• Reciclagem de Condutores

Publicado em 25 de junho, 2015 as 09h38.

Regulamentada multa através de videomonitoramento em vias urbanas

Por Mariana Czerwonka.

Câmera de videomonitoramentoA Resolução 532/15 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada na semana passada, regulamentou as autuações de condutores através de câmeras de videomonitoramento em vias urbanas. O sistema já estava regulamentado para rodovias e estradas.   Isso quer dizer que um agente de trânsito pode multar um veículo mesmo estando numa central de vídeo monitoramento, e não no local da infração.

“Esse método facilita a fiscalização e, principalmente, auxilia no problema de muitas cidades que não tem um número de agentes de trânsito suficiente para monitorar as vias urbanas”, diz Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor da Tecnodata Educacional.

Algumas instituições já utilizam o sistema, como é o caso da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Órgãos de trânsito de vários municípios já estão em processo de implementação como, por exemplo, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre.

Segundo Mariano, apesar de impopulares as medidas de fiscalização ajudam a diminuir índices de acidentes, o que é positivo. “Ao coibir infrações, coíbe-se imprudências e consequentemente reduzem-se os acidentes”, explica o especialista.

Uma resposta para “Regulamentada multa através de videomonitoramento em vias urbanas”

  1. Ozzilo Camargo disse:

    Tudo pela $egurança, do pede$tre, cicli$tas, veiculo$, criança$, $em nenhum intere$$e envolvido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *