Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Pioneira no setor de fiscalização de trânsito no país, Perkons completa 25 anos


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/07/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Lombada eletrônicaA proposta era idealizar uma alternativa menos abrupta que substituísse a lombada física e mantivesse o objetivo de reduzir a velocidade. Foto: Divulgação Perkons

De 2001 a 2012, a frota brasileira de veículos saltou de 34,9 milhões para cerca de 76 milhões, aumento superior a 138%. Os dados são do relatório do Observatório das Metrópoles, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, e estimulam o desenvolvimento de soluções eficientes e inovadoras, que deem conta do gerenciamento do trânsito. Prestes a completar 25 anos e atuando em 16 estados e 13 capitais de todas as regiões do país, a Perkons se consolida neste segmento e coleciona projetos e tecnologias para segurança viária, mobilidade urbana e fiscalização eletrônica.

Pioneirismo

Foi um acidente de trânsito que motivou a criação de um produto que abriria o leque de equipamentos para controle de trânsito e viria a marcar o nascimento da corporação. A proposta era idealizar uma alternativa menos abrupta que substituísse a lombada física e mantivesse o objetivo de reduzir a velocidade. O resultado foi a invenção da primeira lombada eletrônica do país, em 1992. Desde então, o pioneirismo atravessou fronteiras e se instalou no Peru, Colômbia e Equador.

O renome, porém, extrapola o vanguardismo e tem reflexos diretos na qualidade de vida das pessoas “Em 2015, os equipamentos da Perkons monitoraram quase quatro bilhões de veículos pelo país e promoveram um índice de respeito à velocidade de 99,93%, nos trechos fiscalizados, o que contribui para segurança no trânsito e redução dos acidentes”, declara o diretor da empresa, Luiz Gustavo Campos. Conforme Estudo do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do (Ibmec-Rio), somente em 2004 a instalação de lombadas eletrônicas evitou 1.061 mortes e 12.370 acidentes. Isto significa que cada equipamento evita três mortes e 34 acidentes por ano.

Iniciativas em prol da conscientização

Além da presença nas vias brasileiras, a corporação cultiva um papel ativo no processo de conscientização da sociedade. Para tornar mais acessível e estimulante o contato com a legislação de trânsito, crucial para a formação dos condutores, foi criado o CTB Digital, espaço que disponibiliza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) comentado por especialistas. Outra iniciativa online que busca aproximar a temática trânsito do usuário é o Trânsito Ideal, site que reúne de dicas de segurança a vídeos de direção defensiva com acesso gratuito.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *