Publicado em 07 de dezembro, 2019 as 08h07.

Presidente Bolsonaro diz que mudanças no CTB serão votadas na próxima semana

Por Mariana Czerwonka.

Pontos na CNH
Foto: Divulgação.

Em live na última quinta-feira (05), o presidente da República, Jair Bolsonaro afirmou que o projeto de lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deve ser votado na Câmara dos Deputados na próxima semana. O Presidente disse que já tratou do assunto com o líder da Casa, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“Está tudo certo para semana que vem se votar um projeto nosso que mexe no Código de Trânsito. Passar de cinco para dez anos a validade da carteira de motorista e aumentar de 20 para 40 pontos o limite para se perder a carteira (ao longo de 12 meses em infrações de trânsito), entre outras medidas que a Câmara vai implementar”, disse Bolsonaro, em live realizada no carro.

No dia 04 de junho desse ano, o presidente Jair Bolsonaro enviou um Projeto de Lei que modifica o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para, além das mudanças citadas acima, alterar as regras para o transporte de crianças, o exame toxicológico e as aulas noturnas no processo de formação de condutores, entre outras.

O PL 3267/19 recebeu parecer favorável do relator o deputado Juscelino Filho (DEM-MA), à aprovação do PL, mas com ressalvas propostas em um substitutivo.

Leia matéria completa sobre o que pode mudar. 

Em outra declaração polêmica durante a semana, Bolsonaro disse que, o aumento no limite de pontos na carteira ajuda motoristas como de caminhão, ônibus, táxi e de aplicativos de transporte, “que têm muita infração”. “É comum ter infração. (Há) pardal em tudo quanto é lugar”, argumentou.

4 respostas para “Presidente Bolsonaro diz que mudanças no CTB serão votadas na próxima semana”

  1. ligeirinho disse:

    Quanto ao tempo da validade acho bom, agora de 20 pontos para 40 na CNH, se com os pontos atuais não conseguem colocar ordem na casa, imaginem com esse total, vai virar um caos.

  2. Diva Virginia Gontijo disse:

    Em 10 anos uma pessoa pode se tornar inviável para conduzir um veículo, se com 5 já vemos tantas aberrações no trânsito imagina em 10!
    Que não estejamos na frente nem atrás desses condutores!
    Deveria ser 5 anos para todos inclusive com psicotécnico , onde já se viu vc fazer um psicotécnico aos 18 anos de idade que terá validade até os 80!!!
    Brincadeira!
    Qual outro exame que o cidadão faz que tem um prazo de validade vitalício???
    Ainda mais agora que temos tantos casos de transtornos psicólogos como depressão , síndrome do pânico, ansiedade generalizada, doenças muito recorrentes, dentre outras, que incapacitam ou comprometem grandemente a capacidade de dirigir!

  3. Sueli Araujo disse:

    boa tarde! não sei se meu comentário seria aqui e por isso se terá peso. Mas se quer fazer mudanças para ajudar a um candidato a tirar sua Habilitação deveria aumentar o tempo,porque com um ano de prazo para se habilitar é pouco e obriga o candidato a voltar a fazer prova teórica novamente.Acho desnecessário e com mais custos para o candidato ,que recolherá duas taxas para o estado afim de realizar esse exame teórico

  4. Deraldo Barros de Almeida disse:

    Concordo plenamente com o comentário acima da Diva Virginia. Parece que o nosso Presidente nunca leu o nosso CTB, onde a prioridade é a vida. Precisamos sim, estabelecer novas regras para a obtenção da CNH, como também, estabelecer prazos para reciclagem dos atuais condutores. Imaginem realizar exames em qualquer lugar, como sugere o PL. E onde ficam os profissionais habilitados e capacitados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *