Para muitas pessoas, o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não representa apenas um desejo, mas uma oportunidade de ampliar perspectivas profissionais, alcançar alguns sonhos e até conquistar a independência. No entanto, muitas vezes, esse processo não é tão simples quanto parece. Ainda mais quando se fala da tão temida prova prática do Detran. Alguns aspectos emocionais podem atrapalhar, e muito, na hora da aprovação. Por esse motivo, o Portal do Trânsito traz dicas para o aluno passar pela prova prática do Detran sem maiores dificuldades.
Prova prática
A prova prática do Detran é aquela que os examinadores avaliam se os candidatos à habilitação possuem condições para enfrentar o trânsito sem oferecer riscos aos demais usuários das vias.
De acordo com a Res.789/20, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que normatiza o processo de formação de condutores no Brasil, a avaliação para condutores que pretendem tirar a CNH na categoria B é dividida em duas fases: estacionamento e deslocamento em via pública.
Na primeira, o candidato tem até três tentativas para estacionar o veículo em área delimitada por balizas removíveis. O tempo máximo para realizar a tarefa varia em cada categoria: para “B” (carros e veículos comerciais leves) é até cinco minutos, para categoria “C” (caminhão) e “D” (micro-ônibus, ônibus) seis minutos e para “E” (ônibus articulados, biarticulados) nove minutos. Após ser aprovado nessa etapa, o candidato segue para o trajeto na rua.
Leia mais conteúdos da área do aluno de CFC:
Para quem pretende pilotar motos e ciclomotores, o exame continua sendo feito em circuito fechado.
Ainda conforme a legislação, reprova no exame prático do Detran o candidato que cometer falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapasse a três.
Veja dicas para o candidato passar sem dificuldades na prova prática do Detran:
- Antes da prova é importante tirar todas as dúvidas com o instrutor;
- No dia da prova, alimente-se corretamente e durma bem. Não é recomendável ficar com fome e nem comer em excesso.
- Deve-se procurar fazer uma aula o mais próximo possível do dia e/ou horário do exame.
- Se puder, é preferível marcar a prova para o início do dia. Isso ajuda a combater a ansiedade e o nervosismo.
- Não faça comparações: é comum ouvirmos de colegas frases do tipo: “passei de primeira”, “reprovei três vezes”, “quase todo mundo reprova”, assim como outras declarações que podem comprometer o seu resultado. Cada um tem um desempenho diferente, por isso se concentre na prova e não na experiência de outros.
- Não se esqueça que a avaliação, assim como toda prova é certo ou errado, ou seja, se você se preparar corretamente revisando um roteiro do “certo”, como colocar o cinto, ajustar os retrovisores e o banco, sinalizar manobras, etc., fica mais difícil de errar.
- Tente controlar o nervosismo. É fato que as pernas tremem, o suor nas mãos não depende de você, mas procure manter a calma e respire fundo, isso pode ajudar a acalmar.
- Prática de direção não é só uma questão de manuseio do veículo, revisite alguns conceitos antes da avaliação;
- Por fim, cuide do controle da emoção para melhor desempenho!