Dados de pesquisa divulgada pela Allianz Seguros registram que os pedestres são as maiores vítimas de acidentes de trânsito. Por ano, morrem mais de 20 mil em todo o mundo, o que coloca os pedestres como o grupo mais vulnerável.
Desde 1998, o Brasil ultrapassou o dobro da frota de carros, mas a segurança rodoviária não cresceu proporcionalmente. Nos acidentes rodoviários, só os pedestres brasileiros representam entre 28% e 36% de todas as mortes.
O número se torna grande quando comparado, por exemplo, à Holanda que responde por 10% do total de mortes de pedestres, a menor proporção entre os países da União Europeia. As vias americanas também respondem por um valor inferior, correspondente a 17%.
A boa notícia é que, entre os usuários de estradas no Brasil, os pedestres são o único grupo que apresenta declínio nas taxas de mortalidade.
Maior risco
Dois fatores citados pela pesquisa, que influem diretamente na fatalidade das ocorrências, são: o desenvolvimento do país e a velocidade do veículo no momento do acidente.
O Brasil, se comparado a países como o Mianmar, que tem a mais alta proporção de mortes entre pedestres, ou com a Índia, que responde por cerca de 60% de todas as mortes em áreas urbanas, está em situação menos grave. A condição se torna ainda mais crítica em países de renda baixa e média, onde 84% das estradas não têm calçadas.
Se o pedestre for atingido por um carro a 30 km/h é 80% menos fatal que se fosse atingido a 50 Km/h. Já quase nenhuma chance existe se for atingido por um veículo a 80 Km/h.
Um terceiro ponto a ser ressaltado, é que a ingestão de bebida alcoólica, ao contrário do que se pensa, não é um problema que diz respeito apenas aos motoristas. Estudos mostraram que foi detectado alcool no sangue de 90% dos pedestres feridos em acidentes.
O Grupo Allianz é um dos líderes globais em serviços de seguros, financeiros e de administração de fundos, que além de oferecer produtos e serviços, também atua na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.