OMS classifica poluição causada por carros como cancerígena
O problema do trânsito nas cidades não é meramente as pessoas perderem tempo paradas nas longas filas. É de saúde pública. O tema é tão sério que a Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou nesta quinta-feira (17) que a classificação da poluição do ar exterior como cancerígena, de acordo com a AFP.
“O ar que respiramos tem sido contaminado por uma mistura de substâncias que provoca câncer”, disse Kurt Straif, chefe da seção de monografias da IARC. “Agora sabemos que a contaminação do ar exterior não apenas é um risco maior para a saúde em geral, mas também uma causa ambiental de mortes por câncer”.
“Os especialistas concluíram que existem provas suficientes de que a exposição à poluição do ar provoca câncer de pulmão. Também notaram uma associação com um risco maior de câncer de bexiga”, destacou a IARC em um comunicado.
Apesar das concentrações de poluentes variar dependendo da região, a agência destacou que suas conclusões se aplicam a todas as regiões do mundo. Os dados mais recentes da agência mostram que, em 2010, mais de 223 mil pessoas morreram de câncer de pulmão relacionado à poluição do ar.
De acordo com uma nota divulgada após uma semana de reuniões entre especialistas que revisaram a literatura científica mais recente, a IARC disse que a poluição atmosférica ao ar livre e o material particulado – um importante componente da poluição – devem passar a ser classificados como agentes carcinogênicos do Grupo 1, de acordo com informações da Agência Reuters.
Essa classificação abrange mais de cem outros agentes cancerígenos conhecidos, como o amianto, o plutônio, a poeira de sílica, a radiação ultravioleta e o cigarro.
Dana Loomis, subdiretora da seção é categórica: “Os resultados dos estudos revistos apontam na mesma direção: o risco de desenvolver câncer de pulmão é significativamente maior em pessoas expostas à poluição atmosférica.”
Quem é o maior vilão?
De acordo com o levantamento “Mobilidade Urbana e Poluição do Ar”, grande parte da poluição do ar é produzida pelos veículos. Segundo os pesquisadores envolvidos no estudo, investimentos em sistemas de transporte coletivo de qualidade poderiam contribuir (e muito) para a redução no número de mortos no Estado em decorrência da poluição do ar.
Fonte: Via Trolebus