Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Carona na moto sem capacete: é permitido ou não?


Por Mariana Czerwonka Publicado 29/01/2018 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Capacete na motoPara os motociclistas que forem flagrados conduzindo sem capacete ou transportando passageiros sem o equipamento, a penalidade é a mesma. Foto: Arquivo Tecnodata.

Não é tão difícil encontrar na via motociclistas transportando passageiros que não utilizam o capacete. Principalmente nas cidades em que faz muito calor, até mesmo os condutores de motocicleta se arriscam e, muitas vezes, não utilizam o equipamento.

A pergunta que muitos cidadãos fazem é se é infração de trânsito o “carona” da moto não utilizar o capacete?

“Sim, de acordo com o Art.244 do Código de Trânsito Brasileiro é infração gravíssima conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando passageiro sem o capacete de segurança”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

Importância do capacete

Segundo estudos realizados nos Estados Unidos, o capacete reduz em até 70% o risco de morrer em um acidente de moto. “A maioria dos acidentes ocorre, em geral, poucos minutos após a partida e muitos condutores negligenciam o uso do capacete para pequenos percursos ou em áreas muito conhecidas”, alerta Mariano.

Ainda segundo o especialista, não basta usar o capacete. “Diferentes tipos de capacete oferecem diferentes graus de proteção. O tipo mais fechado protege a cabeça inteira e a parte inferior da face além de proteger os olhos. Já os modelos mais abertos protegem apenas o crânio e deixam a face exposta”.

Penalidades

Para os motociclistas que forem flagrados conduzindo sem capacete ou transportando passageiros sem o equipamento, a penalidade é a mesma.

A multa é de R$ 293,47, passível de recolhimento da CNH e suspensão direta do direito de dirigir.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *