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26 de dezembro de 2024

Na Europa, carros ligarão para emergência após acidentes


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/05/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h52
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Chamada de emergênciaO sistema, chamado eCall, começará a ser adotado em 2018 pelos países da União Europeia

A Europa aprovou as regras que tornam obrigatório o sistema que faz com que carros e pequenas vans na União Europeia tenham um aparelho de ligação de emergência automática a partir de março de 2018.

Chamado de eCall, o sistema visa alertar automaticamente serviços de emergência em caso de colisão. O objetivo é diminuir em 10% o número de mortes causadas por acidentes em estradas da UE, salvando potencialmente 2.500 vidas por ano, enquanto também reduz a gravidade dos ferimentos e diminui o custo do trânsito causado por acidentes.

O eCall vai habilitar um canal de áudio entre os veículos e os serviços de emergência por meio de uma rede móvel pública de comunicações sem fio.

Como é um serviço público, o eCall será livre de cobrança, independente do tipo de veículo ou seu preço.

A partir de 31 de março de 2018, todos os novos modelos de carros e vans pequenas precisarão ser equipados com o eCall. Três anos após esse período, a Comissão Europeia, o “corpo” executivo da UE, determinará que o eCall seja instalado em outros veículos como ônibus e caminhões.

O que já existe

Alguns fabricantes de automóveis já possuem sistemas parecidos, como o sistema OnStar da General Motors, que nos Estados Unidos e no Canadá já podem fazer a chamada telefônica para os números de emergência caso ocorra alguma colisão. Esse sistema da GM vai começar a ser desenvolvido em agosto em alguns mercados europeus – como por exemplo, na Alemanha, Reino unido, França, Itália e Espanha.

No Brasil, a Ford possui um sistema parecido nos modelos New Fiesta, Novo Ka, Novo Ka+,Ecosport e na Ranger. O assistente de emergência é programado para fazer um telefonema automático para o SAMU a partir da identificação do acionamento dos airbags ou corte de combustível, o que pode acontecer em caso de colisões traseiras ou capotamentos.

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