Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Segurança no trânsito é debatida em Brasília por países membros da ONU


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/11/2015 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Segurança no trânsitoComo reduzir as mortes e traumas causados por acidentes de trânsito é o tema sobre o qual irão se debruçar líderes e especialistas de todo o planeta reunidos na 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). O ministro das Cidades, Gilberto Kassab . a diretora geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, e a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Carissa Etienne, são presenças confirmadas no evento.

A Conferência debaterá legislações, ações, medidas de prevenção, atendimento pós-acidente e experiências bem sucedidas em todo o mundo visando ao alcance da meta do Plano Global para a Década de Ações 2011-2020, que é de reduzir à metade as mortes no trânsito.

Quatro painéis de alto nível e 24 sessões paralelas compõem a programação, durante a qual serão debatidos, até quinta-feira (19), desde mobilidade e infraestrutura até indicadores e metas, passando por tecnologias, gestão, financiamento e fortalecimento do atendimento a traumas, entre outros temas. Ações específicas de proteção a pedestres, ciclistas e motociclistas – que correspondem a metade das estatísticas de mortes no trânsito segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) –, também integram a pauta de discussões.

A Conferência é organizada por um comitê interministerial composto por oito ministérios entre eles o das Cidades, sob a coordenação do Ministério da Saúde, em parceria com Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Panamericana de Saúde (Opas) e o Amigos da Década – grupo informal comprometido com o sucesso do plano global, cuja meta é salvar 5 milhões de vidas no planeta até 2020. Cerca de 1,5 mil participantes de mais de 120 países participam do evento, entre autoridades de governo, organismos internacionais, organizações não-governamentais nacionais e internacionais, representantes da área do trânsito, da sociedade civil e dos meios Jurídico e Parlamentar de todo o mundo.

Ao fim do evento, os países assumirão compromissos em torno da redução de mortes e lesões causadas pelo trânsito, que estarão definidos na Declaração de Brasília sobre Segurança no Trânsito. Todos os anos, os acidentes de trânsito fazem cerca de 1,25 milhão de vitimas fatais, segundo o recém lançado Relatório Global sobre a Situação da Segurança no Trânsito 2015, da Organização Mundial de Saúde.

Road Safety Brazil

A ‘2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito’ tem entre seus objetivos avaliar o andamento das iniciativas para redução das mortes e lesões ocorridas no trânsito em todo o mundo em meio à Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011-2020.

O Brasil, que se voluntariou a sediar o evento é um dos Amigos da Década – grupo informal comprometido com o sucesso do plano global. A meta do grupo é salvar 5 milhões de vidas no planeta até 2020 por meio da adoção, pelos países comprometidos, de políticas, programas, ações e legislações que aumentem a segurança nas vias, especialmente para pedestres, ciclistas e motociclistas, que correspondem à metade das estatísticas de mortes no trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Também integram o grupo Rússia, Estados Unidos, Espanha, França, Austrália, Argentina, Costa Rica, Índia, México, Marrocos, Nigéria, Omã, Filipinas, África do Sul, Suécia, Tailândia, Turquia, Uruguai, Organização Mundial de Saúde, Banco Mundial, Comissão Econômica para a Europa, Comissão Global pela Segurança no Trânsito (vinculada à Federação Internacional de Automobilismo) e Parceria Global pela Segurança no Trânsito (Vinculada à Federação Internacional da Cruz Vermelha).

Serviço

2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados

Data: 18 e 19 de novembro (quarta e quinta)

Local: Centro de Convenções do Brasil (CICB) – Setor de Clubes Esportivo Sul, trecho 2, conjunto 63, lote 50, Brasília (DF)

Hora: 9h às 19h

www.roadsafetybrazil.com.br

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *