Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Saiba como preparar o carro para a viagem


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/01/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Revisão do veículo faz parte do planejamento de quem pretende percorrer maiores distâncias. Você sabe quais itens conferir?

Viajar faz parte da programação das férias de muitas pessoas. Mas, além de definir destino e planejar o roteiro, revisar o veículo antes de pegar a estrada é um item indispensável no planejamento do passeio. Embora alguns tenham receio de se aventurar a quatro rodas por muitos quilômetros, para o automóvel uma grande distância é melhor do que o trânsito urbano, já que manter uma velocidade constante exige menos do motor.

Para garantir uma viagem tranquila e evitar imprevistos ao longo do trecho, é preciso manter atualizado o livro de revisões. Conforme Marcelo Santos Menezes, da Point Auto Center, em geral é indicado realizar a geometria e o balanceamento do veículo a cada 7 mil quilômetros rodados. “Essa etapa é importante para verificar a suspensão e a necessidade de fazer um rodízio nos pneus”, explica.

Segundo ele, o desgaste irregular dos pneus pode comprometer a estabilidade do carro. O estepe também deve ser lembrado, caso seja preciso trocar um pneu durante a viagem. “Muita gente esquece de calibrar o estepe e corre o risco de ficar empenhado”, alerta.

Outro item que costuma passar despercebido é o fluido de freio. Maiquel Luís Severo, também da Point Auto Center, observa que são comuns casos onde pastilhas e discos são trocados, deixando o flexível de freio de lado. “O flexível é a mangueira pode onde passa o fluido. Se estiver com problema, compromete todo o sistema”, comenta.

O pacote de manutenção deve incluir, ainda, a checagem do óleo e do nível de líquido no radiador, essencial para manter a temperatura do motor. As luzes devem estar em perfeito funcionamento, já que transitar com o farol desregulado é considerada infração grave, de acordo com o artigo 223 do Código Brasileiro de Trânsito.

Fonte: Gazeta do Sul

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *