26 de dezembro de 2024

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de dezembro de 2024

Motos: uma alternativa para vencer o trânsito das cidades

Adquirir uma moto barata é uma excelente forma de também economizar tempo e combustível.


Por Agência de Conteúdo Publicado 16/11/2024 às 13h30
Ouvir: 00:00
motos trânsito
O uso da moto também traz alguns riscos consideráveis, especialmente em relação a segurança. Foto: AlexLinch/ iStock

Uma moto barata de leilão pode ser a chave para driblar o trânsito das grandes cidades. Afinal, entre as opções de transporte individual, a moto leva larga vantagem em relação ao carro, devido ao seu tamanho. Este atributo é o que permite uma maior agilidade no deslocamento pela cidade, o que também contribui com um trânsito mais fluido.

Estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente, o IEMA, indica que os carros ocupam quase 90% das vias nas grandes cidades e metrópoles. E, em média, cada carro é ocupado por 1,4 pessoa, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. Ou seja, se cada pessoa optasse por um veículo menor, como uma moto, o trânsito cairia drasticamente.

Ganho expressivo em tempo de deslocamento

Porém, ainda que este cenário seja pouco factível, as vantagens da moto não são. O ganho de tempo proporcionado pelo deslocamento com moto é muito grande, podendo chegar a ser duas vezes mais rápido. Na prática, um trajeto que demora uma hora para ser percorrido de carro ou por transporte público pode ser feito em meia hora de moto.

Isso porque a moto não fica engarrafada nas vias como no caso dos carros. O uso do corredor, isto é, do espaço entre faixas, é permitido por lei e é o que possibilita a vantagem de não pegar o trânsito propriamente dito. Mais agilidade também permite mais economia. Um carro parado no trânsito com o motor ligado continua queimando combustível, o que somado ao deslocamento normal, pesa mais na hora de abastecer.

A economia com combustível chega a ser três vezes maior

Já as motos, além de não ficarem paradas, também consomem menos combustível, devido ao motor menor. Motos de baixa cilindrada chegam a fazer incríveis 50 quilômetros com um litro de gasolina. A economia das motos é um dos principais fatores que fazem com que motoristas deixem o carro na garagem e optem por uma moto. O preço muitas vezes menor do que o de um carro popular também é um grande atrativo.

Além disso, é possível encontrarmotos baratas de leilão. De scooters a estradeiras, ou mesmo motos de altas cilindradas, os leilões de moto podem ser uma ótima oportunidade de encontrar o modelo ideal para as necessidades. O processo de compra é simples, e os preços costumam ser convidativos. O interessado precisa ser maior de 18 anos, conhecer o edital e pagar tanto o lance quanto as possíveis dívidas da moto dentro do prazo estipulado.

Motos poluem muito menos que carros

Muito embora as soluções individuais não sejam capazes de reduzir um problema crônico das grandes cidades, as motos contribuem para um trânsito um pouco menos congestionado e até menos poluente. As motos só despejam no ar cerca de 4% dos poluentes durante o horário de pico, frente aos 96% despejados por carros, segundo o Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no Município de São Paulo.

As motos também são responsáveis por quase a totalidade das entregas e deliverys das cidades, proporcionando renda para muitas famílias. Renda, baixa manutenção, pouco gasto com combustível e ganho de tempo são motivos de sobra para que cada vez mais as pessoas optem por motos para seu deslocamento diário – e as mais de 34 milhões de motos que circulam pelo país ilustram bem essa preferência.

Cuidados necessários para motociclistas

O uso da moto também traz alguns riscos consideráveis, especialmente em relação a segurança. Devido à alta exposição dos condutores, a vulnerabilidade para acidentes é maior que em veículos fechados, como carros. O uso dos corredores, apesar de ser permitido, também  exige extrema atenção, já que qualquer distração ou manobra brusca pode acarretar em um acidente com veículos nas faixas ao lado. Outro ponto de atenção para os motoristas são as condições climáticas adversas, como chuva ou neblina, que aumentam ainda mais os riscos. Pilotar uma moto exige perícia, cautela e equipamento de segurança adequado. 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *