Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Qual plano de seguro auto é melhor para você?


Por Agência de Conteúdo Publicado 23/05/2020 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 21h49
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Beatriz Souza

Carro roubadoFoto: Freeimages.com

Assim como diversos outros serviços, a contratação de um seguro para o seu automóvel é algo indispensável nos dias de hoje, principalmente para quem utiliza o veículo diariamente.

No entanto, por se tratar de um produto complexo e com várias opções de seguradoras e coberturas disponíveis, é preciso conhecer suas particularidades a fim de escolher o seguro que melhor atenda suas necessidades.

Dessa forma, preparamos um conteúdo especial reunindo tudo o que você precisa saber antes de escolher seu seguro automotivo para acertar na contratação. Vamos lá!

O que é o seguro auto?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é o seguro automotivo. Basicamente, é um produto que visa proteger o seu carro mediante o pagamento de uma apólice mensal ou anual, contra diversas eventualidades.

Ele é comercializado por seguradoras que possuem a autorização para venda, regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

A partir do momento em que o contratante adquire o produto, toda a responsabilidade sobre os danos e despesas incluídas na cobertura ficam por conta da empresa, podendo variar de acordo com o contrato estabelecido previamente.

Qual a diferença de seguro para proteção veicular

Diferente do seguro auto, a proteção veicular é comercializada por empresas associadas ou cooperativas que oferecem algumas coberturas aos contratantes.

Embora as proteções sejam semelhantes às dos seguros tradicionais, quem contrata esse tipo de serviço compartilha os riscos com os demais cooperados. Quando há alguma ocorrência, o valor usado para cobrir os prejuízos é retirado de um fundo coletivo.

Além disso, esse tipo de proteção não é regulamentada pela Susep. Não estando sujeita às normas e regras da superintendência, essa modalidade oferece maior instabilidade para quem contrata.

O que considerar antes de contratar um seguro

Quem opta por contratar um seguro auto, precisa levar em consideração alguns fatores antes de escolher o plano que melhor atenda às suas necessidades. Confira nossas dicas:

Faça uma cotação nas principais seguradoras do mercado

Esse é um dos passos mais importantes para quem está considerando proteger o seu veículo.

Hoje em dia, com as facilidades que a tecnologia nos trouxe, você pode cotar o seguro com diversas empresas em poucos minutos, sem precisar sair do conforto do seu lar.

Vale lembrar que o preço praticado não é tabelado e, portanto, você vai encontrar diferentes valores para as mesmas coberturas. Por isso, é preciso ficar atento a validade da cotação, pois normalmente ela costuma ser de apenas 7 dias.

Nesta etapa, deve-se considerar o orçamento disponível para aplicar no seguro, sem que isso signifique comprometer sua renda familiar.

Considere empresas que ofereçam um bom custo-benefício, com coberturas que atendam suas expectativas e que possuam vantagens de pagamento.

Pesquise a reputação da empresa

Assim como em qualquer outro mercado, no ramo de seguros você está sujeito a encontrar bons e maus profissionais. O que vai determinar o sucesso da sua escolha é a pesquisa.

Fazer um levantamento sobre a reputação da empresa no mercado é fundamental para evitar cair em ciladas. Os sites de reclamações e as redes sociais são excelentes aliados nesse momento.

Eles funcionam como um termômetro, que te ajudará a identificar o nível de satisfação dos atuais clientes, o relacionamento da empresa e, principalmente, a qualidade do atendimento oferecido quando surge um problema.

Afinal, só assim você poderá ter uma ideia de como será tratado caso venha a ter algum problema ou insatisfação com o serviço contratado.

Escolha uma cobertura que melhor se adeque a sua rotina e estilo de vida

A ideia de seguro ideal é aquela que atenda às suas necessidades no cotidiano. Antes de defini-las, é importante fazer um balanço da sua rotina e o seu relacionamento com o veículo.

Neste momento, devem ser considerados fatores como:

  • Quantas vezes por semana você sai com o carro?

  • Ele é utilizado como principal fonte de renda da família?

  • Quais riscos você está exposto no dia a dia?

  • Outras pessoas dirigem o veículo?

Todas essas informações serão determinantes quando for escolher a cobertura ideal para seu perfil. Isso porque, de acordo com o seu estilo de vida, você poderá escolher o que melhor te atende.

Digamos que você usa pouco o carro, apenas aos finais de semana para passear no bairro, é o único condutor e guarda o veículo em uma garagem segura. Não faz sentido contratar mil e uma coberturas que não serão úteis para você e só fazem o seguro ficar mais caro.

Quem se enquadra neste perfil, pode optar por uma modalidade de seguro mais flexível, como é o caso do seguro auto Pay Per Use.

Com ele você paga uma taxa fixa mensal e os valores são cobrados de acordo com a utilização do veículo. Ou seja, quanto menos usar, menos paga no final do mês.

Já para alguém que usa o veículo todos os dias e, portanto, está mais exposto aos riscos no trânsito e na cidade, talvez seja mais interessante realizar a contratação de um seguro mais  tradicional.

Dentre as principais coberturas oferecidas nos seguros convencionais, podemos destacar:

  • Roubo/Furto

  • Colisão

  • Incêndios

  • Danos à terceiros

  • Assistência mecânica

  • Serviços de guincho, chaveiros e mecânicos elétricos

  • Carro reserva

É importante ressaltar que tudo isso influencia no valor final do seguro e, quanto mais coberturas, maior será o preço cobrado ao segurado.

Esteja atento aos valores de franquia e condições

Outro ponto importante é verificar o valor da franquia cobrado caso precise acionar o seguro. Esses custos podem variar de acordo com a empresa escolhida, sendo cobrados percentualmente ou um valor fixo pré-estabelecido.

Além disso, conferir a área de abrangência do serviço é fundamental para evitar surpresas no futuro. Informe-se sobre as regiões e países em que o seu carro estará coberto e quaisquer outras condições específicas que você precisa saber.

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil escolher o melhor seguro para o seu automóvel, garantindo maior satisfação com o produto contratado e protegendo seu patrimônio!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *