Os principais pontos de atenção para pedalar na cidade
Qualidade do aro, pneus e conforto dos bancos são alguns dos aspectos que precisam ser considerados pelos condutores.
A chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que muitas pessoas mudassem seus hábitos. Um deles é a utilização da bicicleta como meio de transporte. Para fugir do ônibus ou do metrô, há quem esteja usando sua magrela para pedalar na cidade e evitar infecção.
Enquanto esse ainda é um processo tímido no Brasil, em outros países a conversa é diferente.
Na França, as bicicletas ganharam cada vez mais espaço, sobretudo em Paris. Em novembro do ano passado, a prefeitura da capital parisiense anunciou investimentos de 250 milhões de euros (R$ 1,6 bilhão) a serem aplicados em mais ciclovias, estacionamentos de bikes e fortalecimento de iniciativas em favor da bicicleta.
Aqui no Brasil os investimentos nas bicicletas ainda não são tão volumosos, mas isso não significa que a busca por uma bicicleta boa e barata já não seja uma realidade em grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro.
A capital paulista teve um aumento de 66% nas vendas de bicicleta em 2020 em relação a 2019, de acordo com a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike). O número é 16 pontos percentuais acima da média nacional, de 50%.
A taxa de crescimento se manteve em 2021, já que as vendas de bicicleta no país aumentaram 34,17% no primeiro semestre do ano passado em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com a mesma entidade, que reúne lojistas e empresas voltadas ao transporte sustentável.
Diante dessa procura, sempre há uma dúvida: qual a melhor bicicleta para pedalar na cidade?
Em entrevista recente ao jornal O Estado de S.Paulo, o vice-presidente da Aliança Bike, André Ribeiro, esclareceu algumas dúvidas sobre o tópico. A primeira delas tem a ver com o modelo: escolha uma bicicleta urbana, capaz de aguentar o tranco do dia-dia sem maiores problemas.
“Se o objetivo é pedalar todos os dias em vias da cidade, as bicicletas urbanas são as mais indicadas. Muitas pessoas compram Mountain Bikes para esse uso, mas os modelos desta categoria são voltados para ambientes de terra ou com obstáculos”, afirmou André Ribeiro.
Outra dica que vale a pena ressaltar são os pneus. “Para pedalar na cidade, o ideal é optar por pneus mais lisos e finos, porque rendem mais. O pneu com cravo é para terra, não tem necessidade de ser utilizado no asfalto”, complementou.
Especialistas também apontam outras questões importantes ao escolher a bicicleta para pedalar na cidade.
Uma delas é o material do qual ela é feita. Para escolher o aro do modelo, observe atentamente seu peso e durabilidade. Quanto mais leve e resistente, melhor para o seu desempenho. Os modelos mais comuns são feitos de aço ou fibra de carbono.
Além do aro, é preciso ajustar a altura da bicicleta. Nas ruas, é fundamental que o ciclista consiga se equilibrar em meio aos carros com extrema agilidade, a fim de evitar acidentes e contratempos. Por isso, a altura ideal da bicicleta urbana é aquela em que o condutor possa ter este apoio na hora da parada, sem dificuldade. Se a bicicleta for muito alta, compromete-se o equilíbrio.
Por fim, mas não menos importante, é fundamental falarmos do Selim, ou o banco. Se ele estiver muito baixo, pode ser desconfortável para a coluna e as pernas. Normalmente, os bancos mais largos e com estofado oferecem uma sensação mais confortável ao pedalar. Esse ponto é fundamental, porque um terreno irregular em um banco duro pode ser o fim da sua jornada com a bike.