Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Aberta temporada de cursos de pilotagem defensiva em PE


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/07/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Pilotagem defensivaO DETRAN-PE está iniciando a temporada 2014.2 (segundo semestre) de seus cursos de pilotagem defensiva, voltados especificamente para a melhoria do desempenho dos condutores de motocicleta. A primeira turma do Recife terá aulas teóricas e práticas nos dias 30 e 31 de julho. Já nos dias 01 e 02 de agosto, os moradores do Agreste setentrional poderão realizar o curso na cidade de Garanhuns, a primeira contemplada pela interiorização dos cursos de pilotagem defensiva.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Escola Pública de Trânsito do DETRAN-PE (www.escoladetransito.pe.gov.br). Para cada turma, estão disponíveis 35 vagas. Quem for se inscrever deve ser habilitado(a) na categoria ‘A’ e não possuir restrições no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como, por exemplo, estar com o documento vencido há mais de trinta dias, ou com a CNH cassada ou suspensa.

Entre julho a dezembro, haverá duas turmas por mês, sempre uma na Região Metropolitana e outra em Garanhuns.  De 2010, ano em que começaram a ser ofertados os cursos, até agora, cerca de 800 alunos já foram contemplados.

O curso combina formação teórica e em legislação de trânsito a aulas práticas em unidades dotadas de infraestrutura para pilotagem. O objetivo principal é ajudar os motociclistas a minimizarem o risco de acidentes, praticando a direção defensiva.

É importante lembrar que o curso de pilotagem defensiva não é um curso profissionalizante como aquele exigido como pré-requisito para o exercício da profissão de motofretista (transporte de carga em motos).

O curso tem carga horária de 16h (dois dias, manhã e tarde) assim distribuídas:

2.1.        RMR – oito horas de aulas teóricas, na quinta-feira, no prédio da Escola Pública de Trânsito localizada na sede do DETRAN no bairro da Iputinga, zona Oeste de Recife. Oito horas de aulas práticas em um dos centros de formação da Honda.

2.2.        Interior – Inicialmente, os cursos no Interior ocorrem somente na cidade de Garanhuns. O DETRAN-PE estuda com a Honda a possibilidade de ampliar a oferta para outras localidades do Interior. Em Garanhuns, as aulas ocorrem no Centro de Formação de Condutores Driver e no campus da Universidade Federal de Pernambuco (Núcleo Garanhuns).

Os cursos de pilotagem defensiva são fruto de uma parceria com a Associação de Concessionárias Honda e têm por objetivo promover uma articulação entre os setores público e privado para, por meio da educação de trânsito, reduzir os índices de acidentes de moto.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *