Testes revelam que carros produzidos na Índia não são seguros


Por Mariana Czerwonka

Carros produzidos na ÍndiaA Global NCAP selecionou diversas marcas de carros compactos produzidos na Índia, considerados, naquele mercado, como veículos de entrada e todos eles, submetidos a teste de impacto frontal a 64 km/h, receberam nota zero na proteção de adultos, o que significa altos riscos de lesões fatais em acidentes de trânsito.

A preocupação da entidade inglesa é que a indústria automobilística instalada na Índia se transformou em, pouco tempo, num grande centro mundial de produção e exportação, apoiada por um importante mercado interno.

A publicação SafetyNews deste mês, divulgou os modelos populares testados, inclusive o carro mais vendido da Índia, o Suzuki-Maruti Alto 800, o Tata Nano, Ford Figo, Hyundai i10 e Volkswagen Polo que foram submetidos à avaliação de segurança e, segundo Max Mosley, presidente da Global NCAP, estão 20 anos atrás dos padrões cinco estrelas, agora, comuns na Europa e América do Norte.

Os modelos avaliados representam cerca de 20% de todos os carros novos vendidos na Índia, em 2013. Todavia, as notas foram muito baixas porque eles ainda não estão equipados com air-bags e, alguns, nem com cintos de segurança de três pontos.

Segundo a Global NCAP, o Suzuki-Maruti Alto 800, o Tata Nano e o Hyundai i10, revelaram estruturas insuficientes e suas cabines foram duramente atingidas no teste de colisão frontal. Além disso, foi constatado que mesmo equipados com air-bags não seriam capazes de reduzir as possíveis lesões fatais para os usuários.

O Ford Figo e Volkswagen Polo tinham estruturas que permaneceram estáveis – e, portanto, com airbags embutidos a proteção para o condutor e passageiro da frente seria muito melhor.

VW Polo e Ford Figo tiveram uma nova oportunidade de avaliação equipados com as bolsas infláveis e passaram nos testes.

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