Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Quer fazer uma viagem segura? Então leia algumas orientações


Por Mariana Czerwonka Publicado 25/01/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), único centro de pesquisa do País dedicado à segurança viária e veicular, dá dicas para que os motoristas possam fazer uma viagem mais segura ao pegar a estrada neste período de férias. São cuidados simples que podem auxiliar muito na segurança dos condutores e dos passageiros durante o passeio.

Ao viajar, os motoristas devem ficar atentos aos pneus. Eles devem estar em boas condições de rodagem para que garantam boa estabilidade e aderência ao solo. A calibragem também é importante e pode gerar uma economia de até 10% no consumo de combustível.

Além disso, o condutor deve sempre observar o nível de combustível que há no tanque e se a quantidade disponível é suficiente para chegar ao destino ou a um posto de abastecimento. A chamada “pane seca”, além de causar transtornos, é considerada uma infração média.

Outra dica muito importante refere-se ao cinto de segurança. O motorista não deve viajar sem ele. Este é um dos principais dispositivos que garantem a proteção dos ocupantes dos veículos. Em caso de acidentes, o uso do cinto aumenta as chances de sobrevivência em 45% e, caso o veículo tenha airbag, a possibilidade de sobreviver cresce para 51%.

O respeito à sinalização e às normas de trânsito também são cruciais para a segurança da viagem. Por conta disso, é fundamental respeitar os limites de velocidade, dirigindo de forma compatível com as condições de tráfego, de clima, da via e do próprio veículo. Entre as principais dicas do CESVI também está o uso de assentos infantis quando há crianças no veículo.

As chamadas “cadeirinhas” devem ser adequadas à idade e ao porte físico da criança e devem ser instaladas no banco traseiro. Em casos de acidentes, o uso desses dispositivos infantis aumentam as chances de sobrevivência das crianças para 70%.

Um item que às vezes passa despercebido pelos motoristas é o transporte das bagagens. As malas devem ser acomodadas no porta-malas e no bagageiro e devem ser distribuídas de acordo com o “peso”, sendo que as mais pesadas devem ser colocadas sobre o eixo traseiro (se iniciando pelo centro) e por baixo das mais leves. Não é aconselhável levar bagagens dentro do carro.

O conforto dos ocupantes do veículo é outro fator importante. O condutor e os passageiros podem se acomodar melhor e contribuir para a maior eficiência dos dispositivos de segurança, como o cinto e o airbag. Para tanto, basta ajustar o banco, o encosto lombar e o encosto de cabeça. Além disso, o passageiro não deve colocar os pés no painel do veículo, pois essa posição é potencialmente perigosa e passível de graves lesões em caso de colisão, principalmente se houver o acionamento do airbag.

Ficar atento às condições climáticas também pode auxiliar na segurança. Por isso, é recomendável conhecer a previsão do tempo para saber a situação que provavelmente encontrará na estrada. Dessa forma, é possível se antecipar e programar os lugares de parada, principalmente em casos onde é mais seguro aguardar a chuva passar. É muito importante, ainda, que o motorista dirija descansado e que faça algumas paradas durante a viagem. Em casos de viagens longas, é recomendável, inclusive, revezar a condução.

Por fim, o condutor não deve fazer uso de medicamentos que possam alterar sua capacidade de concentração ao volante e, menos ainda, ingerir bebidas alcoólicas. O comprometimento da capacidade de conduzir por estes motivos é perigoso tanto para o condutor quanto para os outros motoristas.

Sobre o CESVI BRASIL

Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa com os mesmos objetivos.

Para conhecer as atividades do CESVI, acesse www.cesvibrasil.com.br, e também acompanhe as novidades pelo Twitter ou Facebook em: www.twitter.com/cesvibrasil e www.facebook.com/cesvibrasil.

Mais informações sobre reparação automotiva também podem ser acessadas no blog: www.clubedasoficinas.com.br

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *