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Motoristas de todo o país podem consultar dados via SMS


Por Mariana Czerwonka Publicado 24/06/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h36
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Campanha educativa foi realizada na noite de ontem na Praça Popular, em Cuiabá

A Praça Popular – um dos pontos com maior concentração de pessoas e conhecido pela diversidade de bares e restaurantes – foi palco, na noite deste sábado (22), de uma campanha voltada ao trânsito. Além de educar de forma divertida e interativa, os Sombras e palhaços com perna-de-pau deram dicas a motoristas, motociclistas e pedestres de como podem ser realizadas consultas sobre o veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apenas por meio de uma mensagem de texto.

Os sombras mostraram, de uma forma descontraída, que ao enviar um torpedo para o número 49116 com o número do CPF, por exemplo, a pessoa receberá informações a respeito de multas, pontos acumulados na carteira ou a data de vencimento da habilitação. Ainda foi divulgado que se for enviado o código Renavan, as pessoas receberão aviso referente ao veículo, como do IPVA e licenciamento.

Mais de meio milhão de pessoas já consultaram o serviço da Fidelity Mobile, empresa desenvolvedora do sistema que é pioneiro no País. A resposta da consulta é instantânea, em cerca de dois segundos os dados são enviados ao celular. Todas as operadoras de celular estão sincronizadas e as informações podem ser solicitadas de qualquer lugar.

“Além dos 141 municípios de Mato Grosso, a consulta pode ser realizada de qualquer parte do Brasil”, detalha Kássia Regina Masson, diretora de negócios da Fidelity Mobile.

Com a ação deste sábado, o número de consultas devem crescer ainda mais. “Agora vão ser mais de 500 mil acessos, pois eu acabei de fazer a consulta da minha CNH. Essa tecnologia está mais que aprovada, é um sistema inteligente e inovador”, elogiou o servidor público André de Almeida, 29 anos.

Para obter os dados, o celular não precisa sequer ter acesso a internet. A praticidade e a agilidade do serviço chamou a atenção da psicóloga Lúcia Barrossi, que ainda não conhecia o sistema. Ela testou o serviço logo após os sombras arrancarem risadas dela. “Agora que conheci esse sistema super prático vou fazer a divulgação do número 49116 para meus amigos, vizinhos e familiares”, disse entusiasmada.

Os Sombras passaram de bar em bar, de mesa em mesa, e chamaram a atenção de quem estava na Praça Popular. Com placas no formato de um aparelho celular, modelo iPhone, eles simulavam o envio do torpedo.

“Nos tempos modernos é importante ter um serviço prático e que está ao alcance das mãos”, ponderou a estudante de direito Amanda Lopes. Ela ainda elogiou a forma de divulgação do serviço de consulta do Detran. “Eles [os Sombras] imitaram os passos e gestos das pessoas. Além de ter informação do sistema tivemos descontração”, completou.

A Fidelity Mobile, com a inovação na tecnológica mobile, é a atual vencedora do prêmio FINEP de Inovação em duas categorias: 1ª lugar Pequena Empresa e 2º lugar na categoria Gestão da Inovação (região Centro-Oeste). Além de ter sido eleita, em 2010, para o World Summit Award (WSA Mobile Contente) – o maior prêmio de mobilidade do mundo, realizada em parceria com as Nações Unidas (ONU) – o melhor case brasileiro na categoria “M-Government & Participation” com o projeto Fidelity Consulting LA 49116, destinado a consultas dos usuários do Detran. Pela utilização do serviço de mensagem, às operadoras de telefona móvel cobram R$ 0,31.

Fonte: Mídia News

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