Resultado do Programa CNH Social no DF deve sair no início de agosto
Encerradas as inscrições, agora os órgãos participantes irão selecionar e classificar os inscritos no programa CNH Social DF dentro do número de vagas.
As inscrições para o Programa CNH Social no Distrito Federal terminaram na última segunda-feira, dia 6. De acordo com o edital do programa – a Instrução nº 179, de 18/3/2022 -, a partir de agora, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes) e a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) terão o prazo de até 60 dias para proceder a seleção e classificação dos beneficiários de cada órgão, e inserir o resultado do programa CNH Social no sistema do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).
Conforme o órgão, a expectativa é de que o resultado final seja disponibilizado já na primeira quinzena de agosto, exclusivamente, por consulta individualizada, no Portal de Serviços do Detran, que pode ser acessado por meio do link https://portal.detran.df.gov.br/.
Inscrições
De acordo com o Detran-DF, entre o período de 25 de abril até 6 de junho, 29.262 pessoas se inscreveram no programa. O CNH Social no DF irá disponibilizar cinco mil vagas a pessoas de baixa renda, inscritas no CADÚnico, para obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, é possível troca de permissão para dirigir pela CNH Definitiva e a adição ou alteração de categoria da habilitação.
De acordo com a Instrução nº 179/2022, após a convocação dos selecionados, o candidato terá 30 dias para agendar a biometria e abrir o processo no Registro Nacional de Condutores (Renach). Caso não cumpra esse prazo, perderá o direito ao benefício.
O agendamento para a coleta biométrica será via Portal de Serviços do Detran/DF para atendimento em uma das unidades do Departamento.
Para a abertura do Renach, o beneficiário precisa apresentar os seguintes documentos:
- cadastro de Pessoa Física – CPF;
- carteira de Identidade ou equivalente;
- comprovante de endereço;
- certificado ou declaração emitida por instituição credenciada pelo Ministério da Educação. Esta deve comprovar que o candidato está cursando ou concluiu os 3 anos do Ensino Médio em escola da rede pública de ensino. Ou, ainda, como bolsista integral em instituições privadas; e
- comprovante de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.
Após a coleta biométrica bem como abertura do Renach, o candidato terá o prazo de 40 dias para realizar os exames médicos/psicológicos. Nesse sentido, se considerado apto, terá 30 dias para matricular-se no Centro de Formação de Condutores – CFC.
O beneficiário deverá consultar o site do Detran/DF (www.detran.df.gov.br), na opção Programa Habilitação Social, para escolher os prestadores de serviço de sua preferência, seja clínica médica ou CFC, dentre aqueles que aderiram ao Programa Habilitação Social.