mesma, tem-se que acessar a via exclusiva metros antes, de modo a evitar acidentes. Nesses casos, quantos metros são admitidos pelas legislações vigentes. Nesses casos também, para configurar o excesso de distância percorrida na faixa, não teria que ser comprovada por duas câmeras?

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *