Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Portal destaca a importância do relacionamento interpessoal no trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 13/05/2019 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Valores no trânsitoÉ importante respeitar os outros, as diferenças individuais e a diversidade de opiniões. Foto: Pixabay.com

Em comemoração ao Maio Amarelo que tem como objetivo propor o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, o Portal do Trânsito aborda um assunto de extrema relevância para quem participa diariamente do trânsito: a importância do relacionamento interpessoal.

O trânsito é o mais importante ponto de encontro de diversos grupos, segmentos e indivíduos de uma sociedade e por este motivo o comportamento dos usuários envolvidos é tão importante. “Quem convive diariamente no trânsito, precisa empenhar-se para proporcionar um ambiente de qualidade e, mais do que exigir dos outros, deve comprometer-se a fazer a sua parte. Isso depende de uma ação pessoal e consciente”, diz Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito.

A mudança de comportamento é uma ação primordial para a redução de acidentes. “Para reconhecer maus hábitos é necessário sempre fazer uma autocrítica. Alterar comportamentos errados significa vencer as resistências internas”, explica Pietsak.

Para a especialista, o condutor deve questionar continuamente suas ações no trânsito.

“É importante saber verificar o próprio desempenho em cada nova situação e corrigir a atitude, quando necessário”, avalia.

Alguns valores são fundamentais para que os cidadãos sejam competentes em seus relacionamentos interpessoais. Essas características podem ser desenvolvidas e aprimoradas e como consequência o condutor consegue manter a calma no trânsito evitando brigas, discussões e até acidentes.  O Portal do Trânsito lista abaixo quais são elas.
Flexibilidade

As pessoas têm interesses distintos. É preciso “jogo de cintura” para evitar conflitos e buscar soluções criativas para problemas criados pelos relacionamentos. Além disso, as pessoas mais flexíveis têm melhor capacidade de adaptação quando expostas a diferentes situações ou ambientes.

Bom senso e sabedoria

Qualquer situação ou problema tem mais de uma maneira de ser interpretado ou resolvido. O controle das situações está sempre na mão de quem age com bom senso e ponderação.

Respeito

Por ser um dos valores mais importantes, o respeito é a viga mestra dos relacionamentos. É importante respeitar os outros, as diferenças individuais e a diversidade de opiniões.

Educação

Cultivar as boas maneiras, saber o valor da civilidade, tratar bem as pessoas, ser gentil e cordial são atributos indispensáveis.

Equilíbrio

Controlar o próprio temperamento é fundamental para quem quer, deseja e necessita desenvolver uma boa capacidade de se comunicar e negociar.

Paciência

As pessoas pacientes não precisam resolver tudo na hora, não são afobadas, nem tiram conclusões precipitadas.

Humildade

Reconhecer os próprios erros, com humildade e simplicidade tema propriedade de dissolver os desentendimentos na raiz. Entretanto, nos relacionamentos, poucos são aqueles que reconhecem os erros.

Colocando em prática as dicas sugeridas, o ambiente do trânsito se tornará menos agressivo e o condutor pode, dessa forma, evitar situações de risco para ele e para os demais.

Veja mais sobre o assunto:

Veja características de quem tem bom comportamento ao volante

6 hábitos que te tornam um mau motorista

Situações irritantes que os motoristas insistem em fazer no trânsito

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • José Félix Gonçalves Pereira
    05/10/2023 às 10:15

    Ótimo matéria assunto necessário ao transito

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *