Publicado em 02 de abril, 2018 as 08h27.

Descubra agora: moto pode ou não andar no corredor?

Por Mariana Czerwonka.

Moto no corredor
Os condutores de automóveis também devem redobrar a atenção em conversões e mudanças de faixa. Foto: Arquivo Tecnodata.

Essa é uma dúvida muito comum e alvo de muita polêmica. Afinal de contas, as motos podem trafegar pelos corredores? Essa situação seria a explicação para o alto número de acidentes envolvendo esse tipo de veículo? Conversamos com Julyver Modesto de Araújo, mestre em Direito do Estado e comentarista do CTB Digital, para nos ajudar com essas e outras questões importantes sobre o tema.

Para o especialista, o fato do artigo 56 do Projeto de Lei que deu origem ao Código de Trânsito Brasileiro ter sido vetado pelo Presidente da República à época, justifica a permissão do tráfego nos corredores.

”Como ele PROIBIRIA a condução de motocicletas nos corredores formados entre veículos, a falta de proibição equivale à permissão deste tipo de comportamento (o que é reforçado, inclusive, pelas razões de veto, em que se citou a agilidade da motocicleta como um de seus principais “benefícios”)”, explica Araújo.

Julyver acredita também que não é ONDE se conduz a moto o problema, mas COMO se conduz. “Existem diversos fatores que levam ao alto número de ocorrências de trânsito envolvendo motociclistas, principalmente pelo equilíbrio dinâmico, que exige que este veículo permaneça em movimento para se manter equilibrado. O problema é, principalmente, como se interagem os diversos atores do trânsito. Na minha opinião, mudanças repentinas de faixa, falta de sinalização de sua intenção, altas velocidades e falta de distância de segurança são fatores muito mais preponderantes do que a “utilização do corredor”, o que envolve também a condução de automóveis na via pública”, argumenta.

Proibição do tráfego no corredor

Muitos defendem a proibição do tráfego de motocicletas no corredor entre veículos, inclusive há projetos de lei que tratam do assunto. Questionado sobre o fato, o especialista foi claro.

“Meu posicionamento é que a proibição traria mais efeitos negativos do que positivos, pois, ao exigir que a motocicleta seja conduzida atrás de um automóvel, reduz-se a capacidade de visão do motociclista, frente aos obstáculos da via (buracos, dejetos, manchas de óleo etc), impedindo a tomada de decisões frente às condições adversas e repentinas. Penso que o ideal seria reconhecer este uso da motocicleta e, justamente, facilitar o seu deslocamento, aumentando os espaços entre as faixas de rolamento, ao menos entre as que se encontram mais à esquerda da via; além disso, fiscalizar com rigor as infrações que acarretam a queda de motociclistas”, conclui.

Dicas de segurança

O Portal do Trânsito separou algumas dicas para os motociclistas trafegarem com mais segurança nos corredores. A primeira delas é que o motociclista sempre deve ter em mente que circular no corredor envolve riscos e, portanto, toda atenção nunca é demais. Geralmente, os mais temerosos – e cuidadosos – têm menos chances de se envolver em acidentes.

Como foi mencionado anteriormente, não é proibido pela legislação trafegar nos corredores, mas é perigoso. O mais seguro é trafegar quando os veículos estiverem parados. Quando o trânsito estiver fluindo, o motociclista deve respeitar os limites de velocidade da via e ocupar o espaço de um carro. Outra dica é sempre sinalizar com antecedência as manobras que pretende realizar.

Mesmo durante o dia, é obrigatório trafegar com o farol aceso da moto. A desobediência a essa regra é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47. O uso do farol facilita que o motociclista veja e seja visto pelos demais condutores e até por pedestres.

Os pontos cegos são as áreas onde a visão do motorista é bloqueada pelas colunas do carro, como nas laterais ou mesmo na parte traseira. Mesmo com o farol da moto aceso, o motociclista pode estar escondido neles. A dica de especialistas é tentar contato visual com o motorista através do espelho retrovisor do carro, se o motociclista consegue ver o os olhos do motorista, a moto está visível.

A velocidade máxima permitida na via nem sempre é uma velocidade segura. O bom senso manda que a velocidade do veículo seja compatível com todos os elementos do trânsito. Mesmo com o trânsito parado, as motos não devem trafegar pelos corredores em alta velocidade, pois elementos surpresas podem aparecer e causar acidentes. A velocidade inadequada reduz o tempo disponível para uma reação eficiente em caso de perigo.

Isso inclui manter distância de outras motocicletas também, pois é cada vez mais comum as colisões que envolvem apenas esse tipo de veículo. Ao entrar no corredor, é necessário manter distância lateral, frontal e traseira das outras motos.

Motoristas de caminhões e ônibus, devido ao tamanho do veículo, têm maior dificuldade em realizar manobras e muitas vezes ficam com a visibilidade comprometida.  Ao passar ao lado desses veículos o motociclista deve considerar que pode não estar sendo visto pelo motorista. Jamais ultrapasse pela direita junto à calçada, pois um pedestre pode descer ou você pode ser fechado.

Muitos pedestres atravessam no meio da via e olham apenas que os carros estão parados, esquecendo-se das motocicletas. Isso vale para ambulantes também que tentam vender suas mercadorias por entre veículos. Os motociclistas devem ter atenção especial nesses casos, reduzindo a velocidade e respeitando a sinalização.

Dicas para os condutores de automóveis

Os principais cuidados para evitar acidentes com motocicletas são: redobrar a atenção em conversões e mudanças de faixas, pois os motociclistas costumam transitar nos “pontos cegos”, além de conferir constantemente o que se passa atrás e dos lados do veículo através dos retrovisores. Outro fator importante é que mesmo a frenagem da moto sendo igual à de um carro, em condições de chuva ou de sujeira na pista ela pode escorregar.

Os condutores de automóveis também devem ter cuidado ao abrir as portas do veículo quando estiverem estacionados ou parados em congestionamentos e cruzamentos.

22 respostas para “Descubra agora: moto pode ou não andar no corredor?”

  1. Como doutor.em ética e pesquisador em ética do transito, gostaria de elogiar a iniciativa pela postagem. A primeira parte, referente aos argumentos de Julyver é bastante pertinente, embiara haja muito mais a ser dito. A parte seguinte mereceria críticas, pois reforça o estereótipo que leva muitos motociclistas a se exporem ao risco.

    • Kley disse:

      Não. Acho que tem um detalhe aí. Se o motociclista respeitar a distância regulamentar não haverá problemas em obstáculos. De qualquer forma nem um automóvel pode andar colado na traseira do outro. Sim deve se proibir o corredor. E sim fazer faixas exclusivas para motocicletas

  2. Davide disse:

    Eu sou um motorista e motociclista europeu e fico espantado quando vejo como os motociclististas brasileiros dirigem. Sempre só no corredor, com maior velocidade que os carros (e excedendo muito os limites de velocidade), alegando passar em qualquer caso, mesmo quando não tem a mínima condição de segurança. E não passa um dia sem ver pelo menos um acidente envolvendo uma motocicleta. Quando eu ando de moto em Europa, sempre fico na faixa. No corredor só quando o tráfego está parado e neste caso com velocidade mínima. Quando eu ando de carro em Europa não preciso cuidar de balas perdidas (literal e figurativamente). E nunca vi tantos motociclistas no chão. Então, acho que a defesa desta prática ( ou falta de regulação, como sugere o texto) não seja suportada pelo fatos.

    • Rômulo Costa disse:

      O motivo de mais de 95% das motocicletas brasileiras são as entregas de lanches. Você sabia que uma entrega de 8 quilômetros aqui no Brasil custa US$ 1,50 em conversão direta? Motociclistas que não correm para fazer entregas não conseguem lucrar ao menos um 15 dólares trabalhando 12 horas ao dia. O atraso também gera reclamações dos mesmos motoristas que passam o dia reclamando dos motociclistas nas ruas e quando chega no horário dele comer a pizza com a família reclama da demora do motoboy que não se aventura no corredor.
      A realidade brasileira é bem diferente…

  3. Edir A. Silveira disse:

    Sou motociclista a 44 anos e sou da opinião que as regras de transito deve ser cumprida de maneira que pilotar em corredores feito por veiculos de 4 ou mais rodas gera uma enorme possibilidade de acidentes tanto para o piloto da moto como outros inclusive a pedestres portanto deveria ser proibido este tipo de atitudo se cado o indivíduo for flagrado cometendo esta atitude deveria ser responsabilizado por qualquer acidente e por tal atitude.

  4. Joao Pedro Godoy filho CPF disse:

    As vias públicas brasileiras vem sofrendo um estreitamento constante .. em contra partida os fabricantes estão alargando e ampliando seus veículos… chega a beirar o ridículo alguns acessos feitos sem nenhum critério técnico para uso de bi trem … aí veem falar de motoqueiro isso … motociclista aquilo … quando na verdade nossas rodovias estão a deriva …. vem dar uma voltinha na rodovia federal BR 470 que maravilha de duplicação frita nas coxas sem critério algum …

    • Aldo Ferreira de Moraes Araújo disse:

      As motos são problemas apenas nas cidades e não nas BR, e isto devido a maneira como são conduzidas na maioria dos casos. Leia e reflita sobre o texto da reportagem e faça uma autocrítica honesta.

  5. José Eustáquio Sadi disse:

    Sou motorista e motociclista, e atribuo a principal causa de acidentes, o trânsito de motocicletas nos tais corredores. Considero a distância lateral existente entre as faixas, como uma margem de segurança entre os veículos, tal como previsto na distância frontal, em relação ao veículo á frente. Imaginem a situação de um veículo, que repentinamente seja obrigado a desviar de um buraco, quais alternativas terá: – freiar bruscamente, podendo ocasionar colisões ; – cair neste buraco, danificando seu veículo; – ou desviar utilizando com segurança a distância lateral entre as faixas de rolagem? Temos que avaliar situações deste tipo, recorrentes no dia a dia, que é ainda agravada, pelas altas velocidades nos referidos corredores, praticadas por grande parte de motociclistas..

  6. Maicon disse:

    Olá meu nome é Maicon, fui motociclista durante muito tempo em uma cidade do interior onde o transito é bem mais leve do que Brasília onde moro atualmente, devido a necessidade de ter um carro por causa da família e trabalho, hoje conduzo somente carros, mas quando cheguei a Brasília fiquei espantado com essa questão de corredores feito pelos motociclistas. No exato momento que escrevo esta mensagem a uma 3 horas atrás me envolvi em um acidente como este com uma motoqueira. Graças a Deus não houve nada grave, mas poderia ter acontecido algo muito pior, eu estava trafegando em uma via movimentada aqui de Brasília chamada estrutural onde o trafego de motos é intenso, quando olhei no retrovisor avistei uma motocicleta atrás do carro, só que afastada o suficiente para uma mudança de faixa, quando olhei para frente novamente e dei a seta para mudar de faixa, a motocicleta já estava colada no meu carro e quando fiz a passagem a roda da frente da moto raspou na traseira do meu carro, desequilibrando a motoqueira que conseguiu segurar a motocicleta e não caiu na via, que possivelmente se isso tivesse acontecido ela seria atropelada por outros carros, fiquei muito assustado com o ocorrido e agradeci muito a Deus pela vida dela por que já andei muito de moto também, mais o fato é que, quando percebi ela já estava colada no carro, foi muito rápido o deslocamento dela devido também a potencia de sua motocicleta, o fato é que poderia ter acontecido uma tragédia, nestes casos, se fosse algo judicial que estaria certo nesta situação, o motociclista que estava com uma velocidade alta no corredor ou o condutor de veículo que por um relance talvez de desatenção ou por que achou que a moto estava longe deu seta e passou para outra faixa .

    • Aldo Ferreira de Moraes Araújo disse:

      Isto é quase como uma regra na maneira como conduzem uma motocicleta. São os “donos” das ruas, condutores de automóveis estão lá como “metidos”, é como agem a maioria dos motociclistas.

    • Leandro disse:

      O seu relato demonstra duas coisas erradas, a velocidade da motociclista e seu erro em avaliar a velocidade do mesmo. O mesmo acidente teria acontecido com qualquer outro veículo que fosse, não só com uma moto.

  7. Paulo Ferreira disse:

    Sou motociclista há 40 anos e, exceto com o trânsito totalmente parado, não se justifica o uso dos corredores. A grande maioria dos “motoqueiros” não tem disciplina e equilíbrio emocional para se valer dessa prerrogativa. Não passam de um bando de trombadinhas apertando suas desagradáveis buzinas. Isso tem que acabar!
    O argumento da dificuldade de visão não procede, se for mantida a devida distância.

  8. Jorge Luiz Pereira disse:

    Nos países desenvolvidos os motociclistas não usam tal prática e tudo funciona, a questão é a falta de educação do motoqueiro, motociclistas não fazem isto, a falta de amor a vida. acho que com o trânsito parado o motoqueiro poderia usar o corredor, o trânsito fluiu ele deve proceder igual aos demais veículos e passível de multa.

    • Rômulo Costa disse:

      Amigo, em países desenvolvidos o frete pra um motociclista que percorre a distância de 8km é em torno de 20,00, mesmo se ele demorar no trânsito. Já no Brasil é cerca de 6,00 e ainda há uma série de reclamações caso ele chegue com atrasado com a pizza do burguesinho. Então não vamos comparar países desenvolvidos com o Brasil, ok?

  9. Israel Basílio Lima disse:

    Nesses dias estava andando na faixa da esquerda, pois a da direita é faixa do ônibus no horário que estava. Mas precisava subir na rua a direita, um pouco antes tem um radar… (então não poderia entrar com antecedência, se não tomaria multa, por trafegar na faixa exclusiva do ônibus), sendo assim dando seta, quando olhei no retrovisor tinha uma fila de moto passando… Me desalinhei um pouco dos demais veículos, para eles me verem, q estava querendo entrar… (Isso tudo eu estava em uma velocidade bem baixa, devia estar uns 10 ou 15km/h) Quando uma das motos passou me chingando, e um outro motociclista acabou batendo na outra moto, q estava já lá na frente…
    Eu parei prestei o socorro… Até acompanhei ele no hospital… Até Levamos a moto dele na oficina… Agora ele quer q eu pague tudo… Só q não bateu no meu carro!! Eu ainda propus eu pagar a metade ele outra… Já q foi ele q bateu na outra moto. Se ele tivesse prestando atenção, e mantido uma certa distância da moto a frente, acho q nada disso deveria ter acontecido… E agora?? Como podemos resolver esse problema?? Alguém consegue me ajudar??

  10. DIÓ Donnarummo Vieira disse:

    É uma safadeza sem limites ( mafia das multas ) eu já tomei incontáveis multas de corredor , alegação para essa patifaria é não respeitar distancia segura entre os veículos, quando na verdade a falta de respeito esta na industria das multas, muitas vezes exposta em noticiários, onde um funcionário deve bater metas de multas, me envergonha saber que pessoas que passam em concursos públicos se prestam a essa covardia, essa falta de caráter, essa roubalheira,…

  11. Carlos B disse:

    Eu sou um motociclista e motorista profissional, sempre que estou pilotando minha moto sinto medo de estar atraz de carros porque agora com o uso de celulares no volante que é também proibido já fui acidentado, e nos corredores não estamos causando perigo porque ao passar pelos veículos diminui a tenção do condutor do mesmo, uma moto atraz dos veículos causa apreensão e tira a atenção do motoristas quando a moto não está no seu campo de visão, eu vejo mais acidentes com motos colidindo na traseira dos veículos do que nos corredores, e a lei que obriga o maior veículo cuidar do veículo menor não é respeitada no trânsito brasileiro, as vias do Brasil jamais poderá ser comparada com uma via europeia, e também com a profissão de motoboys no Brasil deve-se rever o CTB e agilizar o tráfego de motos entre os veículo também aumentando a capacidade dos instrutores de auto escola para que consentimento melhor os novos motoristas

    • Aldo Ferreira de Moraes Araújo disse:

      Pela sua visão de trânsito a solução é proibir o trânsito de veículos de 4 rodas nas cidades, exceto em deslocamento para fora das mesmas, partindo para uma viagem intermunicipal.

  12. Elisbeth disse:

    Não há qualquer justificativa para uso dos corredores, exceto com o trânsito parado. Uso dos corredores com trânsito em movimento além de aumentar as chances de acidentes, impedem muitas vezes o motorista mudar de faixa e até de fazer retornos. Por vezes, são inúmeras as motos no corredor, impedindo qualquer possibilidade de o motorista fazer mudança de faixa. Fora que fazem uso desnecessário e absurdo de buzina, criando um mal estar num trânsito já tão estressante e caótico. A lei precisa ser revista com urgência!

  13. jefferson disse:

    muito mi mi mi de ze mane que nem anda de moto e fica em defesa dessa lei abusiva e industria da multa em SP, passo em frente a um posto rodoviario aqui em barueri, fica no caminho do meu trabalho e ja tomei duas multas uma da moto anterior e outra nessa atual…pesquisas real dizem que a chance de um motoqueiro sobreviver a um acidente de engavetamento de carro seria zero, o motoqueiro seria esmagado, acho abusivo essa multa, motos tem que andar no corredor pq mos de policia pode socorristas etc, as vezes viaturas que nao querem simplesmente pegar transito aciona a sirene a abre caminho no corredor…vejo comentarios acima todos hipocritas defendendo essa lei abusiva…duvido algum desses tomou alguma multa e nao reclamou ou recorreu…piloto moto e tbm carro…mas no momento so moto…e respeito todos mas vejo muitos motoristas que nao abrem espaço e nisso se ferramos….abusivo e esse povo hipocrita…industria da multa e detran corrupto, repartiçoes publicas aparelhadas….fora mafia

  14. jefferson disse:

    se acham facil andar em moto e se arriscar comprem uma moto e saiam por ai vao pra SP enfrente tudo aquilo e voltem aqui e me diga depois, vejo é que o povo de carro tem inveja de ficar no transito e as motos passarem, horas comprem motos e usem tbm isso….tem coragem ? agora na chuva ai vcs dao risadas ne….apesar que nem ligo visto capa e vou embora de boa..mas eai tem coragem ? ta feito o desafio…acha que é facil temos que ter muitos mais reflexos instintos atençao 5 x maior que uma pessoa de carro, por que 10 x so perdemos para as viaturas da rocam de moto que tem ke fazer tudo ate falar no radio em correria a bandidos…enquanto motoristas entram sem dar seta se acham donos da rua…ja passei por varias se nao tivesse ligado e adivinhado oq o motorista ia fazer tinha caido….mas o eskema é filmar com uma gopro e mostrar pra esse povo hipocrita como é e os riscos dez vezes maior que um carro, onde o motoristas esta numa armadura e o motoqueiro o para-choque é o seu peito….eai topam o desafio ?

    • Fabio disse:

      Dúvido alguém encarar ..
      Vem gente comparar Brasil com Europa , países desenvolvidos e blá blá …
      Mas estamos no Brasil , combustível caro ,transporte público uma m* , pistas horríveis além de não comportar a quantidade de usuários , barreira eletrônica uma em cima da outra , pedestres atravessando em qualquer lugar .uso de celular por condutores de carros ,
      Mudanças repentinas de faixa muitas vezes sem nenhuma necessidade e sim apenas achando que uma faixa está indo mais rápido que a outra …….
      Quero ver esses que reclamam de motocicletas terem coragem de encarar .
      Além de que mais pessoas utilizassem motocicletas iríamos melhorar e muito o trânsito e também a poluição …

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