Publicado em 13 de março, 2017 as 08h41.

As motos são obrigadas a circularem com os faróis acesos o dia inteiro. Você sabe o motivo?

Por Mariana Czerwonka.

Farol ligado nas motocicleta
Apesar de obrigatório, muitos motociclistas não entendem o motivo dessa norma.

De acordo com o Art.244 do Código de Trânsito Brasileiro, condutor de motocicleta, motoneta e ciclomotor que transitar com os faróis do veículo apagado está cometendo uma infração gravíssima com multa de R$ 293,47, passível de recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir.

Apesar de obrigatório, muitos motociclistas não entendem o motivo dessa norma. De acordo com especialistas, como o veículo é menor e mais ágil, a luz acesa permite a visualização da moto de uma distância maior.

“Transitar com o farol ligado deixa o veículo mais visível para pedestres e demais veículos. É uma questão de segurança”, afirma Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito.

Como a maioria das motos liga automaticamente os faróis quando é dada a partida do veículo, é difícil encontrar quem infringe a lei.“De qualquer forma, o motociclista deve estar atento ao funcionamento adequado de todo sistema de iluminação do veículo”, explica o especialista.

Além das motocicletas, os veículos de transporte coletivo também devem transitar com os faróis ligados, mesmo durante o dia. “Para os demais veículos, é obrigatório usar a luz baixa, de dia, nos túneis e rodovias”, conclui Mariano.

 

 

10 respostas para “As motos são obrigadas a circularem com os faróis acesos o dia inteiro. Você sabe o motivo?”

  1. LuisPeters disse:

    Atualmente há um problema ou conflito com o artigo 250 do CTB, que passou a exigir para todos os veículos o farol baixo aceso durante o dia em rodovias.
    Muitas cidades apresentam uma rede entrelaçada de rodovias e vias municipais, de modo que a tendência será os motoristas usarem o farol aceso durante o dia de modo permanente, em todas as vias, de modo a não serem surpreendidos com multas pelo esquecimento de adentrar alguma rodovia em meio urbano.
    Com isso, instaura-se um prejuízo para os motociclistas, pois o farol das motos acaba se perdendo no emaranhado de farois de carros.
    O que era uma atitude defensiva em trechos rurais de rodovias de pista simples com limite de velocidade igual ou superior a 60 km/h (quando podem diminuir os riscos de ultrapassagem, principalmente), transforma-se em imposição ainda mais forte da presença do automóvel em meio urbano, sobre os demais automobilistas, sobre os motociclistas, ciclistas, pedestres, cadeirantes e demais usuários das vias.
    O artigo 250 merece ser modificado e restrito, para tornar o trânsito melhor para todos.

  2. Camponez Frota disse:

    A complexidade da legislação de transito brasileira, com as suas idas e vindas, faz com que os motoristas estejam sempre desinformados sobre as frequentes alterações nas obrigações ao volante. Muitas obrigações já foram fiscalizadas com punições que hoje já não mas tem exigência legal (extintor de incêndio e kit emergência). Agora para não ser pego de surpresa motoristas temerosos procuram andar sempre com os faróis de seus carros, acessos em todas as vias de trânsito, o que põe em dúvida a necessidade dos motociclistas também assim procederem para a sua segurança, já que hoje não se distingue mais o veículo, à distância, pelo farol aceso. Parece-nos que os legisladores perderam-se ao trabalhar para “proteger” as pessoas no trânsito em nosso País.

  3. Sergio Gestor de Transito disse:

    Esta é uma infração onde a abordagem seria necessária, o farol pode eatar apagado porque o condutor não o acendeu, isso nos motociclos fabricados até 2003/2004. Vale salientar que após as montadoras adotarem o acendimento junto com a chave do contato, se o fatol nao acender, neste caso, é defeito bo sistema de iluminação previsível no CTB com a retençaão do veículo para sanar a irregularidade.

    • Luiz Melo disse:

      OLÁ SR SÉRGIO MEU NOME É LUIZ MELO E TENHO UMA DÚVIDA … EU ACABEI RECEBENDO UMA MULTA POR DIRIGIR COM FARÓIS APAGADOS , FOI EM SETEMBRO 2017 ESTOU PREOCUPADO POIS AGORA CHEGOU NOTIFICAÇÃO PARA PROCESSO DE SUSPENSÃO , A MINHA CNH ESTA ZERADA NÃO TEM PONTOS SÓ ESSA UNICA MULTA , EU SOU PROFISSIONAL DEPENDO DE MINHA CNH PARA TRABALHAR E SUSTENTAR MINHA FAMÍLIA , OQUE POSSO FAZER ???? CONVERSANDO COM UM AGENTE DE TRANSITO ELE ME DISSE QUE HOUVE UMA MUDANÇA NESSA LEI QUE AGORA NÃO DA MAIS SUSPENSÃO , PESQUISEI NA INTERNET NÃO ACHEI NADA SOBRE O ASSUNTO …. EU AGRADEÇO ALGUÉM QUE POSSA ME AJUDAR NESSA SITUAÇÃO ,,,, SÓ QUERO DIREITO DE TRABALHAR E SUSTENTAR MINHA FAMÍLIA HONESTAMENTE , OBRIGADO

      • Mariana Czerwonka disse:

        Luiz

        Como vai? Se você dirigiu uma moto com os faróis apagados, realmente a penalidade é a suspensão direta do direito de dirigir. Não houve mudança nesse artigo do CTB.

        Equipe Portal

      • Sergio Fonseca disse:

        Boa noite Luiz, se for motocicleta, verifique a partir de que ano passou a ser fabricada om dispositivo que mantém a luz do farol aceso, muitas vezes a lâmpada queima, logo não conduzia o veículo com o farol apagado (artigo 244, IV) e sim com a lâmpada queimada (artigo 230, XXII), logo tem previsibilidade legal no CTB quando se trata de lâmpada queimada, em ambos os casos não tem abordagem, porém se o agente tivesse abordado dirimiria a dúvida de qual artigo aplicar, neste caso “IN DUBIO PRO REO”… sempre que se caracterizar uma situação de prova dúbia, pois a dúvida em relação à existência ou não de determinado fato deve ser resolvida em favor do imputado. Boa sorte.

  4. Lucivaldo disse:

    Convido a apoiar a proposta de ideia legislativa pelo e-cidadania referente alteração da penalidade e classificação da infração do Art.244 IV do CTB.

  5. Lucivaldo disse:

    Link com ideia legislativa para Alterar a infração/penalidade do Art.244 inciso IV do CTB.

  6. Lucivaldo disse:

    Link com ideia legislativa para Alterar a infração/penalidade do Art.244 inciso IV do CTB. https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=119218

  7. Elana disse:

    Boa noite,tenho uma biz que ao ligar,o farol liga automaticamente, porém pro meu azar,passei pela PRF,e eles me multaram pelo Farol está apagado,mas quando acelerava o Farol ligava e logo apagava,o agente me multou disse que era a bateria que estava fraca,questionei,mas não adiantou,tenho como entrar com recurso nessa multa?

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