Para se ter uma ideia do quanto representativo é esse volume, basta verificar que esse foi o total de autoveículos vendidos no Brasil, quinto maior mercado automobilístico mundial, em 2012. A principal razão para o aumento do volume de vendas dos VEs, é que o mercado está se expandindo de forma constante, os preços dos combustíveis continuam altos e a conscientização da população sobre a necessidade de reduzir a poluição provocada pelos autoveículos aumentando. Muito embora o relatório não fale diretamente, há pelo menos mais três pontos que contribuirão para o aumento das vendas dos veículos elétricos e híbridos plug-in. O primeiro é o endurecimento da política governamental com regras mais rígidas em alguns países, a exemplo dos Estados Unidos, onde se exige que o consumo e a poluição reduzam um pouco mais a cada ano.
O Segundo são os incentivos oferecidos, por alguns países, para os consumidores que comprarem veículos elétricos e o terceiro, o desenvolvimento de novas tecnologias garantindo maior autonomia aos VEs e VEHPs. Estimativas, contidas no referido relatório, dão conta de que as vendas de veículos elétricos plug-in vão crescer a taxa anual de quase 40%, durante o restante desta década, enquanto o mercado global de automóveis vai expandir por apenas 2% ao ano. Neste sentido, provavelmente, haverá mudança no ranking das maiores marcas globais. Pois, nem todos as montadoras que detém bom desempenho nas vendas dos modelos a combustão, conseguirão sucesso no mercado de híbridos e elétricos. O relatório divide o setor dos carros elétricos e híbridos em três categorias: veículos elétricos híbridos plug-in (VEHPs ou PHEV em inglês), Veículos híbridos (VEHs ou HEV) e veículos elétricos (VEs ou BEV). Segundo o relatório, o número de VEHPs vendidos na maioria das regiões será inferior ao de VEs, exceto na América do Norte e América Latina. Nestas regiões, os VEHPs serão mais atraentes para os consumidores. Imagem inline 1Nas demais regiões com densas áreas urbanas e custo elevado dos combustíveis derivados do petróleo, os VEs venderão mais, proporcionalmente, do que os híbridos.
Fonte: Cross Brasil