Publicado em 18 de dezembro, 2018 as 13h29.

O que você precisa para viajar de carro pelos países do Mercosul

Ao viajar de carro no Mercosul é possível apreciar lindas paisagens, mas também deve-se estar atento a regras diferentes. Veja o que é preciso para não passar por situações desagradáveis

Por Assessoria de Imprensa.

Por Jeniffer Elaina,

do SeguroAuto.org

Viagem Mercosul
Para viajar de carro no Mercosul precisará estar com a sua habilitação em dia, ter um RG com data de emissão inferior a 10 anos e CRLV do veículo no nome do condutor. Foto: Pixabay.com

Quer tirar umas férias de um jeito diferente e aproveitar a paisagem das estradas? Essa pode ser uma boa opção para quem deseja viajar de carro pelo Mercosul.

Se vai pegar a estrada para os países vizinhos é preciso se atentar em alguns pontos, pois, apesar de haver um acordo entre Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, alguns documentos são necessários, assim como algumas regras de trânsito podem ser um pouco diferentes.

Para não ter problemas enquanto aproveita o seu passeio, confira essas dicas.
Tenha todos os documentos que precisa para viajar de carro no Mercosul

Para viajar de carro no Mercosul precisará estar com a sua habilitação em dia, ter um RG com data de emissão inferior a 10 anos e CRLV do veículo no nome do condutor. Se o veículo não estiver em seu nome ou for alienado, precisará fazer a regularização dele.

Para isso é preciso ter um documento emitido pelo Ministério das Relações Exteriores em Brasília. O pedido pode ser feito pelos Correios e demora, no mínimo, 20 dias. Já para o carro em nome de terceiros uma declaração de cartório é suficiente para seguir
viagem.

Contrate o seguro Carta Verde

Se você já possui um seguro auto, veja com a sua seguradora que também tem o Carta Verde. Na maioria das vezes esse é um seguro vendido como adicional ou pode ser contratado com um corretor antes da sua viagem.

Se não tiver terá que providenciar, pois ele é exigido nos países do Mercosul e serve para indenizar terceiros caso provoque um acidente.

Se estiver no Chile, precisará de um outro seguro, o seguro específico (SOAP).

Tenha equipamentos de segurança no veículo

Saiba que para não ter problemas será preciso ter dois triângulos de sinalização, um extintor de incêndio no carro, colete reflexivo e kit de primeiros socorros.

A obrigatoriedade dos itens pode variar de um país para outro, mas é melhor estar prevenido em todas as situações.

Aprenda a abastecer o seu carro

Os carros feitos no Brasil não são iguais aos demais países. Um dos motivos é que em muitos deles não existe o etanol e a gasolina é bem melhor que a nossa.

Não use a gasolina aditivada, pois, como a gasolina deles é menos diluída, o seu carro pode perceber a diferença e dar problema.

Além disso, aprenda o nome correto dos combustíveis em cada local. Na Argentina é Nafta (gasolina) e Gasoil (diesel); no Chile é Benzina (gasolina) e Diesel (Diesel).

Para quem usa kit gás terá problemas com abastecimento porque a válvula do bico injetor é diferente e pode ser exigido um selo que garante a certificação do kit, uma espécie de selo do Inmentro que só é conseguido com a vistoria no país.

Ligue os faróis

Em alguns países do Mercosul é obrigatório andar os com faróis ligados de dia e dentro das cidades. Para não ter problemas, entre no carro e acenda os faróis para não ser parado por policiais ou tomar multas.

Sabendo dessas dicas já pode preparar as malas e viajar de carro pelo Mercosul sem grandes preocupações.

As informações são da Assessoria de Imprensa

 

 

11 respostas para “O que você precisa para viajar de carro pelos países do Mercosul”

  1. […] já falamos sobre como dirigir em países do Mercosul neste texto. Por isso, nosso tema de hoje será, apenas, a condução em países da Ásia, Europa, Oceania, […]

  2. […] já falamos sobre como dirigir em países do Mercosul neste texto. Por isso, nosso tema de hoje será, apenas, a condução em países da Ásia, Europa, Oceania, […]

  3. Jussara disse:

    Quais as consequências de viajar e não ter autorização da financiadora do veículo para entrar no país do Mercosul ?

  4. Vanessa disse:

    Bom dia, estarei indo até Argentina e o carro e financiado preciso de que?

  5. Rodnei Benedetti disse:

    O meu carro está no nome da minha esposa e viajaremos juntos a argentina. Posso dirigir o veículo com ela ao lado , ou terei problemas?

  6. […] já falamos sobre como dirigir em países do Mercosul neste texto. Por isso, nosso tema de hoje será, apenas, a condução em países da Ásia, Europa, Oceania, […]

  7. Janaina T. Pansonato disse:

    Solicitei ao banco a autorização para viajar para o Uruguai com o meu carro que é financiado através de CDC e segundo o banco para este tipo de financiamento não precisa de declaração de trafego para países do Mercosul. Isto é verdade?.

  8. Cesar disse:

    Olá, por favor me esclareça uma dúvida.
    Estava pensndo em fazer uma expedição pela breira da praia partindo de São Jose do Norte/Rio Grande do Sul, até Punte Del Diablo, pela beira da Praia, contornando somente quando necessário, em especial a fronteira onte tem um pequeno rio que corta a praia.
    Tens informação se posso cruzar a fronteira normalmente? Se é possivel rodar de quadriciclo (não tem placa, pois é um veiculo off road) pelas estradas no Uruguai, somente o minimo para acessar a praia, quando passar a fronteira?
    Que tipo de documento, autorização, preciso para isso.

    Muito obrigado,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *