Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Os 5 erros mais cometidos no trânsito


Por Talita Inaba Publicado 12/06/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) com 222 condutores que foram submetidos a um simulador de direção revelou os erros mais comuns que os motoristas cometem no trânsito. A pesquisa foi realizada em parceria com as empresas Porto Seguro e Lander, e aplicada na cidade de São Paulo.

Quando testados no simulador, a frequência de acertos em ordem crescente foi:

Respeitar o pedestre;

Respeitar a velocidade na descida;

Ultrapassagem proibida;

Respeitar o limite de velocidade;

Usar seta para indicar direção.

Sendo assim, o principal erro dos motoristas foi o desrespeito ao pedestre. Não respeitar o pedestre é uma infração de trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, artigo 214 que diz que deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado, estando na faixa a ele destinada; que não tenha concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo ou portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes é uma infração gravíssima, com valor de R$ 191,54 e acréscimo de 7 pontos na carteira.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *