Está com dúvida se o pneu que você quer comprar segue as características dos originais? Basta “ler” o pneu. Como assim? O CESVI explica. O pneu traz um código escrito com uma série de informações, como data de fabricação, as dimensões do produto, entre outras. Aprendendo como ler essas informações codificadas, você pode evitar a compra de um pneu que não seja o mais indicado para o seu veículo. Confira a seguir um exemplo de código.
195/60 R 15 88 V
195 – Refere-se à largura do pneu em milímetros.
/60 – Indica o perfil do pneu (altura), que para este exemplo representa 60% da largura (0,6 x 195 = 117 mm).
R – Especifica o sentido de construção do pneu quanto ao posicionamento das lonas, sendo neste caso R de “radial”. Pode ter outra descrição com a letra D, de “diagonal”.
15 – Aponta o diâmetro da roda em polegadas; neste caso, 15” representa 38,1 mm.
88 – Representa o valor de carga admitida para este pneu. Existe uma tabela de referência, e 88 equivale a 560 kg de carga.
Confira a tabela de cargas e pesos.
V – Identifica o índice de velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido. Para a letra V, é 240 Km/h.
Confira a tabela de velocidades.
DOT – 2311 Indicam a semana e o ano de fabricação do pneu. Para este exemplo, sabemos que o pneu foi fabricado na 23ª semana do ano de 2011. É importante que o pneu não ultrapasse cinco anos da data de fabricação, mesmo que ainda apresente pouco desgaste.
Para rodar com segurança
Verifique sempre a pressão dos pneus e siga os valores especificados pelo manual do seu veículo. Faça a calibragem a cada 15 dias, sempre com os pneus ainda frios, logo que você sair de casa ou do escritório. E fique de olho no nível de desgaste da banda de rodagem, observando os indicadores chamados TWI (Tread Wear Indicator). A partir do momento em que eles tocam o solo, isso indica que o pneu está no seu limite máximo de desgaste aceitável para a segurança.