Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Pesquisa revela que 26% dos motoristas dirigem embriagados


Por Agência de Notícias Publicado 20/09/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h28
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma pesquisa feita pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) no mês de julho deste ano mostra que 26,6% dos motoristas entrevistados dirige mesmo após ingerir bebida alcoólica. O resultado equivale a uma a cada quatro pessoas que saem para se divertir à noite na capital paulista.

O levantamento aponta também que 47,7% dos condutores, que confessaram dirigir embrigadados, disseram acreditar que o álcool não os prejudica, o que respresenta uma falta de percepção de risco em relação a bebida e direção, segundo o órgão.

A pesquisa do departamento mostra ainda que 22% dos motoristas declararam nunca ter se envolvido em acidentes e afirmaram ser bons motorista. Entre os argumentos para justificar esse comportamento, 69,7% disse que faz isso por não ter opção e 34,1% por morar perto do local.

Entre os entrevistados, 35,7% frequenta bares e restaurantes de três a cinco vezes por mês, na maioria das vezes às sextas (85,2%) e aos sábados (95,7%). Na capital, as regiões mais frequentadas à noite são Pinheiros/Vila Madalena (60,6%), Jardins/Paulista/Paraíso (49,3%), Baixo Augusta (37,2%), Moema/Ibirapuera/Vila Nova Conceição (34,5%) e centro (34,2%).

O carro particular é o transporte mais utilizado pelos motoristas, com 62,6% do total. Seguem na lista a carona, com 51,1%, o Metrô, com 46,5%), o ônibus, com 34,9%, e o e táxi, com 34,1%. Ao chegar ao local desejado, 76,3% afirmou consumir álcool.

A pesquisa foi elaborada com apoio da Assessoria de Inovação em Governo da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional. Foram entrevistadas 640 pessoas da capital e da região metropolitana, por meio de um questionário online.

Os números foram apresentados nesta quarta-feira (18), na abertura da Semana Nacional de Trânsito 2013, em evento no Palácio dos Bandeirantes. Além dessa atividade, rodovias, ruas e avenidas de São Paulo também recebem ações sobre o trânsito. Este ano, o tema é a relação entre álcool, outras drogas e a segurança viária.

Programa Direção Segura

Para tentar diminuir o índice de acidentes nas vias da capital, o Detran-SP criou o Programa Direção Segura no Carnaval deste ano. Desde o lançamento, foram realizados 7,9 mil testes de etilômetro em todo o Estado. Ao todo, 833 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Dessas, 184 responderão por crime de trânsito, segundo o órgão.

Os motoristas abordados nas blitze e que têm resultado zero na detecção de álcool recebem um kit, com folder explicativo, “bafômetro” descartável, porta lixo para carro, adesivos, chaveiro e caneta, com o slogan da campanha “São Paulo pela vida”.

O Detran ressalta que motoristas com resultado até 0,33 no etilômetro recebem multa de R$ 1.915,40, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e respondem a processo administrativo para ter a carteira suspensa por um ano. A partir de 0,34, o condutor recebe as mesmas penalidades e também responderá na Justiça por crime de trânsito.

Fonte: R7

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *