Cansaço, calor, chuva, congestionamento, buzina e dor de cabeça são motivos suficientes para um condutor perder a paciência, resultando na perda de atenção. Com isso, o número de acidentes só aumenta.
Apesar de todos passarem pelo mesmo curso de preparação, ainda é preciso avançar muito para que as ocorrências de trânsito diminuam, principalmente aquelas relacionadas à falta de responsabilidade.
De acordo com as pesquisas, usar o celular, mexer no rádio, fumar ou comer ao volante são ações que tiram a atenção. Outro fator importante que é responsável por um alto número de acidentes é o cansaço. Dormir desconfortavelmente e pouco deixa o motorista sonolento e reduz sua agilidade.
Para se livrar de pequenos e grandes acidentes, a dica é adquirir um carro confortável e que estava em bom estado. Dispositivos como freios ABS, controle de tração e de estabilidade também são essenciais para a segurança de todos.
Dirigir um veículo em alta velocidade, não fazer uso de setas ao trocar de uma via para outra, e utilizar o farol de uma forma errada são ações que elevam o nível de stress do próximo e o número de incidentes no dia a dia.
Por isso que é preciso uma conscientização, desde crianças, para que a situação não fique pior do que está. A falta de atenção, dirigir em alta velocidade, comer, beber, falar ao telefone e conduzir um veículo alcoolizado deixam como saldo milhares de vítimas fatais, hospitais e prontos-socorros lotados.
Faça a sua parte e ajude a tornar o trânsito melhor.
Este texto faz parte do programa Cultura da Convivência, idealizado pelo SindsegSC em 2013 com o objetivo de trazer dicas que estimulam o respeito e o bom senso em situações do dia a dia no trânsito das cidades. As dicas são divulgadas no Portal SindsegSC e ficam também disponíveis no menu SindsegSC / Responsabilidade Social e Ambiental / Trânsito – Conscientização.